Poços de Caldas, MG - Aconteceu no Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão – Rio de Janeiro), entre os dias 22 a 25, o XLI Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo. A competição recebeu a inscrição de 770 atletas, de 131 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal. A grande maioria dos atletas que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio participou da competição, o que garantiu a competitividade na busca por índices para o Mundial em Oregon nos Estados Unidos, de 15 a 24 de Julho. Com isso, a principal competição de clubes da América Latina mostrou a sua força e tradição.
O Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” participou do evento com a aluna/atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa e o professor Sídnei Carlos de Parolis. A Rafaela esteve na prova do arremesso do peso nesta competição e conseguiu um excelente resultado, ficando em terceiro lugar com a marca de 15,68 metros.
É a primeira vez que uma poços-caldense ganha medalha no Troféu Brasil na prova do arremesso do peso, que é muito dura de ser treinada. O atleta tem que ter muita força, velocidade e técnica para uma ideal execução do movimento do arremesso. Essas capacidades são otimizadas diariamente nos treinos. Além do planejamento, são realizados testes motores e avaliações para saber como está a condição física do aluno. Esses controles dão um norte a seguir na preparação dos alunos.
A equipe interdisciplinar conta com o treinador Sídnei de Parolis, nutricionista Lígia, psicóloga Larissa e fisioterapeuta Jorge.
“Faz 10 anos que a Rafaela está no nosso projeto. É muito bacana ver como ela foi sendo desenvolvida em cada fase específica da sua vida. Sempre trabalhamos com nossos alunos visando à preparação a longo prazo, nunca enfatizamos resultados precoces com eles. Esse trabalho só é possível ser realizado com muita paciência e controle sobre as variáveis durante os períodos sensíveis de desenvolvimento da criança, desde as aulas de iniciação esportiva ao treinamento propriamente dito. Todos têm que entenderem isso, inclusive pais e alunos. Essa é a quarta medalha que conseguimos ganhar nesta competição com algum aluno que orientamos em nossos projetos. O Troféu Brasil de Atletismo é considerado a competição mais importante do atletismo no nosso país. Já havíamos ganhado duas medalhas no revezamento 4 x 100m de 3º lugares nos anos de 2003 e 2004 e uma medalha de 2º lugar nos 100metros rasos no ano de 2003, todas na categoria feminina”, diz Parolis.
O Projeto Atletismo Poços de Caldas é realizado pela prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes. Empresa incentivadora Unimed Poços, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. O projeto faz parte do Centro Nacional de Formação em Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário