Poços de Caldas, MG - O ciclismo local será protagonista de um grande evento nos próximos meses com a realização da Rota do Vulcão. A prova reunirá ciclistas de todo o Brasil num percurso especialmente traçado nas montanhas da região em uma mistura de ecoturismo e esporte. A Rota do Vulcão está sendo programada pela Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas. Ontem aconteceu a primeira reunião para discutir detalhes do evento. Estiveram presentes o presidente da Associação dos Ciclistas Arisson Siqueira, o vice-prefeito Júlio César Freitas, o secretário de Turismo Ricardo Fonseca, o secretário de Esportes Pelezinho, entre outras autoridades de Poços e região. Arisson comandou a reunião e destacou que o evento deve acontecer em agosto, porém, dependerá da situação de saúde na cidade até a data prevista. Ele conta que a organização já está demarcando o percurso e promete que a rota será reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes. “A Rota do Vulcão é um projeto que estamos pleiteando há mais de três anos e trata-se de uma rota cicloturística”, conta Arisson. “Os participantes irão rodar 350 quilômetros na cratera do vulcão, por isso o nome do evento, e teremos dezenas de atrativos culturais, de culinária, mirantes, represas, enfim, tudo programado para que o ciclista sempre tenha vontade de fazer o percurso”, destacou o organizador. Um dos objetivos, segundo Arisson, é atrair muitos ciclistas para a região e fomentar a cultura, o esporte e tudo que o ciclismo envolve. “A Rota do Vulcão agora é uma realidade, vai acontecer e já estamos no processo operacional para que daqui alguns meses qualquer ciclista do Brasil ou do mundo possa fazer este percurso com muita segurança e informação”, destacou. O mapeamento e a validação do percurso já foram feitos e o processo atual é de colocação de placas, criação de um site oficial e divulgação ampla do evento.
O vice-prefeito Júlio César Freitas destacou a grandiosidade do projeto que vai começar e terminar em Poços de Caldas e será um grande marco para o esporte e o turismo da região, que vive grandes dificuldades devido à pandemia. “Será um evento maravilhoso que vai associar turismo e esportes e que conta com o apoio da Sedet, da Secretaria de Esportes. A prefeitura vai incentivar no que puder”, disse o vice-prefeito. Ele conta que os detalhes da realização da Rota do Vulcão e de outros eventos ainda precisam de discussões com o comitê covid, mas acredita que até agosto a vacinação estará mais adiantada e com boas chances de a situação na cidade estar melhor em relação aos dias atuais. “O contexto de pandemia tem mudado e acredito que em breve estaremos em condições melhores, Além do mais este projeto é muito sério, conta com pessoas sérias na organização e tudo está sendo muito bem planejado para não ter aglomeração ou qualquer fato que possa gerar algum problema”, destacou o vice-prefeito.
A Rota do Vulcão deverá percorrer as trilhas de cidades como Poços de Caldas, Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiura de Minas e Águas da Prata, entre outras. Estradas de terras, montanhas e muita ecologia é o que os ciclistas da cidade irão encontrar durante o evento. “A Secretaria de Esportes é parceira neste evento que será um grande marco para o turismo e esporte de Poços de Caldas. Parabenizo a Associação de Ciclistas pela iniciativa e colocamos nossa equipe à disposição”, disse o secretário de Esportes Pelezinho. O secretário de Turismo Ricardo Fonseca destacou que a Rota do Vulcão vai enriquecer ainda mais o turismo da região. Para ele será um fomento para a Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos Gerais, que vai agregar mais valores para a região. Ele é presidente da IGR, antes denominada Circuito Turístico Caminhos Gerais, que reúne 13 municípios do sul de Minas. “Este evento Rota do Vulcão é grandioso e vai colocar ainda mais evidentes as belezas naturais de nossa região”, falou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário