Poços de Caldas, MG – O entrevistado de hoje do Mantiqueira é Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho, secretário municipal de Esportes. Ele fala sobre os eventos esportivos do ano, com destaque para a Copa Brasil Loterias Caixa de Atletismo, que acontece em fevereiro. Ele conta ainda a troca de duas torres de iluminação do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, além de outras melhorias.
Mantiqueira – Como fica a programação da Secretaria de Esportes para 2022? O ano começa com dois eventos adiados.
Pelezinho – Estava tudo certo para o início esportivo com as provas da Corrida Ciclística da Comarca e a Volta ao Cristo, infelizmente o ano começou com os números de casos de covid crescendo muito e por isso tivemos que repensar tudo. Em se tratando de eventos esportivos, a primeira coisa que vem à cabeça é a questão da segurança, tanto de participantes quanto de organizadores. O adiamento destes dois eventos veio por decisões técnicas e vimos que era melhor adiar neste momento e realizá-los quando a situação estiver melhor. São dois eventos que envolvem um grande número de pessoas, tanto de Poços de Caldas quanto de outras cidades e Estados e isso poderia ajudar ainda mais na multiplicação desse vírus. Ficou definido que a Volta ao Cristo acontece dia 15 de maio, um período em que não deveremos ter chuvas, mais frio, bom para correr. Já a Corrida Ciclística da Comarca transferimos para 4 de julho. De resto acredito que nossa programação esportiva para o ano está confirmadíssima e teremos grandes eventos para todos os gostos de esportes.
Mantiqueira – O que destacar nesta programação do ano?
Pelezinho – Já no próximo mês estamos fechando um grande evento que vai ser realizado no Parque Ecológico da zona sul, onde vai acontecer a Copa Brasil Loteria Caixa de Cross Country. Trata-se de uma etapa que será realizada ao mesmo tempo em quatro regiões do Brasil e Poços de Caldas foi uma das cidades contempladas como uma das sedes da região Sudeste e estará representando Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Este evento será dia 20 de fevereiro e os três melhores de cada categoria estarão no Espírito Santo, onde será disputada a fase nacional do evento. Aliás, trazer a fase nacional para Poços de Caldas é outro objetivo que temos, o que pode acontecer em 2023. O evento terá toda a segurança, o Parque Ecológico é um espaço aberto e a participação estará restrita a atletas federados e vacinados, além de testes de covid negativos. Este evento tem que ser realizado na data programada por ser simultâneo com outras cidades e por isso não pode ser adiado, caso isso aconteça por algum motivo os atletas de nossa região serão prejudicados. Torcemos para que até lá a situação da covid na cidade esteja mais controlada e o público que comparecer verá em Poços de Caldas os melhores do Cross Country.
Mantiqueira – Além deste evento, o que mais podemos esperar para este ano?
Pelezinho - Temos muitos projetos de Lei de Incentivo ao Esporte que vão movimentar setor na cidade. Somente na esfera municipal temos 67 projetos aprovados já em fase de captação para serem executados entre fevereiro e março. Isso já irá atender a várias demandas atingindo faixas etárias diferentes, modalidades diferentes, várias regiões da cidade e vai valorizar muito o esporte de uma forma geral. Estamos trabalhando com o dobro de projetos, o que é muito bom para a administração. Teremos ainda outros vários eventos importantes, como a Copa Palmeiras de Futsal, sub-8, sub-10, sub-12 e sub 16, masculino e adulto livre. Este evento deve acontecer em abril na cidade. Temos outros projetos para acontecer, tanto no futebol como no voleibol, basquetebol, voo livre, natação, enfim, no aniversário de 150 anos de Poços de Caldas queremos fazer do nosso esporte um atrativo melhor e maior, fazendo desta data ainda mais especial para todos nós.
Mantiqueira – Em 2022 teremos a Olimpíada dos Trabalhadores?
Pelezinho - Se Deus quiser. Todo mundo está ansioso para participar desta tradicional competição e ela vai acontecer de acordo com todos os protocolos de segurança e seguindo todas as regras do comitê anti-covid de Poços de Caldas. Vamos depender muito da situação pandêmica da cidade na época, mas se tivermos condições de realizar o evento podemos ter certeza que vamos realizá-lo. Foram dois anos sem e será muito importante esta retomada, já que se trata de uma competição que engloba várias empresas, vários trabalhadores do nosso comércio e indústria e por isso este evento é tão aguardado.
Mantiqueira – O Campeonato Mineiro da primeira divisão começa nesta terça-feira e já teremos jogos no Ronaldão. Como o estádio está?
Pelezinho – Conseguimos trocar duas torres de iluminação através da prefeitura e da Secretaria de Esportes, então teremos uma iluminação um pouco melhor. Claro que o objetivo é trocar as outras duas, mas no primeiro momento não temos condições, mas quem for ao estádio vai perceber uma boa melhora neste sentido. Estamos limpando toda a arquibancada, elas também estão recebendo nova pintura e quando a bola rolar nesta terça-feira todos vão perceber um estádio revitalizado, mais atrativo e propício para a gente torcer pela Veterana. Tem ainda o presentão do público no estádio, quem for vai ver que priorizamos segurança, teremos todos os protocolos à disposição, não teremos crianças abaixo de 12 anos, todos os presentes terão que ser vacinados, então a torcida precisa ir, dar força para o time e isso faz muita diferença. Aqueles que foram para torcerem pelo time, valorizaram o futebol, serão muito bem-vindos. Destaco a parceria da Caldense com a Secretaria de Esportes, responsáveis pelas melhorias no estádio. Convido ainda aqueles que gostam de criticar para irem até o estádio e ver o que fizemos. Muita gente fala muito, mas nem torce pelo time, tem como prioridade apenas as críticas. Vão ver o que está sendo feito. O que é bom também merece destaque. Eu mesmo estarei no estádio torcendo pela Caldense, sou um amante do futebol, torço para nossos times, torço também pelo Vulcão e quero o bem de todos. Que a Caldense faça uma boa estreia e mostre para as demais equipes a força que tem.
Mantiqueira - E o futebol amador? Como está a situação?
Pelezinho – Fechamos 2021 com uma falha na competição, falha esta que conseguimos sanar com o cancelamento da competição e agora queremos fazer grandes eventos no futebol amador de Poços de Caldas. Este ano vamos ter Master, Infantil, Mirim, Amador, enfim, todos os campeonatos acontecendo e vamos estar zelando da melhor maneira possível para que a gente consiga realizar boas competições juntamente com a Associação dos Árbitros de Poços de Caldas e a Liga Poços-caldense de Futebol, atendendo nosso objetivo de fazer várias competições boas e sem problemas.
Mantiqueira – Você entra no segundo ano como secretário de Esportes. Será mais fácil?
Pelezinho – Tive um primeiro ano de secretariado importante, mas foi um ano que não teve tantos eventos devido à pandemia. Foi ruim em um certo ponto, mas serviu de outro lado a me ajudar a conseguir entender um pouco de tudo, aprender um pouco de tudo. A máquina pública é desafiadora e um ano é pouco para você conseguir ter um bom domínio de como ela funciona. Acredito que nem mesmo em quatro anos isso é possível, já que lidamos com um incêndio a cada dia, situações diversas que precisam ser lidadas, então o primeiro ano foi um grande aprendizado e acredito que 2022 será um pouco menos tenso. Teremos grandes desafios e muitas dificuldades também neste segundo ano, mas sabendo que estou mais preparado, entendendo todos os trâmites, mais do processo, e tenho certeza que acontecendo os eventos já vamos encarar tudo de um jeito diferente.
Mantiqueira – O que falar sobre melhorias nas estruturas esportivas?
Pelezinho – A melhoria de nossas estruturas esportivas é uma luta desde que o prefeito Sérgio estava em seu primeiro mandato. Isso sempre foi um anseio, uma necessidade, que agora, neste segundo mandato, se tornou uma missão, que tenho que cumprir e vou cumprir. Nossos ginásios estão sucateados há mais de vinte anos, não é de agora, precisam de uma boa reforma e isso será feito. Vivi muito dentro de quadra e sei o que é jogar dentro de uma quadra boa e é o que queremos. É mais que uma obrigação. É um desejo que tenho para nossas praças esportivas. Além do mais, isso facilita trazer grandes eventos esportivos. Sem uma boa estrutura é praticamente impossível, então junto com a administração vamos batalhar por isso e digo que as reformas começam em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário