sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Emoção marca primeira graduação feita por mestre Paulão Rezende após a covid

Poços de Caldas, MG – Na noite da última quarta-feira (8) aconteceu mais uma tradicional graduação de faixa e entrega de graus aos alunos do mestre Paulão Rezende. A academia localizada no Jardim dos Estados ficou lotada de alunos, que tiveram dois momentos para comemorar. O primeiro é o fato de receberem uma nova faixa, o que marca uma nova etapa na vida deles dentro do jiu-jitsu. O segundo foi a comemoração da vida do mestre, que teve momentos delicados por conta da covid-19. Rezende passou 32 dias internado, dos quais 11 entubado dentro de uma UTI. Até mesmo os médicos que cuidaram dele no período afirmam que sua recuperação foi um milagre de Deus.

A graduação de faixas dos alunos de Paulão Rezende acontece duas vezes ao ano. Por conta de ainda estarmos em pandemia este ano, a participação dos atletas foi um pouco menor. Cerca de 80% dos faixas-pretas da academia compareceram ao evento, que contou ainda com as presenças do vice-prefeito Júlio César Freitas, do secretário de Esportes Fernando Henrique dos Santos, Pelezinho, e do vereador Wellington Guimarães, o Paulista, todos ligados ao esporte. Alunos que moram na Casa do Atleta também marcaram presença. “A Casa do Atleta tem a liderança do nosso general Fabrício Moreira e sem ele e a equipe Vision nada disso poderia estar acontecendo”, destacou Rezende.


Emoção

O Mantiqueira esteve presente no evento e conversou com Paulão Rezende. Segundo ele, foi uma graduação especial por diversos motivos e foi uma comemoração pela vida. “Foi um evento para comemorar a vida, a união, a família do tatame e foi muito lindo. Minha volta para a vida me emociona e senti em todos os presentes, a cada aluno que veio me cumprimentar via nos olhos a emoção e satisfação de estar ali, conversando comigo”, disse Rezende, que muitas vezes teve que parar a solenidade para enxugar as lágrimas. “Não tem como, eu renasci, e é impossível mensurar todo o amor que as pessoas pessoas sentem por mim. Estive praticamente morto e o que aconteceu em minha vida é um milagre, um renascimento que vou comemorar para sempre. Foi emocionante todo o movimento da graduação e agradeço o carinho de todos”, falou o mestre. “Receber ainda os amigos Júlio, Paulista e Pelezinho tornou a noite mais especial. Hoje eles estão em cargos públicos, mas são acima de tudo grandes amigos de uma vida toda. Sem contar, sem nenhum movimento político, e sempre estou contando com o apoio deles tanto na parte de amizade quanto no profissionalismo e seriedade que eles mostram”, destacou Rezende.


Alunos

Grandes nomes do jiu-jitsu brasileiro já passaram pelas mãos de Paulão Rezende e ele fala disso com muito orgulho. Uma destas atletas é a moradora da Casa do Atleta Brígida Carvalho, que está em Dubai realizando projetos e ministrando aulas. Jamal é outro destaque do mestre e que está em Doha, no Qatar. Quem também está com projetos no Qatar é Talita, onde leva os ensinamentos do jiu-jitsu aprendido com Rezende.

Na parte mais competitiva o destaque é Néo, que vem sendo campeão em disputas por toda a Europa. Atualmente, Néo mora em Portugal. “Este é o objetivo nosso com a Casa do Atleta. Dar oportunidades para estes atletas. Fico feliz em conseguir ter sucesso na preparação dos alunos e ver que eles se destacam fora do Brasil. Cito ainda o Helder, que está nos Estados Unidos, onde está se preparando para a disputa do Campeonato Mundial, enfim, graças a Deus a Casa do Atleta colocou grandes nomes do cenário do jiu-jitsu mundial”, disse Paulão.

O mestre ainda formou nomes como Rodnei, Jadson (Rabicó), entre outros, todos revelados pela Casa do Atleta. ““Honro muito este papel de educador e de um pai para a maioria destes meninos e meninas. Minha conduta é substituir a carência deles e a distância que eles têm da família e isso foi uma coisa que me fez sempre bem. Sei o quanto este papel é importante na vida de cada um. Criei meus filhos de sangue dentro desta filosofia”, falou Paulão.

Um dos atletas adotados por Rezende é Paulo Alves, que se tornou um dos grandes nomes do esporte. “Até hoje ele faz questão de dizer para todos que foi adotado por mim e este menino realmente é muito especial em minha vida pela sua história. Teve uma infância complicada e superou e hoje é um homem de bem. Sempre cito ainda o Giuslei Santos, do Conjunto Habitacional, que a exemplo do Paulinho Alves quase se desviou na vida e hoje é um exemplo, pai de família e este é meu objetivo, minha missão. E isso não tem fim. A gente forma uns e logo aparecem outros precisando da mesma atenção”, destacou.

Paulão Rezende conta que está com uma nova e promissora geração muito forte para manter o jiu-jitsu em alto rendimento. Certamente novos talentos logo serão exportados segundo a tradição do esporte brasileiro.


Referências

Marcelo Garcia é uma das referências do jiu-jitsu mundial que saiu da Casa do Atleta. Hoje ele vive em Nova Iorque e é muito requisitado. Erik Cardoso, Rodrigo Ranieri e Reinaldo Ribeiro são outros exemplos de sucesso da Casa do Atleta. “São todas estas riquezas que nosso trabalho na Casa do Atleta fez ao longo dos anos, com todo amor exemplificado numa reunião como a que aconteceu esta semana na cerimônia de graduação. Às vezes não é só a importância da graduação em si, mas a formação de nossa família, o reencontro, e isso é mais importante. Como a pandemia afastou muita gente, agora está chegando o momento de voltarmos a nos unir e as pessoas precisam disso. Agradeço a todos os meus alunos, meus familiares, minha esposa Talita, que nunca desistiu, esteve o tempo todo no hospital e dando notícia para o mundo inteiro de como eu estava. Dentro de muita alegria que foi minha volta teve também muita melancolia, muita tristeza, mas a Talita não deixou a peteca cair e foi muito importante. Agradeço as orações de todos, do mundo todo, e voltei”. 

Nenhum comentário: