quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Em evento no Dia das Crianças, professores de handebol homenageiam parceiros do projeto

Poços de Caldas, MG – Na manhã da última terça-feira (12), alunos dos projetos Gol de Mão – Handebol Rosa, coordenado pela professora Elaine Ferreira, e Pró-Hand Poços de Caldas, coordenado pelo professor Alexandre Franco, participaram de um evento especial em comemoração ao Dia das Crianças. Durante o evento algumas homenagens especiais foram realizadas, sendo que a principal delas foi para o Hospital de Olhos Donato, incentivador dos projetos de handebol. O Dr. Bruno Guimarães Donato esteve presente. “É um momento de muita alegria para nossa empresa, há quase 10 anos a gente vem trazendo um pouco desta parte social para Poços de Caldas, a cidade que abraçou nossa empresa, e a gente tenta trazer o incentivo tanto para a população de Poços quanto para a cidade”, disse. Ele destacou que a instituição faz alguns atendimentos gratuitos e tem alguns projetos sociais na parte de oftalmologia. Ele acrescenta ainda que o incentivo ao esporte e à cultura é feito através da prefeitura. “Você destina uma verba dos impostos que a gente já iria pagar e ajudamos a população através de projetos. Acredito que todos os empresários de Poços poderiam ver com bons olhos, se inteirar um pouco sobre isso e trazer esta verba para incentivar. É bonito ver a quantidade de crianças beneficiadas e trazidas ao esporte ao invés de estarem nas ruas”, destacou Dr. Bruno.

A professora Elaine Ferreira conta que o projeto existe há cinco anos e desde o início o Donato Hospital de Olhos caminha com ele. “Todos os anos faço esta festa para as crianças e este ano realizamos esta homenagem a este parceiro, através do Dr. Bruno, que é muito solicitado. Toda vez que levo meu projeto lá eles abraçam e este dinheiro é muito importante para ajudar a causa. São crianças que muitas vezes poderiam estar nas ruas. O esporte salva vidas e nestes cinco anos tive relatos emocionantes e graças a este projeto, da luta, crianças foram salvas pelo esporte”, destacou Elaine.

O professor Alexandre Franco destaca que depois da pandemia a procura pelo handebol aumentou. “Graças ao projeto da Lei de Incentivo conseguimos atender a todos, são alunos na zona leste e zona sul que estão fazendo parte do handebol e até mesmo indo para competições, tudo graças a incentivo como este”, ressaltou o professor. Alexandre diz que quem quiser fazer parte do projeto os treinos acontecem no Vitalina Rossi e no IFSuldeMinas, de segunda a sábado. São vários horários de atividades.


Homenagem

O jornal Mantiqueira foi um dos homenageados durante o evento, através do jornalista esportivo Paulo Vitor Campos. A professora Elaine destacou o quanto é importante ter os acontecimentos divulgados nas páginas de um dos principais diários da região. “Quando recebemos homenagens deste tipo temos certeza de que nossa finalidade, que é apoiar o esporte da cidade, está no caminho certo. Projetos como este do handebol são muito importantes para toda a cidade e ajudam as crianças a terem opções de vida. Professores com o a Elaine e o Alexandre é que merecem todas as homenagens”, destacou Paulo Vitor.

Também foram homenageados o secretário de Esportes Fernando Henrique dos Santos, Pelezinho, o vereador e ex-secretário de Esportes Wellington Guimarães, Paulista, a presidente da Comissão de Incentivo ao Esporte Marcela Carvalho Brito, os professores da Secretaria de Esportes Carlos Alberto dos Santos, Lelo, Andréa Martins,  Margareth Stano. O prefeito Sérgio Azevedo e o vice tio Júlio também foram homenageados, mas não puderam comparecer ao evento.  “O handebol, como sempre, se destacando, fazendo um evento muito lindo no poliesportivo e destacando os apoiadores que tão bem fazem ao nosso esporte”, falou o secretário de Esportes Pelezinho.

O professor Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, um dos homenageados do dia, falou sobre a importância da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. “Hoje temos esta festa do handebol. São dois projetos muito importantes e que estão fundamentados e muito bem estruturados dentro da nossa programação, atendem a todos os objetivos que a Lei de Incentivo vem proporcionar para nossa população”, destacou Lelo.  Ele salienta que o programa municipal de Lei de Incentivo de Poços de Caldas é pioneiro em Minas, um dos primeiros do Brasil, e projetos bem elaborados e bem comandados como os do handebol mostram o acerto que é este programa. “Esta terça-feira, dia 12, foi um dia histórico porque a gente viu o produto que são as crianças de várias faixas etárias e o exemplo do desenvolvimento de um projeto muito bem-feito”, pontuou. Lelo lembrou que os editais para os projetos em vigor no próximo ano estão sendo analisados. “Estamos com 126 projetos de Lei de Incentivo protocolados. Até dezembro vamos publicar os resultados e temos aproximadamente um milhão e meio de reais para distribuir. Uma missão dura, mas é isso mesmo que a gente quer. Que cada vez mais projetos sejam apresentados para que nossa sociedade tenha mais qualidade”, finalizou Lelo.


Nenhum comentário: