Poços de Caldas, MG – A preocupação com a saúde adiou o início do calendário esportivo na cidade. A Prova Ciclística da Comarca, válida também pela primeira etapa da Média Paulista, e a Volta ao Cristo, foram transferidas para o meio do ano. A reportagem esteve esta semana com o secretário de Esportes Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho, que confirmou para fevereiro os primeiros eventos na cidade. Estão previstos o início do futebol amador e uma competição nacional de cross country, programada para dia 20 no parque ecológico da zona sul.
Mantiqueira - Confirmado mesmo para este mês o início dos eventos esportivos?
Fernando Henrique dos Santos (Pelezinho) – Isso mesmo. Tivemos que pular janeiro por questões de segurança, mas agora em fevereiro já começamos a organizar algumas coisas e dia 20 vamos receber a etapa Brasil do Cross Country, fase Sudeste. Daqui vão sair os melhores da região para a disputa do Brasileiro. Um evento muito bacana, que trará atletas de alto nível, além de ser aberto para atletas iniciantes, com oportunidade para atletas de Poços de Caldas. Vale lembrar que é um evento que vai seguir todos os protocolos sanitário, é preciso apresentar comprovante de vacinação, vamos realizar num espaço aberto que reúne totais condições de sediar um grande evento. Além do mais nossa intenção é divulgar mais a zona sul e vamos realizar muitos eventos por lá. Os organizadores do cross country estiveram lá e adoraram o espaço.
Mantiqueira – E o futebol amador?
Pelezinho – Também estamos tratando deste evento e hoje será realizada na Liga Poços-caldense de Futebol a reunião preparatória para o Campeonato Amador e estamos bem animados. As competições acontecem em parceria com a Associação de Árbitros de Poços de Caldas e Liga Poços-caldense de Futebol, junto com a Secretaria de Esportes e vamos realizar um evento muito bacana e queremos trazer mais equipes para as disputas. Estamos abrindo espaço para times da região para termos um Campeonato Amador do tamanho que Poços de Caldas merece.
Mantiqueira – No ciclismo alguma novidade para este mês?
Pelezinho – A grande novidade será a inauguração da sede da Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas, que será neste sábado, dia 12. Há muito tempo eles precisavam deste espaço, já que atendem um grande número de ciclistas da cidade e conseguimos este espaço através de uma chamada pública, na qual a Associação foi contemplada. A sede fica no marco zero da Rota do Vulcão e o espaço vai atender além do ciclismo outras modalidades como o remo. O ciclismo cresceu muito e nada mais justo que eles terem uma sede. Neste espaço serão realizados manutenção e empréstimo de bicicletas, aulas de iniciação e orientações diversas, enfim, um espaço para todos os amantes do esporte.
Mantiqueira – E como foram as conversas entre as Secretarias de Esportes e Saúde para esta volta segura dos eventos esportivos?
Pelezinho – Todas as Secretarias são muito nem alinhadas e existem conversas constantes entre as pastas. Todo mundo hoje em dia está amparado no que diz a Secretaria de Saúde e sem o aval deles não podemos fazer nada. Apesar do crescimento de casos, a vacinação no mundo avançou muito e Poços de Caldas tem um número de destaque de vacinados e isso dá uma segurança nesta volta. Com todos os protocolos e seguindo todas as orientações da Saúde temos condições de caminhar bem e olhar pela frente.
Mantiqueira – Como você disse ao Mantiqueira recentemente, o Ronaldão está bem melhor. Não é ainda o ideal, mas constatamos evolução. O que dizer do nosso estádio?
Pelezinho – Desde que assumi a pasta a vontade era ter no Ronaldão um gramado melhor. Esta era uma luta também do ex-secretário Paulista, e agora, com a parceria da Caldense, conseguimos uma certa melhora e temos recebido elogios. Ainda não temos um campo perfeito, o ideal, mas temos um gramado que não deixa nada a desejar.
Mantiqueira – Várias reuniões estão acontecendo com o vice-prefeito Tio Júlio, você e o vereador Paulista. O que esperar de resultados?
Pelezinho – Poços de Caldas é uma cidade procurada em todos os sentidos e o esporte é um dos motivos desta procura. Por isso estamos tendo reuniões constantes com representantes de várias modalidades que se interessam em realizar eventos por aqui. Estamos numa cidade acolhedora, com uma espetacular rede hoteleira e isso conta muito a nosso favor. A proximidade que temos com São Paulo e os destaques individuais que temos chamam a atenção. Várias federações, como jiu-jitsu e handebol, estiveram aqui recentemente e todos veem em Poços um celeiro de atletas. Com isso aparecem várias ideias e projetos para Poços de Caldas. A Federação Mineira de Atletismo vê em Poços uma referência, enfim, estamos muito bem e temos estrutura para atender a todos que nos procuram. Tem ainda o fator simpatia. O povo de Poços é acolhedor e isso conta muito a nosso favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário