sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ANA BEATRIZ DOS SANTOS - De vendedora de trufas nos semáforos a campeã do mundo de jiu-jitsu

Poços de Caldas, MG – A atleta poços-caldense Ana Beatriz dos Santos Silva, de 18 anos, foi campeã de jiu-jitsu no último dia 17 na competição internacional World Pro UAE, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A lutadora venceu na categoria feminino até 62 kg.

A conquista marca mais uma página na vida da atleta, que chegou a Poços de Caldas aos 15 anos e foi morar na Casa do Atleta, projeto criado pelo mestre Paulão Rezende. Ela é natural de Campos do Jordão.

Lá se foram três anos, e hoje Ana Beatriz, ou simplesmente Bia, como é conhecida, vive uma grande fase em sua vida. O título mundial trouxe visibilidade e ela vem sendo bastante requisitada para entrevistas e até mesmo contato de interessados em saber um pouco mais sobre a jovem. Esta semana ela foi recebida pelo prefeito Sérgio Azevedo em seu gabinete.

Trufas

Mas não foi sempre assim. Quando chegou a Poços de Caldas ela teve dificuldades e para se manter foi à luta. A jovem arregaçou as mangas e foi para as ruas, mais precisamente para os semáforos da cidade, onde começou a vender trufas. O dinheiro conquistado ajudou a jovem nos treinos e necessidades básicas.

O título

O Mantiqueira conversou com Bia ontem. A jovem disse que o título conquistado em Abu Dhabi foi uma experiência incrível. Ela realizou quatro combates e venceu todos com tranquilidade. “A única dificuldade que enfrentei para ter este título na minha carreira foi antes da viagem, tirando isso tudo foi bem tranquilo durante a competição”, destacou. Sobre a repercussão da conquista após a volta ao Brasil, a jovem campeã disse que ficou surpresa, mas está muito feliz com o reconhecimento alcançado. Mas o tempo para curtir tudo isso ela confessa que não tem, já que vem treinando forte para as próximas competições. E que competições! Bia pretende disputar o Campeonato Europeu, que será na Itália, o Pan-americano e o Campeonato Mundial, na Espanha. A atleta conta que para estes campeonatos internacionais conta com suporte de Fabrício Moreira, dono da equipe Vision, da qual ela faz parte, e patrocínio da prefeitura de Poços de Caldas. “Graças a Deus não vou mais precisar ficar nos semáforos vendendo trufas. Foi um período que me ajudou muito, consegui disputar muitas competições graças às trufas, mas agora acredito que estou estreando em nova fase em minha vida de atleta”, destacou.

Treinos

As mulheres da equipe treinam com os homens. Uma ideia do mestre Paulão Rezende, que Bia destaca como um grande diferencial. Como os homens fisicamente são bem mais fortes, o treino fica mais pesado e dá melhor condição para o time feminino que chega mais preparado para os campeonatos. Mas Bia defende que é preciso ter equilíbrio e os treinos também precisam ser entre as mulheres. “Mas foi uma grande ideia do mestre Paulão Rezende, ao qual agradeço muito pelas minhas conquistas no esporte e na vida. Quero agradecer especialmente a Genara Prata que é uma pessoa que me ajuda muito, é muito importante, através dela fiz muitas entrevistas, que foram intermediadas por ela. Agradeço ainda o Fabrício Moreira, minha equipe Vision e a Athletic House”, destacou a campeã. 

Nenhum comentário: