quinta-feira, 6 de maio de 2021

Poços-caldense campeão no vôlei alemão vai para a França

 Poços de Caldas, MG - Campeão alemão pelo Berlin Recycling Volleys, o atleta poços-caldense Renan Michelucci Moralez está na cidade para um período de descanso. Após esta fase ele estará de casa nova. Revelado pelo professor Alexandre Valverde, o atleta vai jogar no voleibol francês, onde terá mais visibilidade, já que a liga francesa é mais forte e concorrida que a alemã. Renan tem 28 anos e defendeu times como São Bernardo, Botafogo, Molfetta ITA, Blumenau, Taubaté, América Montes Claros. A carreira vitoriosa tem os títulos da Superliga, bicampeão brasileiro, campeão paulista, bicampeão universitário, campeão dos Jogos Regionais, Copa da Alemanha e Bundesliga (Campeonato Alemão).

Ontem, Renan Michelucci fez uma visita para o amigo e secretário de Esportes Fernando Henrique, o Pelezinho. “A saudade de casa sempre bate e estou aproveitando muito estes dias em Poços de Caldas para rever a família e amigos”, disse. O atleta está fazendo a pré-temporada em Poços de Caldas orientado pelo personal Russo Morgan. Ainda comemorando o título alemão e da Supercopa, ele está otimista em relação ao novo clube. “Quando se troca de clube sempre ficamos ansiosos para conhecer a estrutura, os companheiros de equipe, a cidade, enfim, tudo. Terei que me adaptar a um país diferente, mas acho que será mais fácil, pois venho de um campeonato alemão muito difícil, muito complicado”, disse Renan. Uma das facilidades que o atleta espera é a comunicação. Ele confessa que teve problemas com a língua alemã e acredita que o francês é de melhor compreensão.

Renan conta que o principal motivo da mudança será a disputa de uma liga mais competitiva e mais forte que a alemã. A visibilidade do campeonato também é outro fator que pesou na escolha do poços-caldense.

A pré-temporada

Personal de Renan, Russo Morgan está esperando o período de descanso do atleta para começar os trabalhos da pré-temporada. “Assim que ele descansar vamos começar os treinos. O trabalho está sendo estudado passo a passo e vamos deixar ele bem preparado para quando chegar na França estar afiado para sua nova temporada no novo time”, falou Russo.  

O início

Renan fala com carinho do professor Alexandre Valverde, quando iniciou a carreira em Poços de Caldas. Ele treinou com Valverde até seus 12 anos, quando começou a ter novos horizontes. “O professor Alexandre Valverde é uma pessoa muito importante na minha vida e um dos responsáveis por eu chegar aonde cheguei no voleibol”, diz Renan. O atleta jogou dois anos pelas equipes de Poços, onde disputou Joju, Jojuninho e todos os campeonatos da região. Depois participou de peneiras por clubes de São Paulo, defendeu a Seleção Paulista, entre outros. Na carreira internacional o primeiro país onde foi jogar foi a Itália. Antes de seguir para a Alemanha ele retornou ao Brasil, onde fez alguns campeonatos de destaque.

Seleção

Renan disse que como todo atleta tem vontade vestir a camisa da seleção brasileira, mas vê dificuldades já que o grupo é mais fechado. “A seleção segue um ciclo e é muito difícil mudarem peças. São atletas que estão lá desde muito cedo e com isso só tem chances para novos atletas se algum deles se aposentam”, falou Renan, que aponta o vôlei brasileiro como um dos favoritos nos Jogos Olímpicos. “Sempre chega forte e vai brigar pelo ouro”, finalizou o atleta.

Visita

O Mantiqueira acompanhou a visita de Renan à Secretaria de Esportes. O secretário Pelezinho destacou a importância do esporte local na revelação de atletas, como é o caso de Renan. “Na condição de gestor esportivo receber atletas renomados de alto nível é uma grande satisfação e confirma o que sempre digo, Poços de Caldas é um celeiro de atletas em todas as modalidades”, destacou Pelezinho. O secretário acredita que nomes como Renan, Renato Rezende, Tatiele Carvalho, entre outros, são motivos de incentivo para as novas gerações. Ele conta que quanto mais atrativos esportivos se realize, mais chances de revelar talentos como Renan aparecem. “Tudo isso tem um grande trabalho de professores e personal trainers, como o Russo, que ajudam estes atletas a se destacarem e levar o nome da cidade longe”, disse Pelé. “O caso do Renan é um exemplo. Ele começou aqui, com os profissionais da Secretaria de Esportes e hoje está fazendo nome. Um trabalho que mostra que nossos profissionais são diferentes em todos os sentidos e isso só nos engrandece”, finalizou Pelezinho, ressaltando que tem como objetivo transformar Poços de Caldas na capital da atividade física.

Nenhum comentário: