quinta-feira, 25 de junho de 2026

Caldense anuncia saída do técnico Wellington Simião após derrota para o Mamoré

 Poços de Caldas, MG – A Associação Atlética Caldense anunciou nesta quarta-feira (24) o desligamento do técnico Wellington Simião do comando da equipe principal. A decisão foi oficializada por meio de nota divulgada pela diretoria do clube, um dia após a derrota por 1 a 0 para o Mamoré, em Patos de Minas, pela abertura do retur no do Campeonato Mineiro Módulo II.

Além de Simião, também deixam a Veterana o auxiliar técnico Tharsus Gabriel, o preparador físico João Paulo e o gerente de futebol Eduardo Carioca, encerrando o ciclo da atual comissão técnica.

Na nota oficial, a Caldense agradeceu aos profissionais pelos serviços prestados durante o período em que estiveram no clube. “O clube agradece aos profissionais pelo empenho, dedicação, ética e profissionalismo demonstrados durante o período em que estiveram na Veterana e deseja sucesso em seus próximos desafios”, destacou a diretoria.

A diretoria executiva informou ainda que já iniciou o processo de definição do novo treinador e dos demais integrantes da comissão técnica para dar sequência à disputa do Campeonato Mineiro Módulo II. Os nomes dos substitutos serão anunciados após a conclusão das negociações.

A mudança ocorre em um momento decisivo da competição, em que a Caldense busca recuperação para seguir na briga por uma vaga na próxima fase do torneio estadual. O próximo compromisso da Veterana deverá marcar a estreia do novo comando técnico, caso a contratação seja concluída nos próximos dias.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Festival de judô reúne alunos e famílias no encerramento do semestre do projeto Judô para a Vida

Poços de Caldas, MG – A Casa do Menor Dr. Edmundo Dias foi palco de um festival de judô e uma confraternização que marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre do projeto Judô para a Vida. O evento reuniu alunos dos períodos da manhã, tarde e noite, familiares, professores e convidados especiais em uma celebração que destacou a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes.

De acordo com o coordenador do projeto, José Raimundo Júnior, a iniciativa não representa o fim das atividades esportivas, mas sim uma pausa para celebrar os resultados alcançados ao longo do semestre.

“Estamos encerrando o semestre, mas não os treinos. Optamos por realizar um festival junto com uma confraternização envolvendo os alunos e suas famílias. Está sendo muito bacana ver o acolhimento da comunidade e a participação de todos”, destacou.

Um dos destaques do evento foi a presença de dois atletas de alto rendimento do SESI São Paulo, que compartilharam experiências com os alunos, relatando desafios enfrentados na carreira e a rotina exigida pelo esporte de alto nível.

Júnior explicou que o projeto Judô para a Vida caminha para seu quarto ano de atividades e conta com o apoio da empresa Valgroup. Atualmente, a iniciativa atende um número crescente de participantes, incluindo pessoas com deficiência (PCDs) e alunos neurodivergentes.

“O projeto tem evoluído bastante. Hoje temos a felicidade de incluir alunos PCDs e neurodivergentes, promovendo integração e desenvolvimento por meio do judô. A procura aumentou muito e estamos conseguindo atender a demanda com a divisão das turmas, mas o espaço já está ficando pequeno”, afirmou.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira na Casa do Menor, nos períodos da manhã, tarde e noite, e permanecem abertas para novos participantes.


Esporte como ferramenta de transformação

A coordenadora da Casa do Menor, Maria de Fátima Rodrigues Alves, ressaltou a importância do esporte como instrumento de educação, disciplina e inclusão social. “Esporte é vida, saúde, educação e disciplina. Quando o Júnior nos procurou com a proposta do projeto, abrimos as portas porque acreditamos muito no potencial transformador dessas atividades. As crianças gostam muito do judô e os professores realizam um trabalho maravilhoso”, destacou.

Além do judô, a instituição oferece outras atividades voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, como futsal, música e informática.

“A gente procura oferecer várias opções porque sabemos da importância de manter essas crianças ocupadas com atividades positivas. Aqui elas são acolhidas com muito carinho”, afirmou.


Mais de 20 anos de atendimento

Maria de Fátima explicou que a Casa do Menor passou por uma transformação ao longo dos anos. Até 2010, a entidade mantinha um sistema de acolhimento institucional, mas posteriormente direcionou seus esforços para projetos socioeducativos desenvolvidos no contraturno escolar. “Hoje trabalhamos exclusivamente com esse modelo de atendimento. Já são mais de 20 anos oferecendo atividades que contribuem para o crescimento pessoal e social de crianças e adolescentes”, explicou.

A manutenção da instituição ocorre por meio de parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, responsável por grande parte dos recursos destinados aos profissionais que atuam no local. O restante é obtido através de eventos beneficentes, doações e campanhas promovidas pela própria entidade. “Realizamos jantares, almoços, rifas, bingos e diversas ações para complementar os recursos necessários para manter a instituição funcionando. É um trabalho contínuo, mas muito gratificante”, concluiu.

Atletas do SESI inspiram jovens judocas durante festival do projeto Judô para a Vida

Poços de Caldas, MG – O festival de encerramento do primeiro semestre do projeto Judô para a Vida, realizado na Casa do Menor Dr. Edmundo Dias, contou com a presença especial dos atletas de alto rendimento Vinícius Geraldo Raimundo e Gustavo Gomes de Oliveira, integrantes da equipe do SESI São Paulo. Durante o evento, os judocas compartilharam suas trajetórias no esporte e levaram uma mensagem de incentivo às crianças e adolescentes participantes do projeto.

Natural de Poços de Caldas, Vinícius Geraldo Raimundo, de 20 anos, destacou a emoção de retornar ao local onde iniciou sua trajetória esportiva e reencontrar crianças que hoje vivem uma realidade semelhante à que ele experimentou há cerca de dez anos. “É muito gratificante ver essas crianças tendo a oportunidade que eu tive. Eu me vi ali no lugar delas. Também comecei em um projeto social e sei o quanto isso é importante para a formação de uma criança. Viemos contar nossa história para mostrar que elas também podem alcançar seus sonhos”, afirmou.

Segundo o atleta, além do desenvolvimento esportivo, o judô desempenha um papel fundamental na formação pessoal dos jovens. “As crianças vêm aqui para se divertir, aprender e ficar longe das ruas e de situações de risco. Isso ajuda muito no crescimento delas dentro e fora do tatame. Ver o brilho no olhar de cada uma delas é algo muito especial”, ressaltou.


Experiência no alto rendimento

Atualmente defendendo o SESI São Paulo, um dos principais clubes do país, Vinícius participa de uma rotina intensa de treinamentos e competições. Recentemente, ele disputou o Troféu Brasil de Judô, considerado o principal campeonato de clubes do país e uma das portas de acesso à seleção brasileira principal. “O SESI é um dos maiores clubes do Brasil. Nós treinamos três vezes por dia e vivemos um ambiente muito profissional. No Troféu Brasil tivemos a oportunidade de enfrentar atletas olímpicos e medalhistas internacionais. É uma experiência incrível para quem sonha chegar ao mais alto nível do esporte”, destacou



Exemplo para as novas gerações

Também presente no evento, o judoca Gustavo Gomes de Oliveira, natural de Diadema (SP) e companheiro de equipe de Vinícius no SESI, ressaltou a importância de compartilhar experiências com as novas gerações. “É muito legal poder voltar a um projeto social e conversar com crianças que estão começando agora. Eu também comecei dessa forma, sendo acolhido por um professor que acreditou em mim mesmo quando eu não tinha condições. Hoje, viver tudo isso e perceber que posso inspirar outras pessoas é algo muito especial”, afirmou.

Gustavo também destacou a relevância do Troféu Brasil na carreira dos atletas. “É a competição mais importante do país em nível nacional e serve como caminho para a seleção brasileira. Mesmo sendo jovens, estamos competindo com atletas olímpicos e de nível internacional. Estamos trabalhando forte para, futuramente, conquistar medalhas e buscar uma vaga na seleção principal”, explicou.

Para os dois atletas, participar do festival foi uma oportunidade de retribuir ao esporte tudo aquilo que receberam ao longo da trajetória. “Quando eu era criança, admirava atletas mais experientes que visitavam os projetos e competições. Hoje estar desse lado, podendo servir de exemplo para essas crianças, é muito emocionante. Isso renova nossa motivação e mostra que estamos no caminho certo”, concluiu Gustavo.

Ruberlei Coutinho vence em Passa Fundo e mantém liderança da Copa ASCA Bike

Poços de Caldas, MG – O ciclista poços-caldense Ruberlei Coutinho conquistou mais um importante resultado na temporada ao sagrar-se campeão da segunda etapa da Copa ASCA Bike de Maratona XCM, disputada no último fim de semana na cidade de Passa Fundo (MG).

Com uma atuação consistente ao longo do percurso, Ruberlei garantiu o lugar mais alto do pódio e manteve a liderança da competição, reforçando seu excelente momento no mountain bike regional.

O atleta comemorou o resultado e agradeceu o apoio recebido durante a preparação e participação na prova. “Graças a Deus consegui fazer uma ótima prova, conquistar a vitória e manter a liderança do campeonato. Sou muito grato a todos que me apoiam e acreditam no meu trabalho”, destacou.

Ruberlei também fez questão de agradecer à sua equipe de suporte e aos parceiros que contribuem para seu desempenho nas competições, entre eles Tamara (TNT Assessoria), a Secretaria Municipal de Esportes de Poços de Caldas e a Ciclosport.

 

CT Athenas levará atletas de Poços de Caldas para a Terrão Cup 2026, no Parque São Jorge

Poços de Caldas, MG - O CT Athenas, escola de futebol de Poços de Caldas reconhecida por proporcionar oportunidades e experiências diferenciadas aos seus atletas, foi convidado para participar da Terrão Cup 2026, um dos mais importantes eventos do futebol de base do país.

Organizada pelos departamentos de iniciação e captação do Sport Club Corinthians Paulista, a competição acontecerá entre os dias 2 e 4 de julho, dentro do tradicional Parque São Jorge, em São Paulo. O torneio reunirá mais de 1.700 atletas, com idades entre 6 e 12 anos, representando equipes parceiras de diversas regiões do Brasil.

O CT Athenas estará em campo no dia 3 de julho, representado pelas categorias Sub-8 e Sub-10, levando jovens talentos de Poços de Caldas para viver uma experiência única em um ambiente de alto nível esportivo.

Para o professor Gustavo, a participação na Terrão Cup é uma oportunidade valiosa para o crescimento dos atletas. “Momentos como esse vão muito além dos resultados dentro de campo. Nossos alunos terão a oportunidade de enfrentar novas equipes, conhecer diferentes realidades do futebol e adquirir experiências que contribuem diretamente para a formação deles como atletas e como pessoas.”

Já o professor Jonatas destaca a importância de proporcionar vivências que muitas vezes ficam marcadas para toda a vida. “Nosso objetivo no CT Athenas sempre foi criar oportunidades para as crianças de Poços de Caldas. Participar de uma competição desse porte, dentro do Parque São Jorge, casa do Corinthians, é algo que inspira nossos atletas e mostra que, com dedicação e trabalho, eles podem sonhar cada vez mais alto. Estamos muito felizes em proporcionar essa experiência para nossos alunos e suas famílias.”

A participação na Terrão Cup reforça o compromisso do CT Athenas em oferecer aos seus atletas oportunidades que vão muito além dos treinamentos diários. A escola busca constantemente inserir seus alunos em competições, avaliações, amistosos e eventos que contribuam para seu desenvolvimento técnico, social e emocional.

Para os atletas, a oportunidade de jogar na casa do Corinthians, enfrentar equipes de diferentes estados e participar de um evento nacional representa um momento especial em suas trajetórias. Além da competição, a experiência proporciona aprendizado, convivência, disciplina, responsabilidade e a realização de sonhos que ficarão marcados para sempre.

O CT Athenas acredita que o futebol é uma poderosa ferramenta de formação humana e segue trabalhando para abrir portas e criar oportunidades para os jovens de Poços de Caldas, permitindo que vivenciem experiências que ampliem seus horizontes e fortaleçam sua paixão pelo esporte.

Mais do que formar jogadores, o CT Athenas trabalha para formar cidadãos, oferecendo experiências inesquecíveis e oportunidades que contribuem para o crescimento dentro e fora dos gramados.

Etapa regional dos Jogos Escolares começa na próxima semana

 Poços de Caldas, MG - A fase regional sul dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg começa na próxima semana e marca a continuidade da principal competição estudantil do estado, reunindo estudantes-atletas classificados nas etapas anteriores. Desta vez, os jogos serão em Passos.

A delegação de Poços de Caldas embarca na segunda-feira (29) para as competições vão durar toda a semana. As modalidades disputadas pelos estudantes poços-caldense são: Vôlei feminino – módulo 2 (Colégio Municipal); Basquete masculino e feminino – módulos 1 e 2 (Colégio Pelicano); Futsal feminino – módulo 2 – (Francisco Escobar); Xadrez masculino e feminino – módulos 1 e 2 (Feminino: David Campista, Vitalina Rossi e João Eugênio) / Masculino: IF Sul de Minas, Mariquinhas Brochado e Pelicano; Basquete 3×3 masculino – módulos 1 e 2 (Cepoc); Vôlei de praia masculino – módulos 1 e 2 (Colégio São José).

A etapa regional sul reúne equipes e atletas de cidades vizinhas que conquistaram classificação nas fases microrregionais, consolidando-se como uma das etapas mais competitivas do calendário esportivo escolar mineiro. Poços compete com times de cidades como Machado, Cruzília, Pouso Alegre, Três Corações, entre outras.

A fase é classificatória para a fase estadual. De acordo com o professor Deusdedit Assis Filho, da Secretaria Municipal de Esportes, integrante da delegação local, Poços de Caldas deve conseguir bons resultados na etapa regional do Jemg.

“As expectativas, são as melhores possíveis, temos grande equipes no basquete tradicionalmente, com o Colégio Pelicano, que em anos anteriores já foi até a fase nacional. No futebol feminino, temos uma boa equipe com as meninas do Francisco Escobar. O vôlei feminino também é forte com a equipe do Colégio Municipal, no basquete 3X3, uma novidade esse ano, com os alunos do Cepoc nos dois módulos. No vôlei de praia, as meninas do pelicano sempre sobem ao pódio. No vôlei de praia masculino, a grande novidade desse ano, os meninos do colégio São José vão representar nos módulos 1 e 2. E há ainda o xadrez, com vários alunos e alunas competindo”, avalia.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Caldense é superada pelo Mamoré fora de casa por 1 a 0

A Caldense enfrentou o Mamoré no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz na abertura do returno do Campeonato Mineiro Módulo II 2026 na noite desta terça-feira (23/06).

A Veterana teve oito desfalques para a partida e o técnico Wellington Simião precisou fazer uma série de alterações no time titular, inclusive alterou o sistema tático, colocando a equipe para atuar no 3-5-2, em vez do 4-3-3.

O primeiro tempo foi equilibrado, com os dois times buscando o ataque e tentando encaixar jogadas. O Mamoré criou algumas chances principalmente em jogadas de bolas paradas. A Caldense tinha dificuldades para finalizar. 

Na segunda etapa o Mamoré começou pressionando e logo aos cinco minutos, Marquinhos Roque cobrou escanteio. Matheus Sacramento subiu de cabeça e abriu o placar.

Na sequência, os donos da casa tiveram duas chances claras, na primeira, após bobeada na defesa, Mateuzinho chutou e a defesa alviverde salvou em cima da linha. Na segunda, em nova saída errada da Caldense, Matheus Sacramento chutou e a bola carimbou a trave.

A Caldense respondeu em cobranças de falta e chutes de longa distância, mas as bolas foram no centro do gol, facilitando para defesas de Zuconelli. Aos 41, Julian foi cruzar para a área e quase marcou, o goleiro se esticou para dar um tapa na bola, ela ainda bateu no travessão e saiu. Fim de jogo, Mamoré 1 x 0 Caldense.

Com o resultado, a Veterana se manteve com cinco pontos e foi ultrapassada pelo Mamoré na tabela, caindo para a quinta colocação. O Verdão volta a campo sábado às 17h30 diante do Guarani em Divinópolis.


RENAN MUNIZ /  CALDENSE