Poços de Caldas, MG - O projeto “Bola para Vencer” participou, mês passado, de uma ação junto com a Associação Física dos Deficientes de Poços de Caldas (Adefip) no parque municipal. Foram duas tardes de jogos inclusivos entre as duas equipes. Venceu a equipe da Adefip. As crianças e adolescentes tiveram um momento de diálogo sobre as práticas inclusivas e posteriormente jogaram futebol numa disputa permeada de interação e respeito mútuo. Essa ação inclusiva foi direcionada ao bem-estar e à participação efetiva de todos envolvidos na prática futebolística, fazendo com que cada vez mais aprendam que é possível conviver em um espaço social permeado pelo respeito e equidade.
O projeto
O projeto “Bola para Vencer” nasceu em 2019 e nele crianças e adolescentes são trabalhados para que se tornem agentes de transformação da comunidade onde estão inseridas. “Ao mesmo tempo fortalece os alunos a buscarem oportunidades de realizar seus sonhos vinculados ao futebol”, disse Fábio Paulista, atual vice-presidente do Poços de Caldas Futebol Clube.
O projeto tem a capacidade de promover crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, por meio do esporte coletivo, na construção de valores morais, éticos e de equilíbrio social, no aprimoramento das potencialidades e na possibilidade de formação técnica em futebol e participação em campeonatos, torneios e processos seletivos em clubes. “Entendemos que garantir às crianças e adolescentes a possibilidade de sonhar é estar no caminho certo. Sendo assim, não podemos negar a importância desta iniciativa que oferece preparação, mudanças positivas de comportamento, o preenchimento do “tempo livre”, o aumento do desempenho escolar, a aprendizagem da modalidade esportiva e o aperfeiçoamento do desempenho motor como os principais benefícios dos projetos sociais esportivos. O esporte passou a ser concebido como um excelente meio para se propor saídas para os problemas sociais que afetam cotidianamente, principalmente, crianças e adolescentes”, disse Paulista.
São aulas realizadas no poliesportivo Miguel Zanetti, Nova Aurora, segundas e quartas-feiras das 9h às 11h e parque municipal, segunda, terça, quarta e quinta-feira das 14h às 17h. As aulas no parque acontecem no campo 2. O projeto deu uma pausa no bairro Cascatinha, já que o ginásio Moleque César passa por reforma. “Um projeto que agrega muitos alunos em Poços de Caldas e onde procuramos resgatar crianças e adolescentes dando oportunidade e afastando de coisas ruins deste mundo que a gente vive. O incentivo pelo esporte é muito importante e com isso buscamos também a união entre as famílias”, destaca Fábio Paulista. Para fazer parte do projeto basta comparecer em um dos locais em que ele é realizado. O aluno não tem custo algum.
O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte e incentivado pela Unimed. “Sem este apoio o projeto não existiria e por isso agradeço muito à Unimed, além da Secretaria Municipal de Esportes, através do secretário Pelezinho, que vem desenvolvendo um excelente trabalho no esporte da cidade. Acompanhamos o desenvolvimento da criança na sala de aula, como estão suas notas no semestre. Se a escola não for a prioridade ele não pode fazer parte das atividades”, explicou Paulista. “Se tudo estiver dentro do planejado e aparecer um menino de talento, claro que ele terá oportunidade de fazer testes em clube”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário