sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Jovem encontra no jiu-jitsu o caminho para sair da depressão

Poços de Caldas, MG - A depressão é uma doença que não escolhe idade nem condição financeira. Ela atinge grande parte da população brasileira e muitos de nossos jovens sofrem deste mal. É o caso da jovem Kaylane Victória de Oliveira, de apenas 16 anos, que passou por muitas dificuldades devido à depressão. Ela conta que cansou de viver e por isto atentou contra a própria vida. Desesperada, a mãe da jovem procurou ajuda e foi aí que encontrou o professor de jiu-jitsu Betinho. Betinho é um incansável na luta em ajudar ao próximo e abraçou Kaylane, ajudando a jovem a sair do quadro depressivo.

A ajuda
Para apoiar Kaylane, Betinho precisou buscar ajuda de parceiros e bateu na porta do secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista, que o atendeu prontamente. O secretário entrou em contato com Juliana Riemenschneider, diretora do Caic, que cedeu o espaço para o professor treinar com a jovem. “Estamos buscando ajudar a Kaylane para ela superar os momentos difíceis, dar uma levantada espiritualmente e o esporte é o melhor caminho. Agradeço muito ao Paulista, a Juliana e a Fernanda, do Caic que foram fundamentais em nos conseguir este espaço para começar as aulas com a atleta”, disse Betinho, que sonha em 2020 aumentar o projeto e atender mais jovens em situações de dificuldades como a de Kaylane. Betinho conta que o trabalho com a jovem está sendo realizado de uma forma diferenciada para que ela consiga superar seus problemas e se torne uma atleta vencedora e até mesmo uma instrutora de jiu-jitsu.

Competições
A atleta já tem competições agendadas para o início do ano, uma em janeiro e outra depois do Carnaval. Após as lutas, Betinho disse que vai avaliar como está a atleta psicológica e fisicamente para dar andamento ao projeto de torná-la uma pessoa completamente livre do quadro depressivo e pronta para encarar a longa vida que tem pela frente. “Estas duas primeiras competições vão servir para a Kaylane sentir o impacto e ver se é realmente isto que ela quer”, disse Betinho. Os treinos da jovem com o professor acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h.

Luta pela vida
O Mantiqueira recebeu a visita de Kaylane e do professor Betinho esta semana e a jovem contou o quanto foi importante o apoio que vem recebendo. Ela disse que o esporte não é novidade em sua vida e ela treinava judô antes, porém, precisou parar por conta de motivos pessoais. Foi nesta época que a depressão chegou na vida da atleta. “Fiquei sem vontade fazer nada, não queria mais ir para a escola, de conversar com ninguém e me isolei. O quarto trancado era o único lugar que eu queria ficar. Me isolei completamente”, conta Kaylane. Ela conta que o professor Betinho apareceu num momento brilhante, pois foi a salvação. “Nada é por acaso e a vinda dele na minha vida foi muito importante”, disse a atleta, afirmando que todos os problemas estão superados e que vai viver cada momento como se fosse o último. Kaylane e Betinho já se conheciam de projetos sociais e isto facilitou o contato dos dois. Animada para as competições, Kaylane espera buscar as medalhas nas competições e crescer no esporte. “Vou lutar como nunca, buscar os resultados, as vitórias, mas minha maior batalha que é a luta pela vida, e superar as adversidades será sempre o meu principal foco”, finalizou Kaylane. 

Nenhum comentário: