quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Judocas de Poços disputam fase final dos Jogos Escolares

Poços de Caldas, MG -  Brenno Wallas Evangelista, Evelyn Campos Abreu e os gêmeos Bernardo Pontara e Mariana Pontara, além de Katelyn de Lima, vão representar Poços de Caldas na fase final dos Jogos Escolares, que acontece em Brumenau-SC neste final de semana. Eles são atletas do Clube de Judô Poços de Caldas, comandado pelo sensei Matsuo, e também de Elton Fiebig, do Espaço Ativamente. Breno treina com o sensei Esteferson no núcleo da ADC Alcoa e é uma grande revelação. Mesmo treinando judô a pouco tempo ele já obteve importantes resultados em competições da FMJ, LSMJ, JEMG e é uma esperança de medalhas para o clube. Evelyn Campos Abreu também tem crescido muito na competitividade, e este ano representou Poços de Caldas na seleção mineira sub-21, disputando o Campeonato Brasileiro em Salvador-BA. Bernardo Pontara e Mariana Pontara, ambos módulo I, também são esperança de medalhas,  Katelyn de Lima é a mais nova da turma e irá competir pelo primeiro ano no módulo I. Ela surgiu no Projeto Judô na Escola, que tem como técnico o sensei Rodolfo Mataveli. Ele será professor convocado pela FEEMG  para acompanhar, cuidar e dar todo suporte técnico aos atletas e representá-los na competição. Vale ressaltar que os custos da viagem serão todos pagos pela FEEMG e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Os atletas irão compor parte da seleção mineira de judô de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos que é constituída por um total 32 judocas do Estado de Minas Gerais

“O Clube de Judô de Poços de Caldas, que tem no comando técnico o sensei Matsuo e coordenador Anderson Carvalho, está satisfeito por conseguir três importantes vagas na etapa nacional dos jogos. As vagas surgiram após eles serem campeões na etapa estadual. É importante frisarmos que essa classificação é com certeza mérito dos atletas, porém, envolve uma série de ações desenvolvidas no decorrer do ano,dando suporte e treinamento com total gratuidade nos núcleos Juca Cobra, ADC Alcoa, Escola Pacheco, onde temos projetos sociais, que são Judô Caminho Suave, da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio Hotel Nacional Inn; Judô Seiun, patrocinado pela prefeitura, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, coordenado pelo Anderson Carvalho e técnico sensei Matsuo; Judô na Escola, coordenado pelo sensei Rodolfo, e Projeto Visão Futura no Judô, coordenador Robson Luiz Corrêa”, disse Anderson Carvalho.

Os jogos

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país em 14 modalidades. Blumenau será a sede da etapa. A maior competição estudantil do Brasil acontece na cidade catarinense entre 16 e 30 de novembro e terá a participação de cerca de seis mil atletas-estudantes. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. O evento já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades disputaram a maior competição escolar do país.

Nenhum comentário: