Poços de Caldas, MG - O paratleta de Poços de Caldas Júlio César Neto Glória, da AADV, foi convocado na última segunda-feira para a seleção brasileira de goalball. A convocação vem após uma temporada intensa com competições dentro e fora do Brasil, incluindo os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Agora as seleções brasileiras geridas pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) terão uma última etapa de treinamentos a ser realizada em dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As listas de convocados para as equipes de futebol de 5 (principal e sub-23), goalball e judô.
“Essa convocação foi feita a partir de observações nos regionais e Brasileiros. E leva em conta também a faixa etária, já que estamos trabalhando em um processo de renovação da seleção pensando no próximo ciclo”, explica o técnico Alessandro Tosim, do selecionado masculino de goalball. Dos 11 chamados, a novidade é o ala Mizael, do Cetefe-DF, equipe vice-campeão do Regional Centro-Norte e terceira colocada da Série B em 2019.
Observação será o foco também no conjunto feminino da modalidade, treinado por Dailton Nascimento. As principais atletas da seleção foram poupadas. A ideia é aproveitar esse descanso dado ao time titular e tirar o máximo de informações das meninas mais jovens.
“Chamamos atletas que se destacaram nas Séries A e B, outras que foram bem no Mundial de Jovens (conquistado pelo Brasil de forma inédita, em agosto), além de meninas que passaram por algumas convocações na seleção principal neste ano e ainda precisam ser mais bem avaliadas”, diz Nascimento.
Já no futebol de 5 e no judô, as bases das seleções foram mantidas. Esta última, por sinal, terá competição logo no início de 2020, o IBSA Judo American Championship, que representa o Parapan da modalidade, em Montreal, no Canadá, de 10 a 15 de janeiro, razão pela qual a fase de treinamentos será mais extensa – de 1 a 20 de dezembro. As demais equipes ficarão concentradas no CT por menos tempo, de 1 a 9 de dezembro.
“Os critérios para a convocação são os resultados dos últimos campeonatos, o desempenho nos treinamentos e a evolução técnica. O objetivo da fase é a preparação final visando o Parapan que será realizado no início de janeiro e também pensando no ano de 2020”, afirma o técnico Alexandre Garcia, da seleção de judô.
O atleta
Júlio César é ala esquerdo da equipe da AADV/Poços de Caldas e comemorou bastante a convocação. Ele entrou para a equipe de Poços aos 13 anos e hoje, aos 20 anos, é um dos destaques do esporte brasileiro. “Durante este período jogando goalball aprendi muitas coisas e o esporte só fez bem na minha vida. Agora acontece a convocação para a seleção brasileira e este chamado veio para deixar o trabalho que vem sendo feito ainda mais sólido. Ela (convocação) mostra que estamos no caminho certo e que a expectativa é que me mantenha representando o Brasil com esta camisa verde e amarela”, falou Júlio.
O preparador físico Leonardo Rodrigues de Souza acredita no sucesso do atleta. Ele está desde 2012 na equipe do goalball de Poços e desenvolve trabalhos específicos com os atletas. “Tive o prazer de trabalhar com estes meninos desde a iniciação até eles chegarem no alto rendimento. Ver o Júlio convocado nos deixa com o sentimento de felicidade muito grande. Ele é um garoto que está conosco desde a iniciação e é muito bom ver ele convocado para a seleção”, falou Leonardo. Outro que comemora a convocação do atleta de Poços é o treinador Eraldo Sandi dos Santos, fundador do projeto Superar Limites. “A convocação do atleta Júlio me deixa muito feliz e acredito muito no potencial desde garoto. Ele começou muito jovem conosco e sempre se destacou em competições importantes. Acredito que a convocação vem coroar toda a trajetória de nossa equipe e deste garoto. Tenho certeza de que nossa cidade está muito bem representada na seleção brasileira”, disse Eraldo.
Com informações da Comunicação CBDV
Nenhum comentário:
Postar um comentário