terça-feira, 11 de maio de 2021

Campeã de jiu-jitsu, atleta de Poços faz campanha para realizar cirurgia

Poços de Caldas, MG - Luta. Este é o resumo da vida da jovem Júlia Quintanilha, que sempre buscou seus objetivos, seja na vida, seja no esporte. Ela tem 19 anos e pratica jiu-jitsu há cinco anos, sendo faixa roxa da equipe Vission BJJ, aluna do professor Paulão Rezende. Natural de Campos do Jordão, a atleta mora em Poços de Caldas desde 2019. “Mudei para Poços de Caldas para ter mais oportunidades e seguir meu sonho”, conta Júlia. “Em minha cidade é muito difícil ter uma vida de atleta, mas levo minha cidade e a equipe DJ Team, minha primeira equipe, no coração. E muita fé que essa realidade da minha cidade vai mudar, não só para o esporte, mas para tudo, para que todos os sonhos sejam possíveis lá, não apenas uma cidade que gira em torno do turismo”, disse a atleta.


O começo

Júlia destaca o difícil começo no esporte. O primeiro contato com o jiu-jitsu veio através de um projeto social em Campos do Jordão. “Foi uma forma de escape das ruas. As amizades não eram as melhores e estava beirando um caminho perigoso”, conta. Ela diz que o esporte acabou sendo sua válvula de escape. “Conflitos em casa, sempre fui muito estressada e brava, então no jiu-jitsu encontrei uma maneira para usar tudo isso que eu tinha de ruim e transformar em uma coisa boa”, destaca. 


Atividades

Antes do jiu-jitsu, a atleta praticou capoeira e muay thay e, fora os esportes, fez sete anos de ballet e já jogou futebol. “Não era muito boa, mas minha vida até agora foi em prol do esporte.


Amor à primeira vista

Em menos de um mês praticando jiu-jitsu, Júlia participou da primeira competição. Ela conta que foi amor à primeira vista e nunca mais deixou a modalidade, mesmo sem apoio da família nos primeiros meses. “No começo não tinha apoio dos meus pais, era uma briga constante entre nós. Conforme o tempo foi se passando eles entenderam meu sonho e hoje em dia me apoiam e me ajudam como podem”, conta. 


Títulos

O jiu-jitsu deu tão certo na vida de Júlia que ela tem conquistas expressivas no esporte. São títulos como Campeonato Europeu 2019, Campeonato Brasileiro 2019, Campeonato Sul-Americano 2019, bicampeonato mundial e campeonato absoluto 2019. Para o mestre Paulão Rezende, a atleta é um exemplo de superação e disciplina no esporte que serve de inspiração para todos. “A Júlia é uma atleta diferenciada, muito dedicada, profissional ao extremo, que não mede esforços para alcançar seus objetivos. Se ela precisa levantar dinheiro para seu cotidiano ela faz brigadeiros e sai para vender nas ruas, com isso conquistou uma boa clientela, nos treinamentos ela se dedica muito, incentiva os companheiros, enfim, uma pessoa espetacular e muito respeitosa”, conta Paulão Rezende. Ele pede ajuda para a atleta na campanha, pois a lesão precisa ser tratada o mais rápido possível. “Ela precisa deste recurso e se Deus quiser vamos conseguir. Quero destacar a ajuda da fisioterapeuta Cristina e estamos numa correria contra o tempo para que tudo dê certo”, finalizou o mestre Paulão.


A batalha

Quando Júlia chegou a Poços de Caldas tinha um bom patrocínio, o que lhe rendia um salário mensal. A situação mudou radicalmente quando este patrocínio foi cortado e a jovem se viu numa cidade desconhecida e sem uma renda fixa. Mas a luta da atleta seguiu, desta vez numa batalha nos semáforos da cidade. Toda vez que o sinal ficava no vermelho e os carros paravam a atleta dava vez à vendedora de brigadeiros. O sucesso foi tanto que até hoje ela se mantém com as vendas dos doces. Ela conta ainda com uma ajuda mensal do pai. 


Lesão

Mas Júlia vem enfrentando um grande problema de lesão. Ela se preparava para uma competição e acabou sofrendo uma ruptura do ligamento do joelho e precisa de uma cirurgia que custa cerca de 12 mil reais. Ela conta que devido à pandemia não existe previsão de quando a cirurgia poderia ser feita pelo SUS, por isso a necessidade de ser realizada de forma particular. “Como trabalho com meu corpo, não dá para esperar, mas não tenho condição de pagar todo esse dinheiro”, conta.


Campanha

Júlia vem fazendo uma intensa campanha para arrecadar o dinheiro. Ela conta com a ajuda de amigos e realiza uma vaquinha online e rifas. A campanha é realizada em Poços e Campos do Jordão. Outra ação é uma feijoada que será vendida no próximo sábado no valor de R$ 10. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone 98835-3607.


Nenhum comentário: