Segunda edição da competição, promovida pelo NBA Basketball School, reuniu mais de 500 meninos e meninas de 32 equipes do Brasil. Impulsionada pela torcida, anfitriã Caldense é campeã em uma categoria e sobe ao pódio em outras duas.
Grandes confrontos e emoção de sobra nas finais da National Cup 2025, evento promovido pelo NBA Basketball School, que terminou na tarde do último domingo, dia 13, reunindo mais de 500 meninos e meninas de 32 equipes de cinco estados do Brasil (SP, MG, RS, TO e DF) na cidade mineira de Poços de Caldas. Empurrada pela torcida, a anfitriã A. A. Caldense fez bonito, sagrando-se campeã na All-Star sub15, vice-campeã na All-Star sub13 e completando o pódio no feminino, na segunda edição do campeonato. Dante Alighieri-SP (Feminino sub15), AR4 Basquete-DF (Starter sub13), R13 Basquete-SP (All-Star sub13) e AABP-TO (Starter sub15) foram os outros campeões. Antes, no sábado, o Team Brabo venceu as três partidas no All-Star Game 2025. Depois de dez dias de competição, anéis para os campeões.
– Mais do que uma competição, a National Cup é uma experiência que marca essa garotada para sempre. Os aprendizados, as amizades, a adrenalina de competir, valores e momentos que ajudam na formação deles, ajudam a mostrar que o basquete vai muito além do esporte. Todos estão de parabéns, não apenas os campeões, que voltam para casa com o anel, assim como os campeões da NBA, mas parabéns para todos, pela postura, pelo comprometimento e pela dedicação – afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.
– Ver a competitividade da garotada, de todas categorias, foi muito legal. Ver o quanto eles se emocionaram, se entregaram, nas vitórias e nas derrotas, isso foi importante e faz parte do esporte. A interação, a alegria, as brincadeiras, o espírito de querer vencer, tudo isso ficou marcado. O evento proporciona isso, eles precisam experimentar essas sensações, essas emoções, e é por isso que a National Cup é um sucesso – comentou Alex Garcia, ala do Bauru Basquete, Embaixador do NBA Basketball School Brasil.
Sadia e XP são parceiras oficiais da National Cup 2025. O evento tem apoio de Mitchell & Ness e Wilson. A Think Sports é a agência responsável pela organização e supervisão do programa NBA Basketball School no Brasil e no Uruguai.
Durante dez dias, Poços virou a capital nacional do basquete infantojuvenil, lugar onde os atletas puderam conviver com nomes importantes do basquete como Alex, o ‘Brabo’ (ex- NBA e da Seleção Brasileira), Renato Lamas, Bruno Fiorotto e Arthur Belchior, ex-jogadores da Seleção Brasileira, e Carlos Renato dos Santos, o ‘Renatinho’, árbitro de duas finais olímpicas. Oportunidade para aprender e inspirar.
– Treinamos muito, nos dedicamos muito, fizemos o nosso melhor e estamos muito felizes em levar esse título para o Tocantins. Se você acredita que pode, vai lá e faz, e foi isso que fizemos. Sou muito fã do Alex, é uma inspiração para mim, sonho em ser jogador profissional e jogar como ele – disse Lucas Fernandes, do AABP.
– Ano passado, ficamos em último lugar. Voltamos esse ano e fomos campeãs. Nos esforçamos muito para estar aqui e para vencer. Estou muito feliz por tudo que fizemos aqui em Poços, grata pela oportunidade de viver essa experiência de jogar de novo e voltar para casa com essa medalha – comemorou Giovanna Farinelli, do Dante Alighieri.
Na noite do sábado, dia 12, a garotada mostrou talento na disputa do Desafio de Habilidades Sadia, no Torneio de 3 Pontos Wilson e nas disputas dos três jogos de All-Star Game (feminino, sub13 e sub15). Melhor para o Team Brabo, que venceu os três confrontos. Abaixo os destaques e vencedores de cada competição.
Resultados – National Cup All-Star Game 2025
Desafio de Habilidades Sadia
Feminino – Ana Sofia Porto (Colégio Dante Alighieri-SP)
sub13 – Matheus Buso (Colégio Bandeirantes-SP)
sub15 – Pietro Valadares (Fiorotto Sports-SP)
Torneio de 3 Pontos Wilson
Feminino – Sara Barboza (Colégio Dante Alighieri-SP)
sub13 – Miguel Ramos (R13 Esportes-SP)
sub15 – Cesar Filho (Coach Marcos Silva-SP)
All-Star Game 2025
Categoria Feminino – Team Brabo 17 x 14 Team Luz
MVP – Lorena Souza (A.A. Caldense-MG)
Categoria sub13 (masculino) – Team Brabo 30 x 28 Team Luz
Categoria sub15 (masculino) – Team Brabo 35 x 32 Team Luz
MVP – João Francisco Mascarenhas (R13 Esportes-SP)
Resultados – Finais National Cup 2025
Categoria sub15 (feminino)
Final – Colégio Dante Alighieri (SP) 39 x 28 Recanto Basketball (SP)
Disputa de 3º lugar – Colégio Bandeirantes (SP) 27 x 31 A.A. Caldense (MG)
Campeão – Colégio Dante Alighieri (SP)
Vice-campeão – Recanto Basketball (SP)
3º lugar – A.A. Caldense (MG)
4º lugar – Colégio Bandeirantes (SP)
MVP: Ana Sofia Porto (Colégio Dante Alighieri-SP)
Fair Play: Giovanna Vitória (Recanto Basketball-SP)
Destaque do Torneio ‘Mitchell & Ness’: Lorena Souza (A.A. Caldense-MG)
Categoria Starter sub13 (masculino)
Final – AR4 Basquete 44 (DF) x 31 Fiorotto Sports (SP)
Disputa de 3º lugar – Colégio Bandeirantes (SP)46 x 30 NBA Arena (SP)
Campeão – AR4 Basquete (DF)
Vice-campeão – Fiorotto Sports (SP)
3º lugar – Colégio Bandeirantes (SP)
4º lugar – NBA Arena (SP)
Fair Play: Gael Bitencourt (AR4 Basquete-DF)
Destaque do Torneio ‘Mitchell & Ness’: Raphael Andreolli (RB Move / Colégio BIS-SP)
Categoria All-Star sub13 (masculino)
Final – R13 Esportes (SP) 53 x 51 A.A. Caldense (MG)
Disputa de 3º lugar – Rio Pardo I (SP) 37 x 41 Rio Pardo II (SP)
Campeão – R13 Esportes (SP)
Vice-campeão – A.A. Caldense (MG)
3º lugar – Rio Pardo II (SP)
4º lugar – Rio Pardo I (SP)
Fair Play: Davi Weber (R13 Esportes-SP)
Destaque do Torneio ‘Mitchell & Ness’: R13 Esportes-SP
Categoria Starter sub15 (masculino)
Final – AABP 53 (TO) x 49 CAML (SP)
Disputa de 3º lugar – R13 Esportes 21 (SP) x 27 Colégio Bandeirantes (SP)
Campeão – AABP (TO)
Vice-campeão – CAML (SP)
3º lugar – Colégio Bandeirantes (SP)
4º lugar – R13 Esportes (SP)
MVP: Lucas Fernandes (AABP-TO)
Fair Play: Bernardo Krause (Clube Atlético Monte Líbano-SP)
Destaque do Torneio ‘Mitchell & Ness’: Guilherme Dornelles (Colégio Marista Conceição-RS)
Categoria All-Star sub15 (masculino)
Final – A.A. Caldense (MG) 44 x 34 Liceu Jardim (SP)
Disputa de 3º lugar – Coach Marcos Silva (SP) 22 x 44 Fiorotto Sports (SP)
Campeão – A.A. Caldense (MG)
Vice-campeão – Colégio Liceu Jardim (SP)
3º lugar – Fiorotto Sports (SP)
4º lugar – Coach Marcos Silva (SP)
MVP: Pietro Augusto (A.A. Caldense-MG)
Fair Play: Davi Mattos (Colégio Liceu Jardim-SP)
Destaque do Torneio ‘Mitchell & Ness’: Davi Domenech (Colégio Liceu Jardim-SP)
A National Cup apresentou ações dentro de fora de quadra, como a XP Arena (Caldense), loja oficial do NBA Basketball School, Fan Zone e exposição do Troféu Larry O’Brien, espaços pensados para oferecer experiências inesquecíveis a fãs de todas as idades, famílias e comunidade. Além disso, promoveu a campanha de doação de calçados ‘Cada Par Conta’, arrecadando pares de tênis que serão destinados a instituições de apoio e projetos sociais esportivos.
Lançado em 2018, o NBA Basketball School no Brasil conta com mais de 220 núcleos nas cinco regiões do país. Atualmente são cerca de 15 mil alunos (meninos e meninas de 6 a 17 anos) e mais de 1.000 técnicos capacitados pela metodologia NBA. A Think Sports é também responsável pela implantação e gestão do programa no Uruguai. Além da National Cup, o programa promove também eventos como USA Camp / Cleveland Tour, Basketball Camp, G!rls Camp, Kids Experience, Train The Trainer, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário