Poços de Caldas, MG - Os alunos da Escola Municipal Carmélia de Castro, na comunidade Souza Lima, zona rural de Poços de Caldas, encontraram maneiras criativas de desenvolver as atividades remotas de Educação Física, que fazem parte do sistema de aulas não presenciais da Rede Municipal de Ensino. Espaços que fazem parte do cotidiano dessas famílias, como terreiros de café, têm se transformado em locais de exercícios físicos e muita diversão.
“Normalmente, procuro pensar nas características de cada comunidade escolar, mas neste momento tenho que me preocupar mais em enviar atividades pensando na possibilidade de os alunos executarem sozinhos ou com poucas pessoas, tendo em vista que os pais trabalham muitas horas fora de casa”, explica a professora de Educação Física Jane Mara Bernardes Jerônimo.
Ela realiza o planejamento semanalmente, buscando dar sequência ao tipo de atividade escolhida para aquele período, sempre pensando em dois objetivos: diminuir o sedentarismo durante o período de isolamento social e manter os vínculos afetivos. “Nosso objetivo é fazer com que os alunos não se desliguem da escola e da educação física, que é sempre tão prazerosa para eles, além de fazer com que eles aproveitem ao máximo o convívio com a família, quando conseguem executar as atividades juntos”, destaca.
Na última semana, a professora foi positivamente surpreendida com o recebimento de vídeos dos alunos da escola Carmélia de Castro durante a execução das aulas online de Educação Física. “No vídeo, podemos ver o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental disputando um ‘Jogo da Velha Fitness’, que tinha como proposta trabalhar diversas noções de psicomotricidade ensinadas nas aulas, mas com objetos do cotidiano, que os estudantes tivessem disponíveis em suas casas. O aluno Vinícius Zanetti desenvolveu a atividade no terreiro de café, junto com a família, esbanjando criatividade, capricho, agilidade e empenho nas aulas”, conta a professora. “Achei fantástico! Fiquei encantada porque usaram as ferramentas que tinha ali, naquele momento”, diz.
Ela conta que tem recebido relatos de familiares que estão realizando as atividades junto com os alunos, transformando os exercícios em momento de interação e diversão para toda a família. “As aulas de Educação Física online na zona rural são uma mistura de educação ambiental, psicomotricidade e valorização das vivências de cada aluno”, reflete a professora Jane Mara, que leciona na Rede Municipal de Ensino há mais de 18 anos e, além da Escola Municipal Carmélia de Castro, também atua na escola Presidente Washington Luiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário