quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Nadadora de Poços bate seu próprio recorde na estreia do Conexão Paralímpica

Poços de Caldas, MG - Isabel Ferreira Maimone, paratleta da classe S9, disputou no último final de semana os Jogos Universitários Paralímpicos, realizados na cidade de João Pessoa, Paraíba, e retornou para Poços de Caldas com grandes resultados. Ela conquistou os títulos dos 100m peito com o tempo de 1:50.59, foi campeã dos 100m livre, marcando 1:28, e venceu ainda os 100m costas com o tempo de 1:45.31. Nos 100m livre e nos 100m peito a paratleta conseguiu ainda bater seu recorde pessoal nas provas. “Foi uma competição muito desafiadora e que me tirou totalmente de minha zona de conforto, já que lá era piscina aberta, o bloco não era tão adaptado quanto os que estou acostumada e por isso foi bem desafiador, mas no fim acabou dando tudo certo”, destacou Isabel. O calor também foi outro desafio, além do forte vento. “A cada braçada o vento me jogava para trás, mesmo assim consegui marcas muito expressivas”, destacou. De quebra, a paratleta conseguiu índice para disputar o Brasileiro de nado costas. “Estou muito feliz com minha participação, com meu desempenho e também muito grata ao Cidep por ter me ajudado a ir nesta competição, agradeço a Di Farol, que também me ajuda bastante, minha nutricionista Viviane, que está me atendendo e sendo importante nos meus resultados, Alessandra Parapilates, enfim, um conjunto de muitas coisas que fazem a gente conseguir os objetivos”, destacou Isabel. Ela faz parte dos projetos Nadando para a Vida e Paralímpico Sem Fronteiras realizados através do patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).

Atualmente, ela treina com a equipe de base no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A nadadora de 21 anos relata que é difícil administrar o tempo para estudar e treinar. “É uma rotina muito puxada conciliar tudo, mas são meus sonhos: a natação e a nutrição. Treino durante o dia e estudo à noite. São seis dias de treino e basicamente fico só com o domingo para estudar fora da faculdade. Eu já consigo entender o que é melhor comer, beber, antes do treino e competição, aplico o que aprendo na faculdade”.

Isabel conheceu a natação aos quatro anos, para reabilitação, parou por alguns anos e retornou em 2016 a convite de um professor da AACD de Poços de Caldas. Bel, como é conhecida, participou das Paralimpíadas Escolares entre 2016 e 2018, e em 2019 debutou no Circuito Loterias Caixa de Natação.

“Esse foi o primeiro ano que fazemos fora do CT e foi um sucesso. Se pensarmos que João Pessoa tem um custo maior de passagens áreas e uma distância maior, já que os nossos universitários estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Ver que esses atletas vieram para cá, mostra a importância dessa competição”, explicou Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB.

Diego Ferreira, técnico da seleção brasileira, destaca que Isabel é uma atleta de muito potencial e que vem evoluindo a cada dia. “A pandemia prejudicou bastante os treinos dela, mas ela vem tendo uma grande evolução e vem sendo uma das atletas de maior destaque dentro do grupo. Ela tem nível para nadar competições nacionais”, destacou o treinador. “Os resultados em João Pessoa são muito expressivos, melhor tempo da vida no peito e no nado costas e a gente já imaginava que isso poderia acontecer. Só não foi melhor por conta de alguns desafios, mas estamos muito satisfeitos com o desempenho da atleta. Ela deu o melhor que podia dar e agora é seguir os treinos para suas próximas competições”, destacou o treinador.

A quinta edição das Paralimpíadas Universitárias reuniu 329 atletas, de 144 instituições de ensino, de 24 unidades da federação, em disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa. Esta é a primeira vez que a competição acontece fora do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Eraldo Sandi dos Santos, coordenador técnico do Cidep, comemorou bastante os resultados de Isabel. “Ficamos felizes com os resultados dela, sabemos o grande comprometimento e dedicação da atleta nos treinos, sempre fazendo grandes trabalhos desde muito nova e não ficamos nada surpresos com o seu sucesso. Nós de Poços de Caldas estaremos sempre torcendo por ela”, destacou Sandi.

Nenhum comentário: