quarta-feira, 5 de maio de 2021

Projeto Chute Certo atende a zona leste com oportunidades sociais

 Poços de Caldas, MG - Idealizado e realizado pelo coordenador e professor Flávio Andrade, mais conhecido como Flavinho, ex-atleta profissional de futebol, o projeto Chute Certo vem sendo um dos destaques na cidade. Flavinho, que atua em projetos esportivos desde 2018, conta que o Chute Certo é a realização e continuidade de um sonho. “Trata-se de um projeto que vem com intuito de contribuir no desenvolvimento social, ético e esportivo através do futebol, oportunizando crianças e jovens do município de Poços de Caldas”, conta ele.

O Chute Certo tem o propósito de resgatar desde crianças e jovens, de 8 a 16 anos, de forma a proporcionar aulas de iniciação esportiva dentro do futebol, promovendo a socialização, o trabalho em equipe, respeito e cooperação.

Segundo Flavinho, o intuito é propor e desenvolver valores através de ações sociais pelo esporte, na modalidade futebol, atendendo a necessidade de crianças e jovens, alguns em situação de risco, agregando valores aos mesmos.

“Neste contexto, o esporte surge como uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e da saúde do ser humano. Crianças e jovens de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte o incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade, contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo. O esporte pode contribuir para a redução de índices de criminalidade, transformação social e o melhoramento da qualidade de vida”, destaca o professor. “Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para a individualidade como para a coletividade”, continua. Flavinho destaca ainda que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade em geral, é de vital importância, dando-lhes subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade. “Temos no caso o futebol, uma paixão nacional que fascina as crianças, proporcionando assim subsídios para seu desenvolvimento como cidadão”, falou.

O Projeto Chute Certo pretende utilizar o esporte na modalidade futebol como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação do ser humano, no caso, das crianças e jovens, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores morais e éticos importantes instrumentos  a construção do caráter humano, direcionando suas metas em influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações voltados ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva.

Utilizando o esporte como um mecanismo maior para desenvolvimento psico-físico-social da criança em questão, de maneira saudável, orientado com acompanhamento técnico.

O Projeto busca realizar o intercâmbio social e a solidariedade através do futebol, promovendo a aprendizagem em grupos, proporcionando oportunidade à participação em eventos esportivos, torneios e campeonatos, incentivar o futebol como atividade alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção às doenças, combatendo a evasão escolar, desenvolvendo a prática regular de atividades físicas, gerando mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor, estimulando o trabalho em grupo e a convivência comunitária, proporcionando o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo de crianças e adolescentes, contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar, bem como melhoramento do desempenho escolar dos beneficiados pelo projeto.

As aulas são gratuitas atendendo a população da zona leste e acontecerá nos bairros Jardim Itamaraty e Campos Eliseos.

A empresa incentivadora do projeto será a Unimed Poços de Caldas.

O projeto é realizado através Lei de Incentivo ao Esporte, apoiado pela prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Lembrando que o projeto aconteceu presencialmente durante o mês de fevereiro até primeira quinzena de março, neste momento está acontecendo de forma online, aguardando o momento mais seguro para retorno devido à pandemia.


As aulas


- Campos Eliseos:

Quadra esportiva

Rua Vereador Antônio Pires, s/n

Segunda-feira das 8h às 11h

Campo Society

Rua Hélio Brandão Dias, s/n

Quinta-feira das 8h às 11h


- Jardim Itamaraty III

CEU das Artes

Rua Miguel Calixto de Moraes, 1153

Terça-feira das 19h às 21h

Quarta-feira das 8h às 11h

Quinta-feira das 19h às 21h


 


 

Nenhum comentário: