Poços de Caldas, MG – Uma confraternização realizada neste final de semana marcou o encerramento da temporada esportiva na cidade. O evento foi realizado na chácara da família Matavelli e contou com presença dos professores da Secretaria de Esportes, do prefeito Sérgio Azevedo, do vice Júlio César de Freitas e alguns secretários. Durante o evento foram sorteados brindes aos profissionais do esporte e familiares. Agora a equipe tem um pequeno descanso, já pensando na volta para a temporada 2022. Os tradicionais eventos que abrem o calendário estão de volta após não serem realizados em 2021 por conta da pandemia. A primeira competição do ano será a Prova Ciclística da Comarca e no final de janeiro acontece a tradicional Volta ao Cristo.
O Mantiqueira compareceu ao evento de encerramento e conversou com o secretário de Esportes Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho. Ele fez um balanço da temporada que se encerrou e as perspectivas para o próximo ano.
Primeiro ano
Pelezinho teve seu primeiro ano como secretário de Esportes. Foi um período complicado, em que os eventos esportivos demoraram para começar. “Neste primeiro ano vivi um desafio muito importante, um desafio enorme, onde ainda estou aprendendo muito, apanhei um pouco, normal, mas graças a Deus o ano começa com muita comemoração e sucesso”, disse Pelezinho. O secretário destaca a união da equipe de esportes de Poços de Caldas, o que o ajudou bastante neste primeiro ano como secretário. “Esta união realmente é muito importante, temos uma equipe bem unida, muito profissional e esta confraternização mostra isso. Foi um ano inteiro de desafios e agora chegou o momento de uma descontração e celebrar a vinda de 2022, um ano que a gente espera que seja bem melhor que os últimos dois anos. Que a gente volte mais forte, mais unido porque sozinho não somos nada”, falou o secretário.
Próximo ano
Pelezinho conta que os planos para a próxima temporada são de muitos eventos esportivos em praticamente todos os meses. Ele acredita que o ano será pequeno devido à quantidade de atividades programadas. “Este ano ainda temos um evento, a Sem Silvestre, e depois é esperar por 2022 com a Volta Ciclística, a Volta ao Cristo e depois o restante do ano turbinado, em que a equipe da Secretaria de Esportes será muito importante neste recomeço”, destacou Pelezinho.
Dificuldades
A reportagem questionou o secretário sobre as principais dificuldades encontradas neste seu primeiro ano na função. Renomado treinador de escolinha de futebol e revelador de talentos da cidade, Pelezinho admite que o começo da fase de adaptação foi complicado. “Acredito que todo processo de adaptação é complicado, mas acredito que estamos conseguindo superar as dificuldades encontradas. Quando cheguei trouxe junto as dificuldades que todos os professores têm dentro e fora das quadras, dos campos, das competições. Foi uma experiência que vivi por muitos anos e que ajudou muito a lidar com as situações encontradas dentro da Secretaria. O Poder Público é difícil, mas ser parte desta administração facilita muito as coisas. Há um quadro de secretários bastante empenhado em ajudar e isso facilita colocar em prática todos os projetos”, falou o secretário de Esportes.
Estrutura
Recentemente, o Mantiqueira entrevistou o vice-prefeito Júlio César de Freitas, que disse que algumas novidades podem acontecer em termos de estruturas esportivas na cidade, até mesmo com o interesse de grandes empresas em projetos ambiciosos. A reportagem questionou o secretário sobre o que ele espera destas possíveis melhorias. “Vejo como muito importante esta questão estrutural e a administração está correndo atrás, existem conversas animadoras e poderemos ter em breve grandes novidades. Vejo a parte estrutural como uma das mais importantes para o esporte. Não é possível ter bons rendimentos em espaços que necessitam de melhorias grandes. A administração está muito empenhada em resolver esta situação e até o final do governo Sérgi teremos as condições de nossas praças bem melhores do que as que ele encontrou”, falou Pelezinho.
ISSQN
Semana passada, a Câmara Municipal aumentou a verba do ISSQN para o esporte de 1% para 2%. Para o secretário será um ganho muito importante que representará um aumento significativo nos projetos realizados na cidade. “Será o dobro de atendimentos, de profissionais trabalhando e que vai trazer para as pessoas mais oportunidades de esporte, saúde e lazer para todos”, destacou.
Força
Um dos diferenciais no esporte de Poços de Caldas foi colocar gente do esporte para administrar. O lado político hoje conta menos do que o lado técnico. Nomes como Pelezinho na Secretaria, Júlio César de Freitas na prefeitura e Paulista como vereador vem ajudando muito a resolver questões importantes do esporte. A reportagem questionou Pelezinho se isso realmente ajuda e ele confirmou. “Claro que somos do esporte e sabemos das necessidades. Vivemos tudo isso na pele”, disse. “O secretário de Esportes foi sempre muito sozinho e eu tinha vantagem, ter gente do esporte ao meu lado tanto no Legislativo, como o Paulista e outros vereadores ligados ao esporte, e no Executivo temos o Júlio. Paulista e Júlio são da mesma linha que eu, acostumados aos campeonatos, às dificuldades encontradas no dia a dia e estas três forças são incríveis. Mas temos que destacar a parceria com todos os esportistas e juntos conseguimos fazer o esporte de Poços de Caldas ser mais forte a cada dia”, finalizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário