sábado, 21 de novembro de 2015

Fisioterapeuta da Caldense realiza intercâmbio nos Emirados Árabes

Poços de Caldas, MG - O fisioterapeuta da Associação Atlética Caldense Reginaldo Marques Evangelista foi o primeiro profissional brasileiro a realizar um intercâmbio no futsal dos Emirados Árabes. Evangelista é formado há 26 anos, sendo 20 dedicados ao clube de Poços de Caldas.
O convite foi feito pelo poços-caldense Rúbio Guerra, diretor internacional da CBFS e treinador principal do National Time de Futsal dos Emirados Árabes Unidos, que tem sede em Dubai. Evangelista integrou a comissão técnica de futsal daquele país e a troca de experiência, segundo ele, foi importante para ambos os lados. De acordo com o profissional, o futsal por lá vive uma fase de crescimento e foi a primeira vez que eles tiveram a chance de ter um fisioterapeuta acompanhando a seleção local. “Foi muito importante estar neste intercâmbio e fico feliz de ter sido convocado e levar o nome da Caldense tão distante. O clube de Poços de Caldas pode se orgulhar de ter sido o primeiro neste projeto que tem tudo para crescer. Recebi telefonemas de várias partes do Brasil me parabenizando e parabenizando a Caldense por abrir um mercado que está em franco crescimento”, disse Evangelista.
A ida do profissional de Poços de Caldas aos Emirados Árabes foi autorizada pelo presidente do clube Laércio Otávio Martins. Para o presidente da Caldense, este intercâmbio trará muitos benefícios para o esporte de Poços de Caldas. “Agradeço ao Laércio por ter me ajudado a participar deste projeto, que mostra o quanto nosso trabalho no Brasil é valorizado no exterior”.
A Caldense não teve nenhum custo com a viagem e estadia do fisioterapeuta. Todas as despesas foram arcadas pela Federação de Futsal dos Emirados Árabes Unidos.
“O intercâmbio em si consistiu em uma experiência de exercer meu trabalho de fisioterapeuta esportivo junto ao departamento médico do National, time da UAE em Dbai, para preparação de pré-temporada, e posteriormente a disputa dos qualifiers para o Asian Cup 2016, que seriam disputados na Malasya, na capital Kuala Lumpur”.

 A viagem
Reginaldo Evangelista embarcou para os Emirados Árabes Unidos dia 7 de setembro e integrou imediatamente a comissão técnica da seleção de futsal local.
Os treinos eram diários e com todos os atletas focados na disputa dos qualifiers. O profissional destaca a grande estrutura oferecida pela federação ao time de futsal. “Tivemos toda estrutura e apoio, como deve ser em uma seleção de um país, com toda logística perfeitamente sendo cumprida e de alto nível, tanto nos locais de treinamentos, com quadras climatizadas oficiais, pisos padrão Fifa, material esportivo de primeira linha, acessórios e equipamentos de última geração no departamento médico, academias de última geração, complexos aquáticos para reabilitação, treinamento funcional e preparação física com sistemas de jacuzzi, até mesmo em questão de suplementos para os atletas, sempre acompanhados de perto por especialistas”, disse.

 50 melhores
O time de futsal dos Emirados Árabes busca crescer no cenário mundial. Atualmente, a equipe está entre as 70 melhores do mundo e a meta é chegar o mais rápido possível ao posto dos 50 melhores. O time tem 100% dos jogadores nascidos naquele país. “Isto é fato de priorizar o desenvolvimento de um trabalho de objetivos, para a cada ano chegar mais próximo do que foi traçado como meta. Um trabalho sério, direcionado, árduo, mas sem nunca perder o foco do que foi traçado pelos responsáveis”, conta Evangelista, que ficou 35 dias em Dubai. “Desta experiência e vivência pude constatar que sempre iremos aprender, ensinar, mas principalmente compartilhar ensinamentos e sabedoria, vivendo entre povos tão diferentes com costumes tão extremos aos nossos, respeitando sempre os espaços de cada um, a cultura, as crenças religiosas, as línguas predominantes, árabe e inglês, as altas temperaturas da região, os hábitos alimentares de cada povo, um mundo, um sonho construído no meio de um deserto, vivendo num mundo onde só se tem uma linguagem, a universal, a linguagem do futebol, onde os povos se unem, celebram e se confraternizam do mesmo jeito, na mesma sintonia”, disse.

A volta
De volta a Poços de Caldas, Evangelista está novamente atendendo na Associação Atlética Caldense. As lembranças do período do intercâmbio continuam fortes e a experiência adquirida deve ser útil também ao time de futebol profissional da Caldense, que está prestes a se apresentar para a disputa do Campeonato Mineiro. “Foi realmente uma experiência inesquecível e muito valiosa, tanto no âmbito de evolução curricular e pessoal como ser humano, como funcionário de uma entidade tão importante quanto a Caldense, representando a fisioterapia deste clube, desta cidade e deste país, levando ao mundo árabe nossos conhecimentos e técnicas aplicadas no mundo ocidental. Com certeza, deixando uma sementinha plantada de um trabalho realizado, superando as expectativas no outro lado do mundo junto ao mundo árabe, onde fui extremamente muito bem acolhido e recebido por todos sem exceção. Agradeço o preparador de goleiros Betinho Arentes, o preparador físico Marcelo Salazar, o médico Dr. Bader, general secretary Mr. Omran Addalla, administrative secretary Mr. Karim M. Kalil e também aos sempre presentes Mr. Maithem e Mr. Faisal, além de todos os jogadores da seleção que estiveram envolvidos nesse projeto, que sempre foi parte de um sonho realizado e concretizado e ainda sendo batalhado diariamente pelo treinador Rúbio Guerra. Só tenho a agradecer e comemorar por ter feito parte disso tudo”, finalizou.

Nenhum comentário: