quarta-feira, 23 de novembro de 2022

CEEPC faz apresentação de capoeira na programação dos Jogos Solidários

Poços de Caldas, MG - No último domingo (20), o Centro de Ensino Educação e Pesquisa Capoeira realizou uma apresentação cultural e esportiva dentro da programação dos Jogos Solidários. O projeto está em sua quarta edição e é realizado por intermédio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria de Promoção Social com intuito de disseminar o esporte por toda a cidade, incentivando a prática de inúmeras modalidades e oferecendo melhor qualidade de vida para a população.

A Escola Cultural contou com a participação dos monitores Reginaldo Alves do Nascimento, Brando Luis Mendes, Fábio de Paula Ramos, Iuri Julierme de Melo Ferreira Penna, Vanessa de Cássia Carvalho e Franciele Silva do Nascimento. Eles demonstraram seus trabalhos e auxiliaram na realização, por meio dos jogos, de uma roda de capoeira onde os participantes puderam apresentar suas habilidades, pois a capoeira em sua modalidade esportiva proporciona inúmeros benefícios para o corpo, como preparo físico, melhora na coordenação motora, velocidade de ação e reação. “Além disso, é o único esporte que realiza um trabalho intenso e simultâneo da mente e do corpo”, reforça o mestre Vagner de Carvalho, fundador da escola.

“A roda de capoeira, que, em novembro de 2014, na cidade de Paris, foi tombada patrimônio imaterial da humanidade, além de todos os benefícios para a saúde, também é uma fonte  de cultura inesgotável e, para agregar ainda mais aos jogos realizados, simboliza a resistência e a liberdade de um povo, dogmas que são preservados e repassados aos alunos do centro de ensino que realiza um trabalho de excelência na área esportiva e cultural, o qual foge dos padrões e oferece, diariamente, alimentação balanceada para os alunos desde o café da manhã até o almoço.

“Dessa maneira, fica nítido como a capoeira pode realizar melhorias na vida da população, tanto fisicamente quanto na saúde mental, e como é imprescindível para a sociedade projetos como os jogos solidários que inovam o cenário esportivo e realizam o resgate de crianças e jovens de situações de risco”, destacou o mestre Vagner de Carvalho.

Nenhum comentário: