Poços de Caldas, MG - Coordenado pelo professor Deusdedit Assis Filho, o Dedão, o projeto Badminton Esporte Olímpico voltou com as aulas presenciais no último sábado. As atividades estão sendo realizadas na Associação Atlética Caldense e reúnem meninos e meninas das escolas de Poços de Caldas. O projeto teve início em 2019 e com a pandemia estava apenas com aulas remotas. Segundo o professor Dedão, o projeto, que é inédito na cidade, tem como ideia desenvolver a modalidade olímpica em Poços de Caldas.
Capacitação
Para colocar o projeto em prática, o professor Dedão correu atrás de capacitação, passando uma temporada no Rio de Janeiro e outra em Natal, no Rio Grande do Norte, onde se desenvolveu para trazer o badminton para a cidade. “Além de alunos das escolas públicas, o projeto pode atender alunos das escolas particulares, basta mostrar interesse que estamos à disposição”, falou o professor. As aulas na Caldense acontecem aos sábados, das 9h às 11h. Os interessados podem procurar o professor no horário das aulas no clube, existem vagas abertas. O trabalho é realizado com crianças e adolescentes, sendo que o projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte e a empresa apoiadora é a Ouro Mix Concreto Usinado. “Quero agradecer à Ouro Mix e à Associação Atlética Caldense, que está cedendo o espaço neste momento em que as escolas estão fechadas e o projeto precisava de um local para seguir com suas atividades e por isso as portas do clube foram abertas para nós através do presidente Rovilson”, finalizou o professor.
A vice-diretora da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, Áurea Nogueira, acompanhou a aula que marcou a volta do projeto. Segundo ela, é uma atividade extracurricular importante para os alunos, que gostam muito. Ela parabeniza o trabalho do professor Dedão. “Somos gratos pela parceria neste belo projeto realizado na cidade. Uma atividade que ajuda muito nossos alunos que precisam de uma situação diferente no seu dia a dia, principalmente neste momento de pandemia em que as aulas não acontecem da forma que todos gostariam”, falou Áurea.
Badminton
O badminton é um esporte jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede no meio. Muito parecido com o tênis, é jogado com raquetes e, ao invés da bolinha amarela, o objeto a ser rebatido é uma peteca.
Afirma-se que o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo.
Esporte de origem indiana foi posteriormente levado por oficiais ingleses à Inglaterra, para uma cidade de nome Badminton, local onde a modalidade foi adaptada e tomou a forma que apresenta atualmente.
As dimensões oficiais da quadra são de 6,1 metros de largura por 19,80 metros. A rede que marca a divisão da quadra é posicionada a 1,55 metros do solo. A peteca é bem leve, constituída por dezesseis penas de ganso.
A partida é iniciada sempre a partir do “cara e coroa” ou de disputa com a própria peteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário