No último dia 22 de junho, foi realizado, no Parque Ecológico da Zona Sul, o Festival de Cricket, com a participação de diversas escolas, instituições educacionais e entidades da cidade, sob a organização da Confederação Brasileira de Cricket, através do projeto “Cricket na Comunidade/Desenvolvendo o Cricket”. A equipe do Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte (ECAH) venceu a competição pela segunda vez.
A iniciativa é considerada um sucesso e recebeu atenção da mídia, além de ter atraído novos adeptos para a prática do esporte. Inclusive, a notícia sobre o sucesso do projeto já foi divulgada na página do órgão máximo regulador do esporte, a ICC.
A ação conta com cerca de 4.800 crianças, com mais de 50 unidades participantes, realizando um importante trabalho de inserção social através do esporte, uma vez que muitas dessas unidades se destinam a recuperar jovens com defasagem escolar ou problemas sociais diversos.
Foi nesse sentido que, em 2019, o Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte foi procurado pelos dirigentes do Cricket Brasil para iniciar uma parceria, o que foi prontamente aceito pela Secretaria Municipal de Educação. Os jovens entre 14 e 17 anos são recebidos pelos profissionais do Cricket Brasil nas instalações da Associação Atlética Caldense todas as segundas-feiras.
Além de estimular a prática esportiva, a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito entre os jovens, a parceria também rendeu o resgate da autoestima de muitos dos estudantes, e com isso, vieram as vitórias. Os estudantes do ECAH venceram a competição pela segunda vez - a primeira havia sido em 2019 - e comemoraram bastante juntos aos professores e coordenadores da unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário