Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com
Poços de Caldas, MG - Um dos secretários mais ligados ao prefeito Sérgio Azevedo e ao secretário de Governo Celso Donato, Paulo Ney de Castro Júnior assumiu a pasta de comunicação da prefeitura, porém, teve que deixar uma outra função importante que exercia com maestria há 10 anos. Neste período ele foi responsável pelo departamento de marketing da Associação Atlética Caldense, promovendo uma grande revolução na área, tornando o clube do interior de Minas Gerais uma referência até mesmo para os grandes times do Estado. Ney comandou inovações expressivas como a implantação da TV Caldense, plano sócio-torcedor e uma grande divulgação do clube via redes sociais. Antes de chegar na Caldense, Paulo Ney teve passagem pelo Poços de Caldas Futebol Clube, Santo André e Patrocinense. O convite para assumir o cargo na Veterana veio do então presidente Antônio Bento Gonçalves. Ele trabalhou com mais dois presidentes, Laércio Martins e Rovilson Ribeiro. “Sou um torcedor de arquibancada, fui fundador da torcida Lama Verde junto com o João Gabriel, sou sócio do clube, venho de uma família de atletas da Caldense e tenho uma grande ligação com este clube. Saí das arquibancadas, virei funcionário e vou ser sempre Caldense”, disse Paulo Ney.
Mantiqueira - Como foi sua chegada na Caldense?
Paulo Ney - Quando entrei na Caldense o marketing do clube existia apenas no papel, não era um departamento efetivo no clube. Fizemos todo um trabalho de implementação do departamento que hoje se tornou um dos setores mais bem estruturados. O marketing é responsável por diversos departamentos, como a parte social, o esporte especializado, o futebol profissional, a busca por parceiros. Tudo que é referente a comunicação passa pelo marketing, que faz um trabalho muito forte em busca de patrocínios, parceiros que acompanham o time ao longo dos anos. Sempre apresentamos novidades. A questão de uniforme dos times também é uma coisa que levamos a sério. Muita coisa dentro do clube se modernizou através do trabalho feito pelo marketing. Temos uma assessoria de imprensa muito ativa, onde o Renan Muniz faz um trabalho de uma forma muito efetiva e com isso a imprensa fica presente no dia a dia do clube. O marketing proporcionou uma interação muito grande entre clube e associado através de uma rede social bem ativa. Vários canais se encarregam de informar o associado de tudo que acontece. Sem dúvida, uma grande evolução. Muitas coisas ainda estão para acontecer, mas a estrutura de marketing da Caldense hoje é uma das melhores de Minas Gerais, não tenho dúvidas disso.
Mantiqueira - Como está a situação de patrocínio da Caldense para a disputa da temporada 2021?
Paulo Ney - Está sendo complicado devido à falta de torcedores no estádio. Em 2020 sofremos muito com isso e acredito que vamos seguir sofrendo em 2021. Isto é muito ruim para o espetáculo, para o futebol de uma forma geral, e é ruim também para o patrocinador. Antecipamos o trabalho de captação de patrocínio e vou entregar o cargo ao clube com os patrocinadores 100% fechados, inclusive com novidades, como um patrocinador grande entrando, teremos um banco como parceiro da Caldense na temporada. Este parceiro será anunciado nos próximos dias. Apesar das dificuldades devido à pandemia, o trabalho feito desde lá atrás no clube deu uma tranquilidade em relação a este aspecto.
Mantiqueira - Você tem conhecimento sobre quem assume o marketing do clube?
Paulo Ney - Conversei muito pouco com o presidente Rovilson sobre isso, acredito que ele vai ter calma para pensar neste nome, já que deixei o trabalho para os próximos meses bastante engatilhado. Continuarei ajudando no que for possível, me coloquei à disposição e tenho um relacionamento muito próximo com o presidente, além de grande amizade com todo mundo dentro da Caldense. Bom relacionamento este que passa pelo conselho, demais funcionários, e estou pronto para ajudar, mesmo de fora.
Mantiqueira - Seu melhor ano no marketing da Caldense foi 2015?
Paulo Ney - 2015 é o ano que jamais vou esquecer profissionalmente. Um ano que ficou guardado em minha memória, fui em todos os jogos, em todas as viagens, inesquecível. O ano foi de muito destaque para o marketing, já que o time conquistou um grande resultado dentro de campo. Marketing esportivo é muito ligado com o resultado esportivo, e este sucesso do time em campo refletiu em nosso trabalho.
Mantiqueira - O sucesso do marketing contou com uma equipe muito boa e entrosada. Como era a formação de time?
Paulo Ney - Sempre buscamos pessoas bastante comprometidas e com um papel muito importante na divulgação da Caldense. No marketing, ninguém faz nada sozinho e uma boa equipe é fundamental para o sucesso dos projetos.
Mantiqueira - Como andam as negociações com o fornecedor de material esportivo para o clube?
Paulo Ney - O contrato com a Duson terminou no final de 2020 e a Caldense está em final de negociação com alguns fornecedores. O clube recebeu algumas propostas e está analisando. A Duson sempre foi uma grande parceira e também existe a possibilidade de continuar. Este é um assunto que deve ser resolvido nos próximos dias.
Mantiqueira - Qual o sentimento ao se despedir do clube?
Paulo Ney - Um sentimento de dever cumprido. Fiz minha função, me dediquei ao máximo, trouxe muita coisa boa, é muito gratificante poder trabalhar com o time que torcemos. Tive este privilégio. Quem não tem este desejo, não é mesmo? O sentimento de agradecimento é total, trabalhei com os últimos três presidentes e sempre tive uma relação muito próxima com cada um deles, que sempre souberam reconhecer nosso trabalho. Só tenho a agradecer o apoio da diretoria, do conselho deliberativo, funcionários, enfim, de todos. Fico com o coração na mão ao sair, um sentimento de tristeza.
Mantiqueira - E como serão os desafios daqui em diante como secretário de Comunicação do prefeito Sérgio Azevedo?
Paulo Ney - Deixando a Caldense vou me dedicar exclusivamente à prefeitura. As demandas de serviço são muito grandes e tenho alguns projetos a realizar. Vou fazer o mesmo trabalho na prefeitura que já vinha desempenhando ao lado do secretário de Governo Celso Donato e a prioridade é de modernização. A comunicação da prefeitura também precisa de uma atenção especial e vamos buscar realizar melhorias para tornar mais fácil o trabalho de todos. Precisamos melhorar o Portal da Transparência, uma das prioridades, enfim, vamos buscar melhorias em geral na comunicação da prefeitura. Temos bons projetos para a Rádio Libertas, queremos criar uma TV Web para a prefeitura, que será mais um canal de interação com a comunidade. Vamos buscar maior foco nas redes sociais. As ideias que levamos para a Caldense são bem-vindas aqui e vamos tentar trazê-las para a prefeitura. Aqui as coisas são muito dinâmicas, rodam muito e a comunicação tem um papel muito importante. Estamos muito ligados à Secretaria de Governo e ao gabinete do prefeito, ou seja, a comunicação interna também é muito importante, por isso temos que trabalhar muito para deixar esta comunicação impecável, já que o quadro de servidores é muito grande, o que torna a comunicação interna primordial.
Mantiqueira - Você está sempre próximo ao prefeito. Como é esta relação?
Paulo Ney - Existe uma relação de confiança mútua. O Sérgio é uma pessoa muito séria, tem feito um trabalho brilhante, conta com grande aprovação da população, primeiro prefeito reeleito e somos próximos porque trabalhamos muito, temos as mesmas ideias, o que contribui para um grande entrosamento entre nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário