Poços de Caldas, MG - Na noite de domingo, o Mantiqueira acompanhou o embarque da equipe do Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep), de Poços de Caldas, que está em Brasília para a disputa da fase regional da Paralimpíadas Escolares 2022. A primeira fase regional das competições será entre os dias 9 e 12, com a participação de 10 unidades da federação. Ao todo, estão inscritos 308 atletas de atletismo, bocha e natação.
A cerimônia de abertura será realizada nesta terça-feira (9), às 19h, no Ginásio do Exército. Quarta-feira (10), começam as disputas. As provas de atletismo e bocha acontecerão no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), e de natação na Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal (Diref).
As unidades da federação que participarão desta regional das Escolares em Brasília são Amazonas, Acre, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O novo formato da competição prevê três fases regionais e uma fase nacional. As cidades que receberão as regionais são Brasília, Natal e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Já a nacional acontecerá em novembro, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.
Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo. Já a bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Ano passado, contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Cidep
A equipe paralímpica de Poços de Caldas seguiu para o evento com 12 atletas do atletismo e dois atletas de bocha paraolímpica, além de sete integrantes da comissão técnica. “A expectativa é muito grande pois sabemos que nos Jogos Escolares tivemos 28 medalhas e por isso estamos bem confiantes numa boa disputa”, disse Eraldo Sandi dos Santos. Para o treinador Bruno Santos, a viagem é muito importante para a equipe. Ele destaca que alguns viajam pela primeira vez e isso ainda dá uma motivação a mais. “Eles conquistaram este direito de viajarem através do Jemg e agora vão ter a responsabilidade de estarem representando Minas”, disse Bruno. Ele destaca ainda que é o primeiro ano que as disputas estão fracionadas. Depois da etapa regional virão as disputas nacionais que acontecerão em São Paulo. “A expectativa é a maior possível, todos estão animados, todos treinaram muito e a cada treino conseguiram uma grande evolução”, comemora. Ele conta que as chances de todos conseguirem vagas para a fase nacional é bem grande. “Como técnico estamos na torcida e agora é esperar os resultados e acreditar no potencial de cada um”, finalizou o treinador.
O embarque dos atletas para os jogos foi acompanhado pelo vereador Paulista e pelo vice-prefeito tio Júlio, que desejaram boa sorte ao time do Cidep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário