terça-feira, 1 de setembro de 2020

O novo normal - Uso de máscara e muitos cuidados marcam retorno das atividades esportivas em Poços

 PAULO VITOR DE CAMPOS

pvcampos@gmail.com



Poços de Caldas, MG - Desde ontem, Poços de Caldas está vivendo a retomada das atividades esportivas. A autorização veio através do Comitê Estraordinário Covid-19, que permitiu a prática esportiva para pessoas a partir dos 12 anos. Esta liberação e válida desde que a cidade continue enquadrada na onda Amarela do programa estadual “Minas Consciente”. O Mantiqueira acompanhou de perto o primeiro dia do retorno e constatou que o novo normal chegou para valer. Atividades feitas de máscara, uso de álcool em gel, medição de temperatura e uma grande preocupação com limpeza a quase todo momento agora é parte da rotina de atletas e professores.

Desde ontem está liberada a prática de esportes em espaços cobertos ou ao ar livre, tais como estádios, quadras, centros de equitação, piscinas, pistas de patinação e demais instalações para outros esportes. O Parque Municipal Antônio Molinari segue fechado. A reabertura dele só será permitida quando Poços estiver na Onda Verde.

Para Ailton Lopes, responsável pela parte esportiva na Associação Atlética Caldense, a volta do esporte era bastante aguardada na cidade e o clube está seguindo à risca todos os procedimentos de segurança. “Tivemos uma grande procura de pessoas querendo praticar as atividades física. A academia teve lotação máxima, a musculação também foi bem procurada, enfim, todos queriam tirar um pouco do atraso de meses parados”, disse Lopes. “Tivemos a volta da natação, hidroginástica e durante a semana teremos o retorno de outros setores. Tudo seguindo muito bem num novo normal que deve ficar ainda por um tempo. Estamos preparados para enfrentar esta fase e torcendo para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”, continuou Ailton, que ressaltou que a Caldense trabalha seguindo todo o protocolo do Comitê. “Vamos buscar atender o maior número de associados possível, dentro de todas as normas de saúde”, concluiu Lopes. 


A hora da volta

O professor Leandro Pereira comemora bastante a volta das atividades esportivas na cidade. Para ele estava na hora deste retorno acontecer. “A gente sabe que esporte é saúde e por isso a volta das atividades, da forma correta, é mais uma arma que a pessoa tem para lidar com esta pandemia que nos surpreendeu. A Caldense se preparou bastante para este retorno e neste primeiro dia o movimento foi muito bom no clube”, disse Leandro durante as aulas de musculação.  


Cronograma na Caldense

Nesta terça-feira, retornaram as aulas de ginástica, atividades em geral na academia, hidroginástica, natação, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, squash e futebol society. Hoje, voltam as aulas de futsal, basquete, vôlei e cricket. O Café Galeria e o Piano’s Bar também serão reabertos, porém, o Piano’s terá entrada independente e acesso ao clube vedado.

No caso da musculação, aulas da academia, hidroginástica e natação, é preciso agendar horário pelo telefone (35) 3722-1110, ramal 30. Já as aulas de vôlei, basquete, futsal, cricket e tênis de mesa serão agendadas pelos respectivos professores, que entrarão em contato com os alunos. Para a prática dos demais esportes é preciso marcar horário pelo mesmo telefone.


Especificações

A natação e hidroginástica só serão permitidas como prática de esporte. A utilização de piscinas em clubes e afins, com a finalidade de lazer, fica vedada nesse primeiro momento. As piscinas devem ser utilizadas com uma pessoa por raia e em raias intercaladas, a fim de permitir o distanciamento.

A prática de futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, cricket, tênis, dança, aeróbica, luta, artes marciais, jump e step deve priorizar as aulas/treinamentos de condicionamento físico que não exijam contato físico direto com outros alunos e fica vedada a presença de clientes/atletas reservas ou acompanhantes.

 

Regras

Antes de reabrirem, todas as empresas deverão realizar as adaptações temporárias necessárias para atender ao protocolo de combate ao coronavírus. A higienização do local, a oferta de álcool em gel para higienização das mãos, bem como o distanciamento seguro e a aferição de temperatura são imprescindíveis.

Será preciso desativar os guarda-volumes, sala de espera, áreas de convivência, espaço kids, bebedouros, brinquedotecas, áreas gourmet e vestiários, permitindo apenas a utilização individual dos sanitários e lavatórios. As áreas de banho dos vestiários devem ser isoladas e interditadas para impossibilitar o uso. Além disso, equipamentos que registram a digital do cliente, como catracas eletrônicas, devem ser desativados.

O Comitê ainda orienta que idosos e pessoas do quadro de risco não frequentem aulas/treinamentos e a entrada de menores de 12 anos está proibida.

O Comitê Extraordinário Covid-19 promoverá a fiscalização regular dos estabelecimentos, sendo de responsabilidade exclusiva da empresa a garantia da saúde e segurança dos colaboradores e clientes.

O estabelecimento que descumprir quaisquer determinações estará sujeito à interdição e multa, nos termos no Decreto Municipal vigente, sendo que o responsável incorrerá ainda nos crimes descritos nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

(Com informações de Renan Muniz e prefeitura)


Nenhum comentário: