terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Go Tri Triathlon mostra superação de atletas em grande evento esportivo

Poços de Caldas, MG – No último domingo, Poços de Caldas recebeu um evento que certamente marcará história em sua programação esportiva. A represa Bortolan e seu entorno receberam o Go Tri Triathlon. A modalidade olímpica teve a participação de 250 atletas que aprovaram o belo circuito montado na cidade. O evento marcou as festividades dos 150 anos de Poços de Caldas e contou com presença de várias autoridades.

Tarek El Katib, organizador, comemorou o sucesso do evento e acredita que ele ficará marcado no calendário local. “A Bortolan é uma represa que a gente quis como sede de um evento deste porte e realmente superou todas as nossas expectativas. Foi lindo”, disse Tarek. Segundo ele, as conversas com a prefeitura foram determinantes para o acerto dos detalhes. “Ficamos muito contentes em estar numa das principais cidades turísticas do Brasil, que proporciona um local com esta represa linda e repleta de água e que certamente vai ajudar a crescer a modalidade ainda mais”, destacou o organizador. Tarek faz parte da empresa A3 Sport Solução Esportiva, responsável pelas principais competições de triathlon. “Esta prova em Poços de Caldas exige muito detalhe técnico e só é possível sua realização quando há um conjunto de fatores. Não é qualquer cidade que tem condições de realizar um evento como este”, destaca. As características de Poços são propícias para a realização da prova por vários fatores, destacando a logística de turismo, rede de hotéis e restaurantes, além da parte natural, fator principal da competição.

Chuva

O domingo foi de muita chuva em Poços de Caldas, porém, a condição climática apenas aumentou o charme da competição. Para Tarek, foi perfeito para os atletas completarem os desafios debaixo da insistente chuva. “Com certeza estas condições de tempo para uma prova destas, de muita resistência olímpica, são muito boas para os participantes. É uma alegria enorme estar em Poços de Caldas com este timaço que conta com nomes como Pelezinho, Paulista, Tio Júlio, Felipe, Marcelinho, todos os professores, pessoas que ajudaram muito na realização deste evento. Muita alegria e o coração a mil por hora. Fazer esta história acontecer em Poços de Caldas é magnífico”, finalizou Tarek. 

O vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou o evento e salientou que o dia chuvoso deixou o Go Tri Triathlon ainda mais emocionante. “Sem dúvida um belo evento, muito organizado e com esta chuva ficou ainda mais lindo e emocionante. Até chorei com um grupo de Santos que veio para este evento que comemora os 150 anos de Poços de Caldas. Esta prova era um sonho nosso e quero destacar a parceria da Secretaria de Esportes com a A3, que resultou neste espetáculo. Destaco o Felipe e o Marcelo Monteiro que sonharam junto conosco pela realização desta prova”, finalizou Tio Júlio.

A competição

O Go Tri Triathlon reuniu as categorias Olímpico (individual e revezamento), o Short (individual) e também o Kids. As distâncias foram Olímpico 1,5 km para a natação, 40 km para o ciclismo e 10 km para a corrida, nas categorias Elite Olímpico, Amador Olímpico e Revezamento (trio); Olímpico revezamento trio 1,5 km para a natação, 40 km para o ciclismo e 10 km para a corrida, na categoria Geral, Short: 750 m para a natação, 20 km para o ciclismo e 5 km para a corrida, nas categorias Speed, Mountain Bike, PcD.


Triatlo

Triatlo é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é aplicado à combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. Foi na cidade californiana de San Diego, EUA, que o triatlo, ou triathlon, foi idealizado como esporte, em 1974, em um clube de atletismo. No local, era hábito passar planilhas de treinamentos aos atletas antes do período de férias, com exercícios, em geral, de natação e de ciclismo para eles manterem a forma sem ter que, obrigatoriamente, praticar exercícios de atletismo. No Brasil, a modalidade passou a ser praticada em 1981, e a primeira competição oficial foi realizada no Rio de Janeiro, em 1983.


Nenhum comentário: