terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Ex-nadadora poços-caldense será atleta militar da Marinha do Brasil

 Poços de Caldas, MG – A atleta poços-caldense Mary Ortega, de 27 anos, acaba de entrar para história com um feito inédito. Após um ano do término da sua carreira de atleta profissional, a jovem acaba de coroar seus 20 anos de natação com a incorporação como atleta militar das Forças Armadas do Brasil. A Marinha abriu apenas uma vaga e Mary concorreu com mais cinco mulheres, alcançando o índice A proposto no edital. 

A ex-nadadora teve que atravessar uma piscina olímpica em apneia (sem respirar) e ela completou 55 m. Além disso, a prova exigiu 2 km correndo na pista de atletismo e ela obteve o tempo de 7 minutos e 32 segundos pace médio de 3.30, 50 flexões de braço, salto em distância e 50 m livre. O edital também exigiu todo seu histórico escolar e também todo o seu ranking de atleta no qual tem inúmeros títulos paulista, carioca, mineiro, brasileiro e competições internacionais.

“Tive um 2020 bem difícil aqui no Rio de Janeiro, assim como o mundo inteiro, mas pude contar com pessoas incríveis que estiveram comigo desde o início, a pandemia me fez treinar durante seis meses indoor em uma bike de potência em um espaço totalmente  isolado. Foi extremamente exaustivo, eu só pensava no meu condicionador físico, pois eu sabia que o edital ia abrir em dezembro de 2020, e foi o que aconteceu”, disse Mary.

Ela ainda conta que aos poucos o governo liberou a praia e pode treinar no mar, mas que foi um período bem difícil com treinos de madrugada na estrada e no aterro. “Eu pedalava em média 80 a 70 km por dia, cheguei a pedalar 4 horas, 146 km na bike Indoor. Enfim, quando criamos uma oportunidade precisamos aproveitar com todas as nossas forças e foi o que fiz. A Federação Rio de Janeiro me viu como um talento, fui até chamada de “a nova Fernanda Keller“, então fui agraciada com uma bicicleta de triathon”, expôs ela.

Mary Ortega passa a ser atleta das modalidades navais, o que tem de mais tradicional dentro das Forças Armadas, além de se tornar militar ela agora se prepara para representar o Brasil no mundial militar na Finlândia. 

A partir do dia 16 de fevereiro ela está apta a ingressar e vai passar um período de isolamento no curso de tiro, hierarquias etc. Em março, a atleta se forma e veste farda junto com mais 20 atletas do Brasil. “Finalizou agradecendo a toda minha família e ao ex-secretário de Esportes Paulista. 

Nenhum comentário: