sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas investe em objetivos para 2022

Poços de Caldas, MG – O Mantiqueira conversou com Arison Danziger Darróz Siqueira, presidente da Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas (ACPC). A ACPC é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo defender as demandas dos ciclistas, sempre buscando melhorias para todos, especialmente em relação à mobilidade urbana e segurança. 


Mantiqueira – Quais os objetivos da Associação para o ano? 

Arison Siqueira – A Associação tem pelo menos quatro objetivos muito fortes para 2022. Queremos continuar trabalhando junto ao Poder Executivo para melhorarmos a questão de mobilidade urbana. O segundo ponto muito fundamental, e que também tem a ver com mobilidade urbana, é a ampliação da nossa malha de ciclovias, juntamente e, consequentemente, vem a segurança que envolve todo o processo de sinalização e de educação, tanto do trânsito, quanto dos ciclistas. Em seguida vem a parte de valorização dos atletas. Por incrível que pareça, temos atletas de diversas modalidades que precisam de apoio. O que queremos pleitear este ano junto à Câmara Municipal, que talvez possa colocar um projeto de lei para andar junto com o Poder Executivo, é a valorização destes atletas. É fazer com que os atletas poços-caldenses tenham realmente um destaque e um grande potencial para levar o nome de Poços de Caldas para o mundo, mas que para isso seja dado um benefício muito maior para eles do que somente os atuais projetos dentro da Secretaria de Esportes. Sabemos que são projetos que ajudam bastante, mas acreditamos que pelo potencial que temos pode ser muito mais. Este ano pretendemos trabalhar junto para esta valorização. Outro objetivo da Associação é trazer mais eventos para a cidade. Sejam provas de mountain bike ou várias outras modalidades. 


Mantiqueira – Este ano a Associação terá sede própria. Quando ela começa a funcionar? 

Arison Siqueira – Esta é uma das grandes novidades para 2022. Nossa sede própria é uma das grandes conquistas nossas e ela veio depois que a prefeitura fez um chamamento público, entramos com nossa documentação, que foi toda aprovada. Acredito que a inauguração da nossa sede seja agora em fevereiro. Nesta sede vamos poder acolher os ciclistas, realizar palestras, workshop e utilizar o espaço para vários outros fins relacionados a bicicletas. Queremos compartilhar o espaço com outras atividades esportivas, como o pessoal do remo e da corrida. Isso foi um grande ganho para nós, o local é maravilhoso, bem próximo à barragem da represa Bortolan, e será o ponto de saída, o marco zero da Rota do Vulcão. 


Mantiqueira – A Rota do Vulcão tem sido o sucesso esperado? 

Arison Siqueira - A Rota do Vulcão foi recém-lançada, estamos tendo um sucesso muito grande com centenas de ciclistas fazendo o percurso. Pretendemos fechar 2022 com pelo menos cinco mil ciclistas tendo feito a Rota do Vulcão e em 2023 mais de sete mil ciclistas tendo feito o percurso que é maravilhoso. A gente acredita que se atingirmos este número de pessoas vamos conseguir um giro na nossa economia, e na das cidades da região, de sete a oito milhões de reais por ano. É um valor muito expressivo para quem tem zero hoje, ou seja, um ganho de mais de 100% em gastos diretos para as cidades. Será dinheiro empregado em hotéis, comércio, bares, restaurantes, nas bicicletarias, entre outros. A Rota do Vulcão é um projeto que deu muito certo, temos muito a evoluir, 2022 ainda será um ano de evolução muito grande, onde temos que rever as marcações, ajustar as placas que foram vandalizadas, as que caíram e este tipo de trabalho será para sempre. 


Mantiqueira – Como está a parte filantrópica? 

Arison Siqueira – Este ano pretendemos lançar o cartão do ciclista e este cartão, vindo a receita, vamos aplicar nos projetos que a Associação vem fazendo, principalmente as ações filantrópicas junto às várias instituições que necessitam. Atualmente a gente está junto ao Hemocentro realizando uma campanha de doação de sangue. Pretendemos, numa ideia que ainda será colocada em votação entre os associados e para a coordenação, que no final do ano, com a receita que a gente tiver, destinar uma porcentagem para doações a entidades filantrópicas. É muito importante que as pessoas ajudem a Associação. Ao ajudar nossa Associação as pessoas vão nos dar condições de ajudar pessoas ou entidades que precisam, principalmente novos projetos. Em 2021 conseguimos colocar placas de sinalização de ciclistas em grande parte das estradas onde a pessoa roda, colocamos placas de conscientização nas fazendas orientando sobre lixo, porteiras e isso foi muito bem aceito pelos fazendeiros e pela pessoa que pedala. Pleiteamos bastante a implantação da nova ciclovia, que começou e acredito que em alguns meses esteja tudo pronto, principalmente a conexão da avenida João Pinheiro com a zona sul. Estamos a todo vapor e pedimos para os ciclistas nos ajudarem. Todo mundo da Associação trabalha de forma voluntária e esperamos fazer em 2022 algo que surpreenda a população vindo dos ciclistas. O que é muito legal. 


Mantiqueira – Voltando a falar de mobilidade urbana, como conviver bem no trânsito da cidade? A ciclovia agrada como está? 

Arison Siqueira - Como disse, falta a finalização da ciclovia, principalmente a parte que se refere à marcação e à sinalização. A ciclovia que vem do shopping para o centro, que passa no transbordo da João Pinheiro/Mansur Frayha, ficou muito boa naquele ponto, mas é um ponto que só vem de lá pra cá, mas gostei bastante. Falta pintar melhor porque a sinalização que foi colocada no trecho já está desbotando por conta das chuvas, mas como disse está bom, vai seguir com sinalização que vai até o Véu das Noivas, passando por dentro do pátio da rodoviária, subindo pelo Ronaldão até o Véu das Noivas. A prefeitura nos informou que está iniciando esta conclusão, mas o importante é que vai ter segurança para os ciclistas. Quanto o trânsito de Poços de Caldas, a vida inteira a gente brigou por conta deste assunto, mas acredito que pela quantidade de ciclistas que a cidade tem, somada à quantidade de veículos que Poços possui, nosso índice de acidentes e mortes é insignificante e existe uma harmonia muito legal entre os ciclistas e os motoristas. Isso acontece porque o motorista sabe que o número de ciclistas é alto e já está acostumado com a situação. O mesmo acontece com os ciclistas que tentam não infringir qualquer tipo de lei que vá colocar sua vida em risco, fazendo com que o motorista tenha maior conforto na sua direção. Comparada a outras cidades, Poços de Caldas está de parabéns, já que existe uma harmonia muito grande entre estes dois condutores. 


Mantiqueira – Quais os benefícios que a Associação dos Ciclistas alcançou após se tornar entidade de utilidade pública? 

Arison Siqueira – Foi um reconhecimento muito importante para nós. Isso permite poder trabalhar junto com o Poder Executivo e com o Poder Legislativo em todas as nossas demandas, todas as nossas angústias em prol desta segurança que acabamos de falar. Quando fomos reconhecidos com este título nos sentimos muito orgulhosos de poder falar que o trabalho que a Associação vem fazendo realmente é um trabalho que vai levar para a sociedade um benefício e isso foi fantástico. 


Mantiqueira – Como você vê o crescimento de ciclistas na cidade? 

Arison Siqueira – Costumo dizer que o ciclista que quer perder peso ele até consegue no começo, mas depois ele dá uma relaxada, começa a ir para o bar, tomar uma cervejinha, tomar um refrigerante, começa a ficar desregrado e o peso volta. Para ter sucesso no esporte e no ciclismo a atividade física é essencial, mas ela precisa ser feita com regras, com determinação, com objetivos. Se for bem feita a atividade física, independente de qual seja, ela tem que estar na vida das pessoas, faz bem para a saúde, para o corpo, para a cabeça, faz bem para tudo. Poços de Caldas respira atividade física e temos uma grande quantidade de pessoas que pratica ciclismo, corrida, futebol, cricket, tênis, enfim, é uma coisa incrível, então Poços respira esporte e por este motivo proporciona uma qualidade de vida grande para as pessoas.  Em uma recente reunião que tive com o prefeito Sérgio, ele disse que investir em saúde é uma saída muito inteligente, pois reduz filas em hospitais. Ele falou que prefere investir na saúde porque assim vai precisar investir cada vez menos em hospital. E é verdade. Quando mais você faz atividade física e cuida da saúde, menos vai precisar de hospital, de menos remédio. Trata-se de uma política muito inteligente. 


Mantiqueira – Entrando no campo da política, qual a posição da Associação neste segmento? 

Arison Siqueira - Deixo bem claro que nunca tive contato com as outras administrações, não posso dizer como eram. Desde que fundamos a Associação, a administração é do prefeito Sérgio Azevedo, vindo com o vice-prefeito Tio Júlio, o secretário de Esportes Pelezinho e o vereador Paulista, ex-secretário de Esportes, a equipe da Secretaria, acredito que Poços está realmente dando um foco muito grande no esporte. Mas não para no esporte, a gente observa muitas outras melhorias na cidade e isso faz diferença. Mas falando de esporte o tempo é da prefeitura, do Poder Público, a gente sabe que às vezes as decisões são demoradas, mas as coisas estão acontecendo e Poços está melhorando muito na questão de esportes, seja em reformas de quadras, em ciclovia, ou seja, acredito que esta atual administração vem fazendo um excelente trabalho.   


Mantiqueira – Então podemos dizer que a Associação está satisfeita com as reivindicações feitas? 

Arison Siqueira - Nunca nos negaram nada, temos portas abertas dentro da prefeitura, portas abertas na Câmara Municipal, na Secretaria de Esportes, onde sempre nos escutam e isso é muito importante. Até o momento não nos foi negado nada que pedimos. Pode não ter sido feito, mas às vezes por questões de prioridades dos setores, mas até hoje não tivemos nenhum pedido descartado. 


Mantiqueira - Como a Associação está lidando com a pandemia?

Arison Siqueira – A pandemia atrapalhou muito, mas fez com que a gente enxergasse muitas outras coisas. Volto a dizer que a atividade física é fundamental e destaco casos de colegas que tiveram covid antes mesmo da vacinação, tiveram complicações, mas não conheço nenhum ciclista que foi entubado ou que morreu por conta da covid. A pandemia atrapalha muito a vida de todo mundo, mas precisamos aprender a conviver com ela, e fazer atividade física será sempre uma grande saída para cuidar bem da saúde. Acredito que vamos conviver com a covid como convivemos com a gripe, com outras doenças, e os cuidados serão para o resto de nossas vidas. 


Mantiqueira - Como fazer parte da Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas? 

Arison Siqueira – Os interessados podem entrar no site www.somosciclistas.com.br onde estão todas as informações para poder se associar. O ciclista que se associa tem vantagens diversas. Primeiro é a contribuição para os ciclistas da nossa cidade. Depois ele terá direito ao acesso a nossa sede de uma maneira diferenciada, terá descontos em vários estabelecimentos parceiros da Associação, entre outros benefícios. O valor é irrisório. O associado paga R$ 5,40 ao mês, uma anuidade de R$ 65, que ajuda bastante nos projetos que a Associação vem fazendo.    

Nenhum comentário: