sábado, 12 de dezembro de 2020

Entrevista com o vice-prefeito Tio Júlio

  Paulo Vitor de Campos

pvc.mantiqueira@gmail.com 

pvcampos@gmail.com 




Poços de Caldas, MG - O esporte de Poços de Caldas ganhou um representante de peso após a última eleição. O candidato reeleito Sérgio Azevedo, um amante do esporte, resolveu trazer para seu lado, como vice, Júlio César Freitas, mais conhecido por tio Júlio, apelido que ganhou de seus alunos e que adotou também para sua nova vida na política. Tio Júlio conversou com o Mantiqueira esta semana e destacou que vai trabalhar ao lado do prefeito em diversos setores, mas que terá um carinho especial pelo esporte. Ele sabe das carências da área, da necessidade de buscar parcerias e de criar novos projetos.


A nova realidade

Tio Júlio conta que tudo mudou desde que aceitou o cargo de vice-prefeito. Segundo ele, coisas simples do dia a dia estão completamente diferentes. “Os sonhos, as paixões, o esporte, a educação, a promoção social continuam me norteando. Está sendo uma nova fase muito gostosa, com muito planejamento, muito diálogo e quando assumirmos vamos buscar as realizações de tudo que está sendo traçado agora.


Entrosamento

O vice-prefeito eleito conta que o entrosamento com o prefeito e demais membros da equipe está perfeito e tem tudo para ser um time vencedor. “O simples fato de ele ter escolhido uma pessoa do esporte, da área de educação física, demonstra o quão inclinado ele está para melhorar o esporte da cidade, incentivar, aumentar números de projetos. Estamos num entrosamento muito bom e tudo tem sido muito proveitoso”, conta tio Júlio. Nesta fase inicial, onde o trabalho ainda está nas conversas, Tio Júlio conta que tudo que será feito está em planejamento. “Conversamos o tempo todo e o Sérgio me passa do que quer que eu cuide e onde precisamos atuar. Naturalmente, o esporte e a educação estão entre nossas prioridades”, disse ele, que garante que será parceiro para todas as áreas da cidade. “Claro que somos prefeito e vice de todas as áreas da cidade e vamos buscar atender as necessidades da população. Uma equipe bem entrosada é o caminho para grandes vitórias”, disse.


Carências

Tio Júlio sabe que o trabalho não será dos mais fáceis na área esportiva. A prefeitura não tem dinheiro em caixa para cuidar das principais carências das praças esportivas da cidade. Ele conta que a solução será buscar as Parcerias Público-Privadas, pois só assim espaços como Ronaldão, pista de atletismo, entre outros, serão adequados aos grandes eventos. Tio Júlio aponta como exemplo os vários ginásios espalhados pela cidade, todos carecendo de melhorias e até troca de telhado. “Não temos dinheiro para isto. Temos prioridades maiores, como a educação e a saúde. A solução é buscar parceiros, caso contrário fica inviável qualquer melhoria que exija uma demanda maior de investimento”, fala.


Com buscar parceiros

Para tio Júlio, é decisiva a busca de parceiros. Ele conta que é preciso trabalhar a questão dos editais realizados por empresas como Banco do Brasil, Furnas, Petrobras, Itaú, entre outros. Segundo ele, este é o caminho para as parcerias, além de projetos de Lei de Incentivo. “São caminhos que podem ajudar a conseguir apoio para nosso esporte, além de um diálogo com a iniciativa privada. Tudo que for possível vamos fazer”, conta ele. “Temos como exemplo o estádio municipal, que tem um custo muito alto e não tem como a prefeitura assumir. Se aquele espaço for administrado por uma empresa privada as coisas mudam de figura. Esta empresa poderia ter lucros na exploração do local e fazer as melhorias necessárias. Assim seria com outras praças esportivas, mas sem parceiros fica inviável”, falou Júlio.


Secretaria de Esportes

A Secretaria de Esportes é uma das poucas pastas que ainda necessita de um titular para a segunda administração do prefeito Sérgio Azevedo. Se no primeiro mandato Azevedo tinha Paulista fazendo um grande trabalho, agora existe a difícil missão de achar alguém com o mesmo perfil. Paulista realizou diversos eventos quando esteve no cargo graças ao seu trabalho de angariar parceiros. A ida pessoalmente em diversas empresas da cidade foi a linha de ação do antigo secretário e que agora será vereador. Tio Júlio disse que vários nomes estão sendo sondados para o cargo, mas será difícil achar um “novo Paulista”. “O trabalho realizado pelo Paulista foi sensacional, ele soube como trabalhar ao lado da competente equipe da Secretaria e estabeleceu uma linha vitoriosa. Foram quatro anos de sucesso e este trabalho foi muito aprovado pelos esportistas de Poços de Caldas. Agora temos uma grande responsabilidade de seguir e até melhorar este trabalho, por isso o nome a ser escolhido terá que atender a este perfil”, falou tio Júlio. Segundo ele, alguns nomes estão sendo avaliados para ocupar o cargo e algumas reuniões estão acontecendo. “Sabemos que o novo secretário ou secretária não vai ser unanimidade, mas deixamos claro que não será um nome que vai mudar o esporte da cidade. O que mudará o esporte é o trabalho de toda a equipe e contamos com a união tanto pela equipe da Secretaria de Esportes quanto dos esportistas. São eles que na verdade fazem o nosso esporte”, contou o vice-prefeito, que disse que dentre os nomes analisados está buscando alguém que tenha um perfil de presença, que seja dinâmico e que esteja aberto para as novidades que estão sendo planejadas.


Novo conceito

O vice-prefeito eleito acredita que o esporte tem que ter um novo conceito na cidade. Segundo ele, é preciso respirar atividade física e voltar a trazer grandes eventos. Tio Júlio diz que é preciso que tenhamos opções para atender a todos os esportistas, desde aquele que só gosta de caminhar em seu bairro ou usar as academias ao ar livre, até o atleta de alto rendimento. De acordo com ele, é fundamental o turismo esportivo para o crescimento da cidade. “Queremos que a cidade volte a realizar eventos que atraiam um grande número de pessoas e que estas pessoas sejam atraídas para a cidade pelo esporte. A prática de atividade física é a maneira de se gastar menos na área de saúde, já que praticando o esporte a pessoa deixa de procurar as emergências dos hospitais e consegue uma vida mais saudável. O esporte é uma espécie de medicina preventiva e a lista de benefícios é enorme”, fala tio Júlio.


Responsabilidade

Tio Júlio sabe que a responsabilidade de ser um esportista num cargo de alto escalão vai trazer uma responsabilidade grande. Quando seu nome foi anunciado como vice de Sérgio Azevedo a imensa maioria dos atletas da cidade comemorou a representatividade que teriam nos próximos quatro anos. Ele sabe que a responsabilidade é grande, mas conta que vai fazer jus à confiança de todos. “Vou atender às expectativas trabalhando muito, pois tenho muita ciência da expectativa que foi lançada sobre mim pelo cargo que passo a ocupar. Vamos correr atrás de recursos, sonhar junto com estas pessoas e fazer um trabalho coletivo. Não me vejo e não vejo ninguém mudando a realidade de uma cidade sozinho. E o que mais me motiva é a paixão pelo esporte”, disse.

Tio Júlio conta que vai sentar com cada profissional do esporte de Poços de Caldas, saber das necessidades de cada um para juntos buscarem alternativas de melhorias. “Um dos legados deixados pelo Paulista é o fato de ter atendido a todos os esportes da cidade. Foi um pedido do Sérgio lá no começo do primeiro mandato e ele realizou com maestria. É isto que precisamos fazer, olhar com carinho cada um dos esportes e desenvolver estes esportes na medida do possível”, completou, destacando que Poços de Caldas é uma cidade diferenciada esportivamente falando.


Órfãos?

Treinador de basquete da Associação Atlética Caldense, tio Júlio, como é carinhosamente chamado por seus alunos, se emociona ao falar que não poderá mais estar tão perto deles como antes. Ele conta que está tentando ministrar alguns treinos, mas não poderá acompanhar os times durante as competições. “Vou continuar a trabalhar por eles de outra forma. Vou batalhar para que eles tenham melhores condições, mais eventos, mais visibilidade do trabalho no basquete da Caldense, nos esportes diversos no Colégio Pelicano, enfim, outra luta”, conta, destacando que alguns de seus alunos chegaram a torcer para que ele não fosse eleito pois a vontade deles era que o professor e treinador seguisse no esporte. “isto me emociona e demonstra o carinho e amizade construídos nestas duas instituições que me enchem de orgulho. Toda vez que lembro que vou ter que sair fico emocionado, pois é uma vida no esporte. Por estas instituições e pelos alunos as palavras que ficam são gratidão e respeito”. No Pelicano, tio Júlio vai seguir com algumas aulas, todas no período fora do horário de trabalho na prefeitura, o mesmo acontecerá na Caldense. “É importante seguir sendo o “chão de fábrica”, continuar vivenciando o que o professor vivencia no dia a dia. Vou seguir sendo o professor de sempre”, completou.


Cobranças

Como vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio espera uma cobrança geral pelo cargo que ocupa. “Estou numa equipe comandada por um prefeito reeleito, que já vivenciou como é comandar cada área da cidade e tem todo um método de agir.  Até agora está sendo tranquilo, tem uma equipe que me dá segurança e estou seguro. Antes, quando alguém falava sobre assuntos de qualquer outra área era um pouco complicado, mas hoje já estou por dentro de outros assuntos, enfim, está bem tranquilo. Estou mais ou menos como um jogador em início de carreira. Todo mundo espera dele compromisso, seriedade e que ele corra dentro de campo. É mais ou menos isso que pode ser cobrado de mim. Terei compromisso com a cidade, compromisso com o trabalho e com os projetos, seriedade e muita dedicação. O jogador mais novo pode errar em tudo, menos faltar garra e vontade e deixar de se entregar. Assim serei nesta nova empreitada, muito trabalho, seriedade e muito respeito. Tenho um carinho muito grande pela cidade, por tudo que ele me proporcionou e quero retribuir a todos por isto”, finalizou o vice-prefeito eleito.

Nenhum comentário: