sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Projetos Sociais Transformadores: Jiu-Jitsu Resgatando Sonhos na Escola Francisco Escobar

 Poços de Caldas, MG - Projetos sociais que mudam vidas é destaque por toda a cidade. Neles não faltam professores inspirados que aforam fazer o bem e ajudar jovens a terem opções de vida através do esportes.   Vinícius Roque da Silva Campos, Tenente Silva Campos, é uma destas pessoas e está à frenteo do projeto Resgatando Sonhos. 

Esta semana o Mantiqueira visitou a Escola Francisco Escobar e acompanhou de perto uma das aulas.  

O projeto, como o nome diz,  se destaca ao resgatar sonhos e oferecer oportunidades de integração e atividade física para crianças e adolescentes. 

Tenente Silva Campos,  coordenador do projeto compartilhou sua visão: “Nosso projeto social resgata sonhos e visa integrar nossas crianças, nasceu inicialmente focado nas artes, mas expandiu suas atividades para incluir o jiu-jitsu. Já temos esse projeto sendo realizado na Escola Municipal José Mamud Assan, localizada no bairro Vila Rica.  e também aqui na Escola Estadual Francisco Escobar, abrangendo os bairros próximos, como Zé Carlos, Nova Aparecida, Bairro São João, Bairro Santo André e também o Bairro Santa Rosália.”

O objetivo do projeto é claro: envolver crianças e adolescentes em atividades físicas para ocupar mente e corpo. A iniciativa conta com o apoio fundamental da Lei de Incentivo, impulsionada pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Poços de Caldas. Além disso, o Hotel Morreale é um dos apoiadores que têm desempenhado um papel crucial para tornar esse projeto uma realidade.

Durante a entrevista, o Tenente Silva Campos destacou a importância do apoio recebido: “O apoio da Lei de Incentivo, movida pela Secretaria de Esportes da Prefeitura, e dos nossos apoiadores, como o Hotel Monreale, tem sido fundamental. Sem isso, não seria possível realizar o sonho dessas crianças e adolescentes nas artes marciais suaves.”

Quanto aos horários das aulas, o coordenador esclareceu: “As aulas acontecem às terças e quintas, das 18h às 19h, atendendo tanto os alunos internos da escola quanto a comunidade. Por enquanto, as aulas são destinadas exclusivamente aos alunos da escola.”

Destaque

Aos 16 anos de idade, Poliana Félix da Silva já se destaca como uma promissora praticante de jiu-jitsu na escola. Em uma conversa com o Mantiqueira ela destacou sua experiência no projeto e como essa prática tem se mostrado vital para seu desenvolvimento.

Ela participa ativamente do projeto de jiu-jitsu na escola, e a entrevista revelou a importância dessa atividade em sua vida.

A jovem destacou os benefícios que o jiu-jitsu trouxe para sua vida. “Acredito ser muito importante porque está ajudando muito no desenvolvimento dos adolescentes e também das crianças. Como você pode ver, eu estou me adaptando bastante. Eu entrei faz pouco tempo, e para mim, está sendo algo fenomenal.”

Poliana enfatizou a experiência positiva de participar do projeto, acrescentando: “É uma coisa a mais fora da sala de aula, né? Muito bom. Ah, é bom ter esse convívio, tanto na parte de desenvolvimento com os outros integrantes. É muito gostoso.” 

A escola

Na Escola Estadual Francisco Escobar, o vice-diretor Lucas Emanuel Ramos ressalta a relevância do projeto de jiu-jitsu, uma iniciativa que tem impactado positivamente a vida dos alunos. Lucas compartilhou sua visão sobre a importância de oferecer atividades esportivas e de extensão aos estudantes.

O projeto de jiu-jitsu, uma adição recente à escola, é elogiado por Lucas. “Ficamos muito agradecidos por terem procurado a escola para desenvolver esse projeto aqui. Sabemos da importância de projetos esportivos, projetos de segundo tempo na escola, e o jiu-jitsu é uma luta que agrega muito em disciplina, amizade e garra dos alunos. É algo que não só contribui para os estudos, mas também para a vida”, destaca o vice-diretor.

Além do projeto de jiu-jitsu, a escola oferece outras opções aos alunos, como o projeto de extensão de xadrez, que também é realizado por meio da lei de incentivo e patrocínio. “É sempre importante ter essas opções para os alunos. A Secretaria de Esportes de Poços de Caldas proporcionou essa oportunidade para os alunos, e aqui na escola, é totalmente gratuito. Os alunos podem vir, podem participar, e os professores estão sempre aqui, acompanhando com paciência desde o início, ensinando do básico até o avançado”, destaca Lucas.

A Escola Estadual Francisco Escobar, uma instituição bastante tradicional na cidade, existe no atual prédio desde 1996, resultado da junção de duas escolas, Francisco Escobar e o antigo Estadual. A escola atende cerca de 900 alunos em três turnos, oferecendo ensino médio regular de manhã, fundamental um e dois à tarde, e ensino médio regular, ensino médio EJA e curso técnico em administração à noite.

Lucas finaliza a entrevista destacando a abertura de inscrições para o curso técnico em administração, reforçando o compromisso da escola em oferecer oportunidades educacionais e extracurriculares para a comunidade estudantil.


 

Nenhum comentário: