terça-feira, 8 de setembro de 2020

Escolinha utiliza digitais para avaliar desenvolvimento dos atletas

PAULO VITOR DE CAMPOS

pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - No último sábado (5), cerca de 23 atletas da escolinha Curimbaba passaram pelo exame dermatoglífico. Foi a primeira equipe em toda a região a realizar o teste que permite que todas as características do atleta sejam vistas através da impressão digital.  “Um exame bem completo realizado em parceria entre RN Sports Dermatoglifia, Salus Dermatoglifia, Escolinha Curimbaba e Renato Natella, educador físico especializado em formação de atletas. “Gostaria agradecer a Associação Atlética Caldense por nos ceder o espaço e ao Mantiqueira, que sempre está presente nos eventos esportivos da cidade”, disse o professor Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho. “Uma grande preocupação que tenho na formação dos jovens é buscar o melhor deles. Conheci o professor Renato Natella, que é um dos representantes desta nova tendência no mundo, e conseguimos a parceria e trazer a tecnologia para Poços. Nossa preocupação com este trabalho de avaliação é melhorar o desempenho dos nossos atletas, capacitar nossos professores e seguir descobrindo valores para nosso futebol”, falou Pelezinho. “Esta avaliação vai nos ajudar na forma de trabalho, já que vamos conseguir buscar o ponto máximo do atleta, seja ele mais veloz, mais forte, mais técnico, mais resistente, enfim, vamos direto ao ponto certo no trabalho com o jogador da nossa escolinha”, continuou o professor. Segundo Pelezinho, a parceria com Natella deve ter vida longa e vários atletas ainda serão avaliados em outros períodos. A escolinha Curimbaba retorna ao trabalho nesta semana. Alunos e professores vão seguir todos os protocolos de segurança para os treinos. “Vamos torcer para que tudo passe logo e que o mundo volte ao normal, mas enquanto isto não acontece vamos voltar aos treinos com cuidados diversos priorizando a saúde de profissionais e alunos”, finalizou Pelezinho.

Os resultados

O exame tem como objetivo descobrir quais as potencialidades e a individualidade biológica de cada indivíduo. Trata-se de uma ferramenta tecnológica inovadora no mundo dos treinamentos desportivos. Segundo Renato Natella, com as potencialidades de cada indivíduo definidas, é possível prescrever e planejar treinos e periodizações exclusivas de acordo com a individualidade biológica de cada um. Ainda é possível identificar qual o melhor exercício físico para cada atleta e como isto se permite maior assertividade na prescrição de exercícios, potencializa os resultados e garante mais prazer em realizar as sessões de treinamento.

Exame dermatoglífico

O método foi inventado na década de 60 nos Estados Unidos e era realizado com papel e tinta e analisado com lupa. Com os tempos modernos, a tecnologia deixou o exame ainda mais eficaz. No início dos anos 90 o exame chegou ao Brasil onde acabou sendo aperfeiçoado e posteriormente acabou sendo reconhecido pela Fifa. O Método Dermatoglífico hoje é totalmente informatizado. O Leitor Dermatoglífico capta e analisa as impressões digitais gerando o laudo dermatoglífico. Este laudo fornece informações sobre as potencialidades de cada indivíduo e orientações para os exercícios físicos. O laudo é interpretado por profissionais da área da saúde e do esporte. O leitor dermatoglífico é uma fortíssima ferramenta de observação de marcas genéticas e de desenvolvimento fetal para o esporte. “Somos seres únicos, porém, temos diferenças de um indivíduo para outro. Através deste exame podemos identificar força, velocidade, resistências, coordenação motora, potência e assim analisar se o atleta é de alto rendimento. Ajuda a identificar a capacidade de cada um e com isto trabalhar certo o atleta” disse Natella, ressaltando que a avaliação é realizada apenas uma vez na vida. “Nossa impressão não muda, pois é formada da terceira à sexta semana de gestação com o DNA dos pais e segue para sempre na vida da pessoa.  Este exame nos permite deixar de lado o achismo, ou seja, o professor sabe o que trabalhar e isto faz uma grande diferença nas mãos de um bom profissional”, completou Natella. 

Nenhum comentário: