Poços de Caldas, MG - A cidade de Poços de Caldas é conhecida, entre outros aspectos, por suas belezas naturais e pontos turísticos de tirar o fôlego. Além disso, no mês de julho, o município promove inúmeras atividades tanto para turistas como para os moradores no Festival de Inverno, que é realizado todos os anos.
A partir deste cenário, uma das atrações do Festival no ano de 2025 foi a apresentação teatral “Sou eu maculelê”, realizada no último sábado (26) pelo Centro de Ensino Educação e Pesquisa Capoeira. Utilizando facões e técnicas com fogo, os participantes Brandon Luís Mendes, Iuri Julierme de Melo Ferreira Penna, Raison Ribeiro e Agostinho Giardini Barbeta apresentaram um espetáculo para o público, que se surpreendeu e pôde aprender um pouco mais sobre a cultura afro-brasileira.
Uma vez que a apresentação executada conta sobre a história do grande guerreiro “maculelê”, o qual nasceu com uma doença rara em sua pele e, por tal razão, era excluído das tarefas de sua aldeia, no entanto, em determinado momento, provou seu valor defendendo sua tribo contra inúmeros rivais e se consagrando líder da aldeia.
Além disso, a apresentação, que foi aprovada pela Secretaria de Cultura de Poços de Caldas, também foi coordenada pelo Mestre Vagner de Carvalho, o qual administrou todo o processo e liderou os participantes que, ao total, foram trinta entre crianças, jovens e adultos.
A peça teve duração de aproximadamente vinte minutos e, para dar vida e ritmo, foram utilizados instrumentos tradicionais como o atabaque e o agogô, que estão intimamente ligados com a cultura afro-brasileira.
Ao final da apresentação, o público não mediu elogios, destacando a importância de apresentações como esta, que, além de promover resgate cultural, ainda consegue destacar o Festival de Inverno de Poços de Caldas das demais regiões do Sul de Minas por meio de trabalhos de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário