segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Atletas de Poços ajudam Minas a ser campeã das Paralimpíadas Escolares em Brasília

Poços de Caldas, MG - Semana passada, a cidade de Brasília recebeu a etapa regional das Paralimpíadas Escolares. O Estado de Minas Gerais foi o grande campeão do evento, com o Distrito Federal em segundo e Goiás em terceiro lugar, respectivamente. Poços de Caldas foi representada por 12 atletas do atletismo e dois atletas de bocha paraolímpica, além de sete integrantes da comissão técnica. E os atletas do Cidep fizeram bonito e foram bastante decisivos na conquista mineira.

Na bocha paralímpica Allan Carlos, Classe BC4, conquistou o primeiro lugar e Ruan Henrique, Classe BC3, foi vice-campeão.  

O atletismo, modalidade que teve o maior número de representantes, brilhou na capital federal. Giovana Viti deu show e foi campeã nas modalidades de lançamento de pelota, corrida 60m e corrida 150m.

Samuel Teixeira foi campeão na corrida 100m e também na corrida 400m.

Mônica Xavier ficou com os títulos de campeã no arremesso de peso e lançamento de dardo. Emanuelli Roberto ficou em segundo lugar na corrida 250 metros. Miguel Amaro foi campeão na corrida 250m e segundo colocado na corrida 100m. Rafael Henrique foi campeão na corrida 100m e na corrida 250m.


A competição

Ao todo, participaram desta primeira regional cerca de 300 atletas de nove Estados e do DF. Para este ano, as Paralimpíadas Escolares contaram com novo formato de disputas, com três etapas regionais que funcionaram como classificatórias para a fase nacional. O evento na capital federal foi o primeiro regional da competição. As provas de atletismo e bocha aconteceram no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e as de natação na Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal (DIREF).

A próxima cidade a receber o evento será Natal, que contemplará a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, entre os dias 24 e 26 de agosto. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro.

Com 39 pontos, Minas Gerais mostrou a força do Estado que mais teve representantes estreantes no evento. No atletismo e na natação, a equipe liderou o quadro de pontuação. Já na bocha, ficou em segundo lugar.

“Minas Gerais é um expoente do esporte Paralímpico há alguns anos. Esperávamos que o Estado tivesse um bom resultado. A regional tem esse objetivo de provocar, de tirar o aluno de casa para que ele venha para a Escolar e depois continue treinando, que procure uma associação, um centro de referência”, declarou Ramon Pereira, diretor técnico de desenvolvimento esportivo do CPB.

Equipe CIDEP, representando Minas Gerais nas Paralímpicas Escolares etapa Regional Brasília - Projetos Esportivos Municipais (Desafiando Limites, Superar Limites e Tô no Jogo) realizados através da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), incentivados pelas empresas Unimed Poços e Donato Hospital de Olhos. Projeto Esportivo Estadual (Núcleo Fomento ao Paradesporto) desenvolvido em parceria com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE.


Depoimentos


Alan Luiz Pereira - fisioterapeuta esportivo

“Participar das Paralímpiadas Escolares é a concretização de um sonho. É a segunda vez que sou convocado como fisioterapeuta da delegação de Minas Gerais. É uma honra poder contribuir com o desenvolvimento e desempenho dos nossos jovens atletas. Nossa equipe treinou bastante para essa competição e fomos coroados com importantes conquistas. Além do expressivo número de medalhas, conquistamos a primeira colocação na natação e no atletismo e a segunda na bocha paralímpica e, consequentemente, o primeiro lugar geral. Estou muito orgulhoso de todos os atletas e agradeço ao Cidep, FEEMG e Sedese-MG pela oportunidade.


“Meu nome é Cláudia Paiva, sou mãe do atleta Allan Carlos, da classe BC4 da bocha paralímpica, competidor da regional 1 das Paralimpíadas Escolares em Brasília. Agradeço a oportunidade oferecida Cidep, em especial ao treinador Bruno e a equipe sensacional que representaram Minas Gerais. Me sentindo orgulhosa do meu filho, que trouxe um ouro e se classificou para a etapa nacional em São Paulo pra representar Minas com muito orgulho.


“Meu nome é Alan, sou atleta de bocha paralímpica da classe BC4 e fui representar Minas Gerais no campeonato escolar regional de Brasília. Fui o campeão da classe conseguindo trazer o ouro para Poços de Caldas, representando Minas Gerais. Fiquei muito feliz por ter representado e também por ter conseguido me classificar para competir na nacional, em São Paulo, obrigado pela oportunidade Cidep, em especial ao meu treinador Bruno.


“Sou Ruan Henrique de Melo Viana da Cruz e quero agradecer o professor Bruno  pela a dedicação e apoio dos jogos escolares.


“Sou Adriana de Cassia de Melo, fico muito feliz pelo professor Bruno ter dado essa oportunidade ao Ruan, meu filho. Essa dedicação e o amor me deixam muito feliz por ele participar dos jogos escolares”


Bruno Santos - técnico atletismo

A participação da 1a. Regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2022 se deu na convocação dos atletas que se destacaram no JEMG/2022, na modalidade de atletismo, bocha paralímpica e natação. Os atletas do Cidep, compondo a equipe de atletismo e bocha do Estado de Minas, trouxeram para casa 14 medalhas, sendo 12 de ouro e 2 de prata, o que contribuiu para as modalidades terminarem em 1° lugar no atletismo e 2° lugar na bocha paralímpica e somando com o 1° lugar da natação, trouxemos para o Estado de Minas Gerais o 1°lugar Geral da competição. Foi uma experiência incrível, onde pude contribuir diretamente como técnico do atletismo, calheiro e auxiliar na bocha, onde pude contribuir com os atletas, passando para eles tranquilidade e serenidade na hora das provas.

Agradeço ao Cidep pela oportunidade e confiança no meu trabalho. Gostaria de mandar um recado para Eraldo e Leonardo, técnicos do goalball e do futebol PC, que nos juntaremos a eles com as delegações de Minas para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares em São Paulo em novembro”.


“Sou Mônica Xavier, tenho 16 anos. Estou muito feliz com minha participação nos Jogos Escolares e agora estou com muita expectativa para as provas que vão vir. Ir para São Paulo me enche de esperança em fazer boas provas, já que venho melhorando meus treinos e acredito que novamente vou representar bem Poços de Caldas e Minas Gerais”.


“Sou Emanuelli Roberto, do atletismo, e acredito que nos Jogos de São Paulo vou conseguir ir ainda melhor do que fui em Brasília. Estou feliz com o resultado que consegui, mas quero ainda mais nos próximos jogos”.


“Sou Geovanna Viti. Fui campeã nas provas que disputei e estou muito feliz. Foi muito bom participar, fiz amizades novas também. Agora quero ir para São Paulo e dar o meu melhor e trazer mais medalhas para Poços de Caldas. Quero superar meus limites”.

Nenhum comentário: