quarta-feira, 27 de abril de 2022

Presidente da Federação Mineira de Handebol visita projeto em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – Imagine fazer parte de um projeto social esportivo em uma comunidade carente e ter a honra de receber a autoridade máxima desta modalidade, no caso, o handebol. Foi isso que aconteceu na tarde de ontem, quando Luiz Fernando de Andrade, presidente da Federação Mineira de Handebol, foi até o bairro Santo André e conversou com as meninas do projeto Gol de Mão – Handebol Rosa, realizado pela professora Elaine Ferreira. Vale destacar que a professora Elaine também é responsável por um polo de Mini Handebol. 

Luiz Fernando conversou por um longo período com os alunos e alunas do projeto e destacou a importância que o esporte faz na vida de uma pessoa. Destacou ainda o belo trabalho feito pela professora Elaine e a possibilidade de Poços de Caldas sediar ainda este ano uma competição internacional. “Foi um dia muito bacana em Poços de Caldas, já que visitar estes projetos da professora Elaine foi muito bacana’’, disse o presidente da Federação Mineira. Ele destacou que o trabalho realizado no Mini Handebol na cidade está sendo espalhado em todo o Estado. “Este trabalho nos deixa com muito orgulho e ver com ele vem sendo bem feito nos motiva muito. Ver a quadra cheia de meninas que treinam o handebol, correm atrás, se dedicam e buscam de fato o resultado. Isso é muito importante”, pontuou ele. “A inserção que o esporte promove do indivíduo na sociedade é uma coisa incomparável. Ela abre oportunidades diversas, além de uma possível carreira profissional no esporte de alto rendimento, disputando campeonatos pelo Brasil e até mesmo numa olimpíada, campeonato mundiais e por aí vai. Mas é preciso destacar o quanto é possível crescer através do esporte possibilitando o conhecimento de outras cidades, pessoas, profissionais, enfim, é uma coisa imensurável. 


Campeonato Sul/Centro Americano 

Luiz Fernando esteve no período da manhã reunido com o vice-prefeito Tio Júlio e os vereadores Marcelo Heitor e Douglas Dofu, além de Marcela Carvalho, da Secretaria de Esportes. Na pauta da conversa uma possível vinda para Poços de Caldas do Campeonato Sul/Centro Americano. A competição foi disputada por várias cidades da América do Sul e América Central. Apesar das conversas já terem se iniciado, a competição só acontece no final do ano. “Realmente uma reunião prematura, mas é preciso ver o que Poços tem de interesse, o que oferece em melhorias de estrutura para pleiteamos que a cidade seja a sede deste campeonato. Minas Gerais já sediou esta competição e temos Poços de Caldas como referência, tanto pela rede hoteleira, mas também pelo fato de estar localizada próximo ao aeroporto de Confins, além de ser uma cidade com tradição e cultura no esporte”, finalizou o presidente da Federação.   


Handebol em Poços 

A reportagem conversou com a professora Elaine Ferreira. Ela destacou a visita do presidente da Federação e também deu ênfase aos próximos passos do projeto e da equipe de competição. “Foi muito importante a visita do Luiz ao nosso projeto. A aproximação dele é muito importante, pois é um projeto que já está com cinco anos formando meninas e atletas, que, através do Gol de Mão – Handebol Rosa, estão tendo a oportunidade de experimentarem o esporte em suas vidas”, disse Elaine. Para ela, a figura de uma autoridade como o presidente da Federação Mineira é sensacional. “Através desta visita elas acabam vendo que a modalidade e o projeto recebem mais incentivo. Elas veem a importância deste projeto já que foi o presidente da Federação Mineira que veio até elas. Isso realmente fortalece nosso projeto e nosso trabalho”, destacou Elaine. Ela falou ainda sobre o Mini Handebol, realizado na quadra do Santo André às terças e quintas-feiras pela manhã. O projeto atende crianças dos cinco aos sete anos. “Trata-se de um projeto que ajuda as crianças a desenvolverem a coordenação motora, uma questão que tenho conversado muito com os professores. As meninas chegam até o projeto e não sabem o básico desta coordenação e por isso o Mini Handebol busca ajudar nesta parte. É um trabalho lúdico, mas que vai ajudar muito nesta questão da coordenação”. 


Competições 

Elaine conversou com o Mantiqueira sobre a participação do handebol de Poços nas competições regionais. “Estamos a todo vapor, voltamos muito empolgados e preparados para representar bem a cidade”, disse. Ela lembra que há dez dias a equipe esteve em São Lourenço disputando a Liga Minas, competição que conquistou o terceiro lugar e agora se prepara para a disputa de mais uma fase do campeonato que acontece no próximo dia 14 em Varginha. Neste campeonato a equipe teve a atleta Maria Eduarda como revelação. Ela também terminou como artilheira. Já no último domingo, a equipe esteve em Mococa disputando a Copa Derla com a equipe Cadete. Novamente Maria Eduarda foi a melhor da partida e artilheira. “A equipe está muito estruturada e muito empolgada com estes resultados obtidos. Vale destacar que todas estas competições a gente disputa com apoio da Secretaria Municipal de Esportes que ajuda com o transporte e inscrição”, finalizou, Elaine. 


Vereador 

Quem também visitou o projeto da professora Elaine ontem foi o vereador Wellington Guimarães, Paulista. Incentivador do esporte, ele vem pedindo melhorias na quadra que hoje não possui nem banheiro para as meninas. “O handebol se diferencia principalmente em trabalhos como este da professora Elaine e com a ajuda da Secretaria de Esportes, o apoio da Federação Mineira. A dedicação de profissionais como as professoras Elaine e Sílvia faz toda diferença, as professoras que são referência na cidade. No meu papel como vereador busco estar junto, apoiando através de projetos, buscando possibilidades e fazendo indicações para melhorias estruturais. Neste sentido, vamos melhorando a cada dia, buscando mais oportunidades e vendo o esporte crescer e com isso a comunidade sendo bem atendida”, destacou o vereador. Ainda ontem Paulista entrou em contato com o prefeito Sérgio e o vice Tio Júlio solicitando um estudo para melhorias na quadra do Santo André.  


Nenhum comentário: