quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Renato Rezende é terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de XCE

Poços de Caldas, MG – Desde que trocou o BMX pelo mountain bike, o ciclista olímpico Renato Rezende busca uma adaptação na nova modalidade, bem diferente da que lhe rendeu muitos títulos nacionais e internacionais e ainda deu a oportunidade de disputar três Olimpíadas. Mas Renato, persistente e talentoso como é, aos poucos vai dominando o mountain bike. Claro que ainda falta muito para atingir o nível dos grandes ciclistas da modalidade, mas os últimos resultados mostram que ele vem evoluindo. Neste final de semana, Rezende esteve em Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, para a disputa do Campeonato Brasileiro de XCE - modalidade disputada em um circuito bem menor que a tradicional XCO (cross country olímpico). E não é que Rezende conquistou nesta prova seu melhor resultado na nova modalidade. Entre trilhas, pedras, subidas e descidas, o ciclista ficou no terceiro lugar, seu melhor resultado até agora no mountain bike.

A disputa aconteceu na região da Lagoa dos Ingleses, conhecida nacionalmente pelas inúmeras trilhas por onde se aventuram os amantes de esportes, como o mountain bike em suas diversas modalidades. Realizado pela prefeitura de Nova Lima e organizado pela CIMTB o MTB Weekend, o evento contou com ciclistas de todo o Brasil.

Em casa

Com um formato bem próximo ao BMX, a competição em Nova Lima fez Renato Rezende se sentir em casa. O Cross Country Eliminator é uma prova bastante intensa, assim como o BMX, e leva aproximadamente dois minutos para ser concluída na pista de 500 metros, sendo que cada piloto tem que dar duas voltas para a finalização. “Mesmo muito parecida com o BMX, é uma prova que dura quatro vezes mais que uma competição de BMX, mas a intensidade é bem parecida e por isso acredito ter ido bem. Tenho treinado bastante para me adaptar a este mundo novo do mountain bike e subir no pódio de um Campeonato Brasileiro foi muito legal”, falou Renato Rezende.

Sabor especial

Acostumado a ganhar muitas medalhas ao longo de sua carreira, Renato acredita que a medalha conquistada esta semana em Nova Lima ganha um lugar entre as mais especiais de sua vida. “Tenho muitas medalhas de ouro da Confederação Brasileira de Ciclismo, mas ganhar esta de bronze foi muito especial pra mim, já que veio de uma conquista numa modalidade nova, num mundo novo e competindo com grandes nomes do mountain bike brasileiro”, completou.

Domínio

Poços de Caldas dominou o pódio em Nova Lima. Além de Renato, em terceiro o campeão foi José Gabriel e na segunda colocação ficou o atleta olímpico de MTB Luiz Cocuzzi, que é paulista. “Estar num pódio com grandes nomes numa competição nacional realmente foi especial”, falou Rezende.

Futuro

Renato Rezende sabe que ainda tem muito o que pedalar para chegar num nível mais alto, mas comemora a evolução que vem tendo neste primeiro ano na nova modalidade. No caminho certo ele sabe que é possível ir mais longe e repetir os feitos dos tempos de BMX. “Claro que em Nova Lima foi uma prova bem mais curta do que o cross country olímpico, modalidade que estou almejando, mas deixa um sentimento de que é possível chegar. Tenho minhas características, tenho minhas técnicas trazidas do BMX”, destacou. A preparação de Renato é bastante focada na parte física, mas ele sabe que demora chegar nas condições ideais que um ciclista de MTB precisa ter. Hoje ele está dez quilos mais magro do que estava em seu auge no BMX, mas a mudança é necessária para alcançar os objetivos. “Para ser muito sincero ainda me encontro num nível de competitividade muito baixo nacionalmente. No cross country olímpico ainda falta melhorar e tenho esta consciência de que ainda falta muito chão. Ainda tomo voltas de ciclistas de ponta como o Henrique Avancini, mas estou buscando a cada dia uma evolução e creio que vou conseguir estar entre os melhores das grandes provas”, destacou Rezende. A mudança ele sabe que é longo prazo e está no caminho certo.

Redes sociais

Bastante ativo nas redes sociais, Renato Rezende tem contado toda sua evolução em suas páginas. Ali é possível acompanhar como um cara do BMX começou do zero numa nova modalidade através de postagens diárias com suas performances de treinos e competições. Entre as postagens nas redes sociais Renato ainda destaca as atividades do filho Leandro, que já segue os passos, ou melhor, as pedaladas do pai. “Se você quiser acompanhar um nenén andando de bicicleta é só me seguir no Instagram #Rezende500 que está sendo bem legal esta história”, destacou ele, que diz estar em uma nova fase na vida sem as loucuras de viagens seguidas dentro e fora do Brasil buscando uma vaga olímpica. “Ainda estou aprendendo a viver assim, mas é muito legal ficar em Poços e curtir a família. Um beijo para a Nat, para o Leandro e obrigado ao jornal Mantiqueira por sempre ter acreditado em mim e dar o espaço para a divulgação de minhas conquistas”, destacou Rezende.

Temporada

Renato Rezende se prepara para o encerramento da temporada. Neste final de semana ela disputa uma prova válida pelos Jogos Solidários em pista montada dentro do complexo do Country Club. “Será uma prova de XCO, circuito variado e mais longo, em comparação a XCC, com distância de 4 a 10 quilômetros. A categoria possui maior dificuldade e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bons resultados. E o principal objetivo é participar deste evento para encerrar a temporada. Vai ser gostoso competir em Poços e depois é focar nos treinos para o próximo ano”, falou Rezende.

Rezende conta com apoio da prefeitura de Poços de Caldas da Secretaria de Esportes de Poços de Caldas, Grupo Soitic (Time Soitc), Monreale Hotels, Casa Sales, Pocostec, Kog Bike Shop, Loop Ciclismo, Âncora Coffe House, Acquafisian e Academia Olimpo e Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas. Bolsa Atleta, Bolsa Atleta MG, Redstone Bikes, PKS Bicycles, Shimano Brasil, Oakleybr  Arstopbike. “Deixo um agradecimento especial a todos os apoiadores que são muito importantes na minha trajetória e certamente sem eles seria mais complicado estar presente nos eventos”, destacou Rezende, que é treinado por Daniel Jorge e sua nutricionista é Nathane Garcia.


...

Nenhum comentário: