Poços de Caldas, MG – Morreu nesta quinta-feira (14), vítima da covid-19, o ex-vereador, ex-secretário de Esportes e apresentador de rádio e televisão Antônio Carlos Pereira. Ele se sentiu mal no último dia 4, testou positivo, sendo internado dia 10, entubado dia 12 e acabou não resistindo e falecendo, causando grande consternação no meio político, esportivo e de comunicação da cidade.
Antônio Carlos nasceu em Palmeiral, distrito de Botelhos-MG. Em 1979, já morando em Poços de Caldas, começou a trabalhar no jornal Diário de Poços. Ele atuou também no jornal Mantiqueira como colaborador escrevendo uma coluna esportiva nos anos 80. Pereira teve passagens marcantes pela Rádio Difusora com o tradicional programa Linha Direta e também pela Rádio Cultura. Atualmente comandava o programa Canal Aberto pela TV Poços. Na mesma emissora ele apresentava o programa Tempo de Esporte, que estava fora do ar devido à pandemia.
O vereador
Antônio Carlos foi um dos vereadores que mais ocupou o cargo em Poços. Foram sete mandatos, o primeiro deles em 1982, sendo presidente da Câmara Municipal de 1995 a 1996 e de 2017 a 2018. No período ele se destacou por diversos projetos, buscando atender toda a comunidade, principalmente as mais carentes. Pereira também tinha forte ligação com a zona rural, onde concentrava boa parte de sua atenção. Ele acabou não se reelegendo nas últimas eleições, mesmo com uma votação expressiva. Recentemente, ele anunciou que estava deixando a vida política e ia se dedicar mais à família e aos amigos, além de seus projetos na TV. Aos mais próximos ele confidenciou que tinha projetos para um retorno ao rádio.
Esporte
Pereira realizou diversos projetos como secretário de Esportes. Foi dele a criação de campeonatos como a Copa Lázaro Walter Alvisi, competição que é uma das mais tradicionais do calendário esportivo da cidade. Amigo de Alvisi de longa data, Pereira se orgulhava quando falava da competição. Ainda como secretário, realizou modificações importantes no formato da Volta ao Cristo e incentivou todas as modalidades, como a malha e bocha. Ele era apaixonado por cavalhada e era nome comum nos eventos realizados em Poços de Caldas e região.
Troféu Tempo de Esporte
A paixão pelo esporte e pelos esportistas levou Pereira a criar o Troféu Tempo de Esporte, realizado durante anos em parceria com o Pampa Churrascaria, do amigo Sergio Krzizanski. O programa tinha como objetivo premiar personalidades esportivas da cidade com troféus e um reconhecimento pelos serviços prestados em prol dos esportes. A premiação não estava sendo realizada nos últimos anos, mas Pereira continuava com as homenagens aos esportistas em solenidades especiais no plenário da Câmara Municipal.
Caldense e Corinthians
No futebol Pereira tinha dois grandes amores. A Associação Atlética Caldense e o Corinthians, time do qual era torcedor doente. Os primeiros trabalhos de Pereira como repórter esportivo foram acompanhando a Caldense em suas memoráveis campanhas. Ele se vangloriava de contar histórias dos times dos anos de 70 e 80, tendo acompanhado a campanha da Veterana em sua última participação no Campeonato Brasileiro da Série A, em 1979. Pereira também narrou o título da Caldense em 2002 pela TV Poços.
Covid
Dia 4, Pereira ainda apresentou o programa Linha Direta pela TV Poços, mas acabou encerrando os trabalhos mais cedo, depois de não se sentir bem ainda dentro da emissora. Ele fez o teste que deu positivo. O próprio Pereira tratou de acalmar os amigos dizendo que estava bem e sem sintomas. O quadro se agravou e ele acabou internado com cerca de 75% dos pulmões comprometidos e não resistiu.
Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereadores e servidores manifestaram pesar, em nota oficial, pelo falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Casa. “Nesse momento tão difícil, o Poder Legislativo se solidariza com os familiares e amigos”.
Antônio Carlos Pereira foi eleito vereador para sete legislaturas: 11ª (1989/1992), 12ª (1993/1996), 13ª (1997/2000), 14ª (2001/2004), 16ª (2009/2012), 17ª (2013-2016) e 18ª (2017/2020). Foi presidente da Câmara nos biênios 1995/1996 e 2017/2018, além de presidente e membro de diversas comissões permanentes ao longo dos mandatos. No Poder Executivo, ocupou o cargo de secretário municipal de Esportes no ano de 2005.
“A Câmara Municipal expressa as mais sinceras condolências à família. Pedimos a Deus que conforte o coração de sua esposa e filhos neste momento de dor”.
Repercussão
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do pai, irmão, amigo, comunicador, do nosso amado vereador Antônio Carlos Pereira. Nosso querido Antônio Carlos viveu de maneira simples, sempre alegre, extremamente dedicado a sua missão: estender as mãos a todos aqueles que precisam. Encontrou no esporte a sua alegria, e descobriu na política e na comunicação sua vocação para ampliar seus esforços de contribuir para uma sociedade melhor. Antônio Carlos nunca faltou à sua comunidade. Vítima da covid-19, ele lutou bravamente contra a doença. Sua partida nos deixa sem chão, ao mesmo tempo em que reforça a nossa certeza de que ele viveu plenamente, ofertando o melhor de si para todos. Ficam a saudade e as boas lembranças. Deus recebe um filho querido e os céus ganham uma estrela. E como diria nosso querido Antônio Carlos: “Gente amiga, um forte abraço e até um dia se Deus quiser”. Família Pereira
+++++++++++++++++++++
“Um dia muito triste para nossa cidade, que perde um de seus maiores homens públicos. Antônio Carlos Pereira será para sempre lembrado como uma pessoa que lutou pelo bem comum e pautou a sua vida em ajudar o próximo e lutar por Poços de Caldas. Com sete mandatos de vereador e um de Secretário de Esportes, iniciou a sua trajetória na imprensa, onde sempre foi atuante na defesa dos interesses da população. Que Deus conforte a família e amigos neste momento tão difícil. Decreto o luto de três dias como homenagem e respeito de toda nossa cidade”. Sérgio Azevedo, prefeito
+++++++++++++++++++++++++++
“O Poder Legislativo teve esta triste notícia. Estávamos pedindo a Deus para que o Antônio Carlos Pereira pudesse se recuperar. Foi um ex-vereador e ex-presidente desta Casa com uma atuação de muito destaque, porém, infelizmente ele não resistiu e nos deixou. Fica registrado nosso sentimento de pesar a todos os familiares, a Sandra, sua esposa, aos filhos Natália, Otávio e Marcel, aos amigos. Antônio Carlos trabalhou muito pela nossa cidade e vai deixar um legado para todos nós. Tive o prazer de conviver com ele quatro anos, fazendo parte do primeiro biênio da Mesa Diretora enquanto ele estava como presidente e desenvolvemos um ótimo relacionamento de respeito, de diálogo e tenho na memória uma ótima relação com o amigo Antônio Carlos Pereira. Fica registrado nossos sentimentos neste dia triste a todos que estão sofrendo com sua partida”. Marcelo Heitor, presidente da Câmara Municipal
+++++++++++++++++++++++++
“Meu amigo de tantos anos, amigo de bancada e de vida, tô ainda sem compreender como você se foi tão rápido, deixando esse vazio imenso que só é preenchido com saudades, e nem ao menos poderemos dar o último adeus. Todos os dias a gente repetia que precisávamos ser de rádio, de TV e de circo, pra dar conta do nosso dia a dia, da nossa correria, das nossas responsabilidades. E a gente conseguia. Conviver diariamente nos fez mais que companheiros de trabalho, nos fez amigos e família. Saiba que vai fazer muita falta, não só pra mim, mas todos os nossos telespectadores que também se tornaram nossos amigos, afinal, visitamos a casa deles todos os dias, através do programa. E como você sempre me perguntava a previsão do tempo, saiba que o dia hoje está nublado, cinzento e triste sem você. Desejo que descanse em paz onde estiver, porque aqui você cumpriu bem o seu papel de ser humano, ajudando o próximo como podia. Obrigada “gente amiga” por ter feito parte da nossa vida”. Ivonete Door, amiga e companheira de bancada no programa Canal Aberto
+++++++++++++++++++++
“Falar de Antônio Carlos Pereira é falar de um irmão, o irmão que nunca tive. Venho de uma família de quatro irmãs e o Pereira era este irmão que faltava na família. E vai continuar sendo, pois guardo no meu coração estes 45 anos de convivência, conheço o Antônio Carlos desde menino, fomos vizinhos na rua Campestre e ele é uma pessoa que guardo no coração com muito amor. Ele me levou para a TV, foi meu parceiro em diversas caminhadas, alguém que sempre teve no coração a vontade de ajudar o próximo. E ele sempre foi esta pessoa que ajudou o próximo, que buscou fazer o seu melhor para as pessoas e para nossa cidade. Um homem que ficou anos e anos no rádio, na TV, foi um vereador por sete mandatos, secretário de Esportes, alguém que esteve neste mundo para servir. Infelizmente, o Antônio Carlos Pereira foi embora muito cedo, tinha muito ainda para doar para nosso povo, nossa cidade. Conviver com ele foi aprender e aprender muito. Ele tinha muito a ensinar na política, no meio da comunicação, na amizade, em tudo. Pereira sempre foi uma pessoa muito firme que sempre esteve ao meu lado. Um amigo de verdade. A convivência que tive com ele foi uma das coisas melhores que aconteceu na minha vida. Obrigado meu irmão Antônio Carlos Pereira, vai com Deus, Deus te abençoe e tenho certeza que ele está te esperando de braços abertos, já que você tem um lugar especial. Descanse em paz, meu amigo irmão. Quero finalizar destacando a relação de afeto que criamos desde os tempos que a esposa dele Sandra e eu trabalhávamos juntos no Bradesco e a gente realizava diversos encontros. Eram eventos de futebol, churrascos, no dia a dia a gente era uma família que ainda contava com o Célio Jequiti e o Sérgio do Pampa, entre outros, para conversas agradáveis. Será difícil esquecer de tudo isto”. Antônio Donizete Albino, amigo e parceiro de bancada no programa Tempo de Esporte
+++++++++++++++++++
“A Associação Atlética Caldense manifesta os mais sinceros sentimentos de pesar a familiares e amigos e agradece toda a divulgação da Veterana feita por Antônio Carlos ao longo de décadas”.
Associação Atlética Caldense
+++++++++++++++++++++
“Um convívio de mais de 25 anos no dia a dia. Momentos inesquecíveis desde as narrações esportivas em que eu, ao lado como comentarista, aprendia com o grande profissional. E no Jornalismo estando lado a lado em todas as decisões; sempre juntos. Uma vida de amizade e união, união de irmãos. Que Deus lhe dê o descanso eterno e que tenha a plena consciência de que sua trajetória aqui neste plano foi cumprida. Dentro do nosso peito uma dor enorme no coração e a alma angustiada. Pessoas inesquecíveis, marcantes e, principalmente, que deixam seu legado. Gratidão pelo convivido com você. Eternas lembranças. Adeus, amigo!” Ildeu Pereira, TV Poços
++++++++++++++++++
“Uma notícia muito triste que nos pegou de surpresa e fica um sentimento de perplexidade. A cidade em geral perde um grande homem público, um homem que trabalhou em várias frentes e que prestou serviços muito relevantes. Meus sentimentos a todos os familiares”. Wellington Guimarães, vereador e ex-secretário de Esportes
+++++++++++++++++++++
“Uma perda irreparável para toda a cidade e em especial aos esportistas de Poços de Caldas. Hoje ocupo a cadeira que um dia foi dele e espero trabalhar pelo esporte tão bem quanto ele trabalhou um dia. Todos estamos muito tristes, mas vamos seguir os ensinamentos do Antônio Carlos Pereira que realizou muito pelo nosso esporte. Vá com Deus”. Pelezinho, atual secretário de Esportes
++++++++++++++++++++++++++++
“O amigo Antônio Carlos fez muito pela nossa cidade ao longo da sua trajetória política. Tive o prazer de estar com ele no final de ano dividindo as cadeiras da Câmara Municipal. Deixará saudades. Descanse em paz”. Albert Mareca, ex-vereador e ex-secretário de Esportes
+++++++++++++++++++++++++
“Muito triste, num momento de uma terrível pandemia estamos lamentando a perda de um colega, um companheiro e um amigo de uma vida toda. Ele foi um amigo tanto na minha militância na imprensa quanto no convívio com minha família e da minha esposa. Nos conhecemos quando ele ainda trabalhava no terminal rodoviário e ele já era muito próximo de nós. Tivemos um grande contato nos tempos de Rádio Difusora quando ele, Lázaro Walter Alvisi, Orlando Gaiga formavam uma equipe de muito respeito. Para mim é uma perda substancial, um amigo, um parceiro, uma pessoa que a gente sabia que podia contar sempre que precisasse, porque ele não sabia falar não. Fico triste, acompanhamos o que ele passou desde o começo nesta enfermidade, vimos sua internação com muita preocupação e, infelizmente, ele acabou não resistindo. Perdemos uma pessoa que muito ajudou os ex-jogadores da Caldense, sempre muito amigo, sempre muito prestativo. Uma tristeza que só aumenta porque nem velório para uma última homenagem podemos fazer devido à covid-19. Estou arrasado, uma perda de um companheiro e um grande amigo. Que Deus o tenha e que agora sua família se conforte. Que a Sandra, que também está com covid-19, se recupere e cuide dos filhos que tanto foram amados pelo Pereira. Que Deus abençoe esta família que agora fica na saudade de seu patriarca amado”. Paulo Roberto Caldeira Brant, amigo e parceiro de banca no programa Tempo de Esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário