quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Atletas de Poços fazem últimos treinos antes das Paralimpíadas Escolares

Poços de Caldas, MG - Os atletas Leandro Dias de Carvalho, 14 anos, da Adefif, e Júlio César Lamana, 16 anos, da AACD, estão vivendo a expectativa de representarem Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares, que acontecem no final deste mês em Natal. O evento será realizado entre os dias 23 e 28 de novembro e terá mais de mil atletas, com idade entre 13 e 17 anos.
Praticantes do Futebol de 7, os meninos foram convocados para fazer parte da seleção de Minas Gerais e vão representar Poços de Caldas. Neste período final de trabalho, os treinos com o professor Leonardo Rodrigues de Souza foram intensificados. Os meninos fazem atividades individuais e na próxima semana devem realizar um treino coletivo. “Esta é a primeira experiência que o Projeto Superar Limites está tendo com a equipe de Futebol de 7. Tivemos a felicidade de termos dois atletas convocados e os estamos preparando para defenderem bem nossa seleção mineira”, conta Souza, que se sente orgulhoso em ter dois atletas de Poços de Caldas convocados para a competição mais importante do Brasil na categoria. “Nosso principal objetivo é fazer com que nossos meninos vivenciem esta oportunidade, pois apenas o fato de estarem no evento já é uma grande vitória”, fala o professor. A novidade na competição deste ano do Futebol de 7 da Paralimpíada será a participação de atletas do Reino Unido que disputará a competição como convidada. O professor também conta os dias para o evento. “É um enriquecimento pessoal e profissional para mim e também vivo a mesma expectativa destes meninos. Quero ajudar no que for preciso nossa seleção a fazer um bom trabalho na competição”, falou Souza.

Futebol de 7

Em uma versão do futebol adaptada para jogadores com paralisia cerebral, dois times com sete atletas cada tentam colocar a bola dentro do gol adversário ao mesmo tempo em que defendem o seu. Os atletas são qualificados na classe BC6, BC7 e BC8.
É jogado numa quadra retangular com grama sintética, com uma baliza em cada lado. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através da quadra para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora. Não existe impedimento, os atletas podem cobrar lateral com uma das mãos desde que a bola toque no chão até chegar ao outro atleta.

Convocação

Leandro e Júlio foram convocados depois de participarem da etapa estadual dos Jogos Escolares. O apoio é da Lei de Incentivo ao Esporte e do Grupo DME. “Sem este apoio nós não conseguiríamos recursos financeiros para estar desempenhando este papel e oferecendo aos meninos o material para treinos e outras questões importantes, como suporte para viagens. Outro apoio importante é da Secretaria de Esportes com a Lei de Incentivo”, finalizou Souza.
Segundo o atleta Júlio, a expectativa é muito grande para o início da competição, pois os treinos foram intensos e agora só faltam os jogos para o sonho de disputar um campeonato tão importante se realize. “A chance de ir para este campeonato e jogar já é uma grande vitória para nós. Fico feliz em poder ajudar a mostrar que pessoas com deficiência podem ter uma vida normal e praticar um esporte e serem inclusas em qualquer atividade, é muito gratificante”,disse Júlio.

Os jogos
A competição terá dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado. Na última edição das paralimpíadas escolares, que aconteceu em São Paulo, ano passado, a equipe de Santa Catarina somou mais pontos e se sagrou campeã.

Nenhum comentário: