segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Pelezinho analisa primeiros dias como secretário de Esportes

Poços de Caldas, MG - Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho, conversou com o Mantiqueira e fez uma análise sobre os primeiros dias no cargo de secretário de Esportes. O ex-professor da Sociedade Esportiva Curimbaba e ex-coordenador do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) disse que os primeiros dias estão sendo de muito aprendizado e reuniões. Ele comenta que o calendário esportivo ainda deve demorar um pouco para começar e falou sobre os contatos com grandes times do futebol brasileiro, para onde leva muitos meninos de Poços de Caldas para avaliações.

Mantiqueira - Como você sentiu a primeira semana como secretário de Esportes?

Fernando Henrique dos Santos, Pelezinho - Como não poderia ser diferente, foi uma primeira semana de muito trabalho, ainda estou conhecendo na prática o que é uma Secretaria de Esportes. Sempre fui uma pessoa bastante envolvida com a Secretaria, mas sempre do lado de fora, agora faço parte da equipe e estou vendo o tamanho que é esta Secretaria, o que ela envolve, a grandiosidade dos eventos, a quantidade de pessoas que ela atende, realmente assusta. Foi uma semana produtiva, consegui conhecer vários espaços que antes eu não tinha o olhar do gestor e agora tenho esta responsabilidade. É interessante, pois estou vendo praças esportivas que muitas vezes eu mesmo reclamava, cobrava alguma coisa, hoje o papel se inverteu e a cobrança agora é comigo. A preocupação é grande, os problemas também, mas estou muito feliz, fui muito bem recebido pela equipe e isto faz uma grande diferença. A Secretaria de Esportes conta com profissionais maravilhosos e que fazem um grande trabalho. Acredito que eles entenderam que meu nome foi o escolhido para secretário e que vou dar continuidade à administração passada, quando o Paulista fez uma grande diferença liderando aquela pasta.

Mantiqueira - Foi uma semana de muitas reuniões. O que deu para traçar nestes primeiros dias?

Pelezinho - Realmente foram dias de muitas reuniões, muitas conversas com o pessoal da manutenção, com o departamento técnico, estive visitando, juntamente com o vice-prefeito Júlio, alguns espaços, me alinhei muito bem com o assessor da Secretaria, Flavinho, que me passou alguns processos, dentre estes destaque para a implantação da lanchonete no Country Club, que vai acontecer ainda este ano. Ainda não tive contato com todos os professores da Secretaria, já que a grande maioria está de férias, mas foi uma semana bastante produtiva.

Mantiqueira - Você na Secretaria, Júlio César de Freitas na prefeitura, Paulista na Câmara. Como você vê a política e o esporte nos tempos atuais?

Pelezinho - É sem dúvida um grande ganho para o esporte. Muitas pessoas em funções importantes olhando para o esporte é diferente para a cidade. Hoje assumo a Secretaria certamente em condições bem melhores que o Paulista assumiu em 2016, quando para ele era tudo mais novidade do que é para mim hoje. Temos um vice-prefeito atuante no esporte, para nós esportistas ele é um grande exemplo e assim a tendência de que as coisas vão funcionar muito bem é grande. A cidade ganha muito, esportivamente falando. Legislativo e Executivo hoje entendem muito mais de esporte do que antes e a meta é todos trabalhando juntos, fazer realmente aquilo que o prefeito sempre colocou para o secretário, que é o espírito de equipe. Todos precisam caminhar juntos, com o mesmo objetivo, que é uma Poços de Caldas melhor.

Mantiqueira - Já foi conversado sobre o apertado calendário esportivo que deveremos ter em 2021?

Pelezinho - Ainda não sentamos para conversar sobre o calendário esportivo. Vamos analisar isso com calma, mesmo porque estamos aproveitando esta fase de pandemia, onde a realização de eventos está proibida, e tentar estruturar alguma coisa. A preocupação maior agora é conhecer as demandas, ver as carências e buscar melhorar as condições das praças esportivas. O sentido disso é deixar tudo pronto para quando os eventos forem liberados termos boas estruturas, melhor qualidade para a prática esportiva. Acredito que apenas no segundo semestre teremos competições novamente em Poços de Caldas.


 Mantiqueira - Como fica o Pelezinho, professor de escolinha de futebol?

Pelezinho - Aquele Pelezinho professor da Escolinha Curimbaba não existe mais. Hoje o Pelezinho é olhado por todas as modalidades, todos os esportes de Poços de Caldas. A escolinha Curimbaba me trouxe até aqui, me deu um reconhecimento grande, fiz um trabalho lá desde 2006, aprendi muito neste tempo, conquistei amigos incríveis por lá, devo muito ao Grupo Curimbaba, especialmente ao Claudinei Pereira, da Yoorin, que foi o cara que acreditou no meu trabalho e me deu um voto de confiança. Ele me ajudou muito e sou eternamente grato. Atuamos em todos os bairros da cidade, mas agora deixo a escolinha, não se trata de um abandono, mas deixo à frente da escolinha pessoas do bem que se preocupam na formação do jovem, no trabalho social. Meu trabalho terá uma continuidade com o Marcelo Rodrigues, com o Dionísio e o meu braço direito Adauto Viana. A escolinha fica em boas mãos, bem amparada e tenho certeza de que ela vai ser muito melhor com estas pessoas capacitadas que passam a tomar conta. É gente que gosta do que faz e sabe como é bom ajudar o próximo através de um belo trabalho social. Serei sempre um grande torcedor e admirador da escolinha Curimbaba.

Mantiqueira - E como fica seu trabalho com os grandes times do Brasil. Você sempre fez um trabalho de garimpar talentos em Poços. Este trabalho segue?

Pelezinho - Continua e até vai melhorar. Meus contatos seguem fortes e agora minhas indicações vão abranger um número maior de meninos. Se a escolinha Curimbaba tinha portas abertas no Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Red Bull, Desportivo, Cruzeiro, Atlético, Internacional, Grêmio, entre outros, agora como secretário garanto que esta abertura se estenderá a toda Poços de Caldas. Antes a gente realizava eventos para avaliação dos meninos da Curimbaba e estes eventos agora são de toda a cidade, ou seja, maior chance para todos.

Nenhum comentário: