quinta-feira, 11 de março de 2021

Basquete: poços-caldense vai jogar pelo Esporte Clube Ginástico de BH

Poços de Caldas, MG - O poços-caldense Enzo Cândido Martins e Silva, 15 anos, vai defender as cores do Esporte Clube Ginástico, um dos mais importantes do basquete nacional. O atleta foi aprovado em uma seletiva do time de Belo Horizonte e já está integrado na equipe. Formado na Associação  Atlética Caldense, Enzo tem uma carreira bastante promissora pela frente.

O jovem atleta, que completa 16 anos no meio do ano, começou a praticar esporte desde muito cedo. Antes de se encontrar no basquete ele passou por modalidades como capoeira, judô, jiu-jitsu, futebol de campo e society, tênis de campo e de mesa e natação, sempre contando com o incentivo da família. A  mãe, a professora Andréa Martins, conta que precisava sair para o trabalho e por isso colocava o filho nas atividades esportivas para ele ter uma ocupação durante o dia.

Com 12 anos, ele teve seu primeiro contato com o basquete, quando passou a treinar no time da Associação Atlética Caldense. Seu primeiro treinador foi Bruno Molina no projeto de iniciação esportiva do clube. Tempos depois o professor Otávio Troiano foi contratado pelo clube e passou a tomar conta das equipes de competição sub-12 e sub-13. O professor viu grande potencial em Enzo, que foi escalado para os horários de treinos dos times de competição. Nesta fase Enzo disputou campeonatos importantes, como Lidarp, Copa Difusão, entre outros. Foram alguns anos se destacando nos campeonatos de base até que em 2019 o atleta já despontava com um dos grandes destaques do basquete da Caldense, passando a integrar as equipes comandadas por Raul Togni Filho, sendo banco em alguns jogos e entrando em outros. O jovem já estava na equipe sub-16, mesmo estando com uma idade abaixo da categoria e chegou a viajar para jogos em Campinas, quando fez parte do time campeão da Liga Metropolitana de Campinas. “Ele ficou no banco, mas eu sempre dizia para ele que aquele momento era um grande aprendizado e que a hora dele de ser titular chegaria”, disse Andréa Martins. Aliás, o apoio da família foi um dos grandes incentivos para a vitória de Enzo no Esporte. “Quando a gente está numa equipe temos que fazer tudo porque é todo mundo por todo mundo”, disse a mãe, que, ao lado de Jonas Silva Aparecido, pai de Enzo, seguia incentivando o filho atleta.

Pandemia

Ano passado, Enzo treinou com a equipe comandada por Raul Togni Filho nos primeiros meses, porém, com o início da pandemia, as atividades acabaram suspensas. Os treinos voltaram apenas em outubro, porém, sem competições as atividades se concentraram na parte física. Enzo lembra que foi um ano de muita dificuldade, mas o sonho de seguir jogando não foi abalado.

Testes

Começaram a surgir oportunidades para testes em alguns times. Enzo teve a chance de fazer um teste no Esporte Clube Ginástico em novembro, mas com Belo Horizonte passando por severas restrições o teste acabou adiado.

Em fevereiro deste ano finalmente deu certo a realização do teste no clube da capital. Enzo foi para Belo Horizonte, realizou o teste e acabou aprovado pela equipe. O atleta está alojado em Belo Horizonte desde a última sexta-feira, onde vai competir no sub-16. A equipe deverá disputar o Campeonato Mineiro, Campeonato Metropolitano e o Campeonato Brasileiro. Os treinos e campeonatos seguem paralisados por conta da pandemia e existe a expectativa de um retorno em breve. Mesmo assim, Enzo já faz parte da equipe e apenas aguarda o retorno dos treinos com ansiedade. “Estou muito feliz com esta experiência incrível para a minha carreira, principalmente porque aqui em Belo Horizonte tem uma visibilidade e um mercado muito maior para o esporte”, disse o atleta. “Quero agradecer a todos que me incentivaram desde o início, como minha mãe, Andréa, meu pai Jonas, que sempre andou comigo para todos os cantos por conta do basquete, enfim, toda minha família, além de gente muito importante. Agradeço aos professores da escola Cepoc, pois foi lá que tive grandes incentivadores em minha vida. Lá tive apoio total para me tornar um atleta e agradeço toda a diretoria da escola, o professor Aécio, que sempre entrou em todas as competições da cidade. Agradeço os amigos de sala que sempre estiveram ao meu lado, além dos professores Bruno Molina, Otávio, Raul Togni Filho e o Júlio César de Freitas, o Tio Júlio, que foi coordenador de basquete da Caldense e também foi importante demais na minha formação”, falou Enzo. “Foram várias pessoas importantes que contribuíram para que hoje eu esteja num grande clube e com uma grande perspectiva de crescimento no esporte”, finalizou Enzo.

Nenhum comentário: