terça-feira, 9 de março de 2021

Ex-secretário de Esportes assume vice-presidência do Conselho Regional de Educação Física

Poços de Caldas, MG - O ex-secretário municipal de Esportes Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, assumiu, no início do ano, a vice-presidência do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – Minas Gerais (CREF6/MG). O conselho foi implantado em Belo Horizonte dia 25 de outubro de 1999, em decorrência da publicação da Lei Federal nº 9.696 de 1º de setembro de 1998, responsável pela criação do Conselho Federal de Educação Física (Confef) e pelo Sistema Confef/Crefs. O CREF6/MG tem sua jurisdição em todo o território do Estado de Minas Gerais, sede em Belo Horizonte, e sete escritórios seccionais no interior, localizados nas cidades de Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

Por buscar uma maior integração entre os profissionais e uma melhor qualidade para a Educação Física, o CREF6/MG mantém parcerias com todas as Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Estado, com o Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior em Educação Física (Codiesef/Brasil e Condiesef/MG), com a Associação dos Profissionais de Educação Física de Minas Gerais (APEFMIG) e com as associações regionais dos profissionais de Educação Física. Mantém também diálogo aberto com os diversos segmentos que se relacionam com as atividades físicas.

Uma de suas mais importantes atribuições é a de orientar os profissionais da Educação Física, de modo que eles possam exercer sua profissão com um alto grau de excelência, trabalhar pela defesa dos seus direitos e pelos direitos das academias e clubes, sempre dentro da legalidade. Por isso, com o objetivo de defender a sociedade e auxiliá-la na busca de uma melhor qualidade de vida, o CREF6/MG conta com um importante Programa de Orientação e Fiscalização. Através dele, empresas e profissionais que prestam serviços na área da atividade física são regularmente fiscalizados e têm a obrigação de cumprir o que determina as Leis Federais nº 6839/80 e 9696/98, proporcionando um ganho qualitativo para o mercado de trabalho e, para a sociedade, a certeza de contar com profissionais realmente capacitados a contribuir para a construção de uma melhor qualidade de vida.

Homenagem

Semana passada, o secretário de Esportes de Poços de Caldas Fernando dos Santos, Pelezinho, organizou um café especial em homenagem a Lelo. “É um dos cargos mais importantes do esporte de Minas Gerais e temos como o segundo homem mais importante sendo de Poços de Caldas. O Lelo merece todos os parabéns e os professores de educação física contam muito com ele para defender seus direitos”, disse Pelezinho. A homenagem teve participação de autoridades e amigos do professor Lelo.

Lelo participa ativamente das decisões do CREF6 desde o início da entidade. Ele atua por longo tempo como conselheiro regional representando Poços de Caldas e região e ajudou diversos professores locais a conseguirem a regularização para atuarem no esporte. “Foram pessoas que não tinham formação, mas trabalharam na área do esporte e conseguimos que eles fossem reconhecidos junto à entidade”, disse Lelo. “São profissionais que não fizeram faculdade, mas que trabalham legalmente graças ao reconhecimento do CREF6”, continuou.

Lelo está como vice-presidente até o final deste ano, quando acontece nova eleição na entidade. “Estou muito feliz de estar na diretoria. É uma grande satisfação e para completar nosso secretário de Esportes, o Pelezinho, um profissional da educação física, trabalhador da área, me surpreendeu com uma homenagem que me emocionou muito”, falou Lelo. “Agradeço imensamente e continuo me dedicando muito para o crescimento da nossa educação física e dos profissionais de Poços de Caldas e região”, finalizou Lelo.

Profissional de Educação Física, Lelo é formado pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho. Atuou até o ano de 2008 como profissional de Educação Física na Rede Pública Estadual. É professor concursado da prefeitura de Poços de Caldas. De 1998 a 1999, foi secretário de Esportes na administração Geraldo Tadeu P. Santos. De 2005 a 2008, foi coordenador de Esportes na administração de Sebastião Navarro Vieira Filho. Em 2009 voltou a assumir a Secretaria de Esportes e Lazer na administração de Paulo César Silva.

Atleta e gestor esportivo

De 1970 a 1971 Lelo iniciou sua carreira como atleta profissional nas Categorias de Base da A.A. Ponte Preta de Campinas. De 1971 a 1976 atuou como atleta profissional defendendo a A.A. Caldense em Poços de Caldas. Em 1990, criou o Jogos da Juventude do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Joju). Em 1994, criou o Jogos Infantis do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Jojuninho). Em 2002, participou da fundação da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo (Lidarp). No ano de 2012, desenvolveu junto com a equipe técnica o Programa de Lei de Incentivo Estadual, Federal e Programa Minas Olímpica para prefeitura de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: