sexta-feira, 25 de julho de 2025

Ciclistas de Poços e São João da Boa Vista encaram desafio de 400 km no BRM da Região dos Lagos, no RJ

Marcelo Augusto e Fernando Gilioli completam prova de longa distância com superação, resistência e espírito Randonneur


Cabo Frio, RJ – Em mais um capítulo de superação sobre duas rodas, os ciclistas Marcelo Augusto, de Poços de Caldas (MG), e Fernando Gilioli, de São João da Boa Vista (SP), representaram a equipe Pangarés do Pedal no Brevet de 400 km organizado pela Lagos Randonneurs, realizado entre os dias 19 e 20 de julho na desafiadora e bela Região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro.


A largada foi dada às 6h da manhã do sábado (19), em Cabo Frio. Ao lado de outros 12 ciclistas de diversos estados — entre eles Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro —, a dupla percorreu um trajeto que somou resistência física e paisagens deslumbrantes. A primeira etapa de aproximadamente 200 km seguiu pela orla litorânea, passando por Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e Ponta Negra (Maricá), retornando a Cabo Frio. Já a segunda metade levou os atletas por São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Rio Bonito e Silva Jardim, até o retorno final à cidade de origem.


Com tempo total de 25h55min, Marcelo e Fernando cruzaram a linha de chegada no domingo (20), às 7h55, enfrentando condições extremas de vento contra e dificuldades mecânicas. “Foi um Brevet duríssimo. Enfrentamos vento contra por quase 200 km. O desgaste foi enorme”, relatou Marcelo, que ainda lidou com problemas em sua bicicleta durante praticamente toda a prova.


“Não podia parar de pedalar em nenhum momento, a corrente escapava e enroscava nas coroas. Foram mais de 22 horas de pedal direto, sem descanso. Só consegui completar pela fé, paciência e resiliência, com o apoio fundamental do Fernando”, completou o ciclista poços-caldense.


Para Fernando, o desafio de 400 km foi o mais intenso de sua jornada esportiva até aqui: “Testei meus limites físicos e mentais. Ter o Marcelo como parceiro foi essencial. Mesmo enfrentando falhas mecânicas, ele seguiu sem se queixar. É uma verdadeira lenda do ciclismo de longa distância”.


A dupla já mira o próximo grande desafio do calendário Randonneur: o Brevet de 600 km.


O feito contou com o apoio da equipe Pangarés do Pedal, familiares, amigos e patrocinadores como Ciclopoços, Crazy Body Piercing, Palace Hotel e ACPC Somos Ciclistas. Um exemplo de perseverança que inspira outros atletas e amantes do ciclismo de longa distância.

Nenhum comentário: