Poços de Caldas, MG – O início da madrugada de quarta-feira (15) foi histórico para o esporte de Poços de Caldas, com a aprovação do projeto que altera dispositivos da Lei n. 8.624, de dezembro de 2009, e aumenta de 1% para 2% o repasse para a realização de projetos esportivos.
A sessão contou com grande participação da comunidade esportiva e professores da Secretaria Municipal de Esportes, responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos. A briga era antiga e com a aprovação o sentimento de vitória tomou conta de todos. Estiveram presentes no evento o secretário de Esportes, Fernando dos Santos, Pelezinho e Carlos Alberto dos Santos, Lelo, Miranel e Andréia, da Secretaria de Esportes.
Para Marcela Carvalho, presidente da Comissão Municipal de Incentivo ao Esporte, a aprovação vai incrementar ainda mais as atividades esportivas na cidade, já que vai dobrar o número de projetos atendidos atualmente. “Uma data que vai marcar para todos os esportistas da cidade e principalmente para nós da Secretaria Municipal de Esportes por se tratar de uma luta que a gente travava há muitos anos”, contou Marcela. Atualmente, com 1% do ISSQN, existem em andamento de 30 a 40 projetos contemplados e a expectativa é que este número passe dos 140 com a aprovação do novo incentivo. “Quem ganha com este aumento de projetos é a população, já que vamos conseguir ampliar os atendimentos, pois com mais projetos em andamento teremos mais esportes e consequentemente mais saúde. Esta é uma grande conquista da Comissão Municipal de Incentivo ao Esportes e da Secretaria, que sempre lutou por esta causa e todos estão em estado de pura felicidade e agradecimento”, disse Marcela.
O Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN) é o melhor caminho para os empresários abraçarem os projetos. Quando um projeto esportivo é aprovado, o proponente tem que sair em busca de uma empresa para ser a parceira. O valor pago pela empresa tem uma parte destinada ao projeto em questão e ajuda a fomentar o esporte na cidade.
A Lei Municipal de Incentivo ao Esporte completou em 2021 onze anos de execução realizando projetos esportivos, recreativos, de lazer e de atividade física, tendo profissionais de educação física de excelência atendendo a todos com alegria, amor e qualidade. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Poços de Caldas é referência no Estado de Minas e no país, em atendimento aos alunos, iniciantes e atletas que despontam, sendo um celeiro de talentos esportivos. São projetos de judô, voleibol, handebol, futsal, futebol, ciclismo, BMX, ioga, recreação, atividades físicas para idosos, esporte paralímpico, cricket, hipismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, entre outros.
O projeto que aumentou a arrecadação do ISSQN de 1% para 2% é do Executivo. O vereador Paulista comemorou a conquista. “Esta noite é histórica para o esporte de Poços de Caldas e fico emocionado, já que foi uma honra trabalhar na Secretaria de Esportes, uma pasta com diversos profissionais que se dedicam muito e amam o nosso esporte e o que fazem. Parabenizo todos os esportistas, eles fazem a diferença nos aspectos sociais. No aspecto de representatividade do município e nos eventos. A aprovação deste projeto é um avanço para nossa cidade e agradeço a todas as relatorias, todos os vereadores que votaram pela aprovação. Acredito que esta nova fase vai trazer mais de um milhão de reais em projetos esportivos e todos vão ganhar muito com isso”, disse o vereador Wellington Guimarães, o Paulista.
Outro vereador que comemorou a vitória do projeto foi Lucas Arruda. Em outras legislatura ele já tinha defendido o aumento no repasse de ISSQN ao esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário