terça-feira, 24 de agosto de 2021

Ginastas do Poços de Caldas FC sonham com Olimpíadas e brilham em competições

Poços de Caldas, MG - As Olimpíadas de Tóquio ainda estão recentes na lembrança do mundo. Os feitos dos nossos atletas habitam o imaginário de centenas de crianças dos quatro cantos do planeta. Poços de Caldas conta com duas atletas que seguem esta linha e imaginam representar o Brasil daqui alguns anos. Lara Bastos e Bianca Carvalho Tavares são duas destas meninas sonhadoras, mas elas não se limitam a ficar apenas sonhando e estão correndo atrás. Treinando com o técnico Branco Cardoso elas ensaiam movimentos acrobáticos e já ganham medalhas em competições nacionais e internacionais.

Santos

Neste fim de semana, foi realizada a primeira competição presencial. Até então os campeonatos estavam acontecendo de forma remota. Lara e Bianca foram até a cidade de Santos, no litoral paulista, para a disputa da Copa Yacira Marques e fizeram bonito. Lara voltou para o Poços de Caldas com o título de campeã geral enquanto Bianca completou o pódio com o terceiro lugar.

Lara conquistou medalhas de ouro em três categorias e Bianca Tavares foi 4º lugar nas maças e 5º nas mãos livres, o que lhe garantiu o 3º lugar geral.

Lara comemora o fato de ter voltado a competir presencialmente após mais de um ano apenas de forma remota. “Foi uma experiência muito boa já que fiquei muito tempo sem competir e isso estava fazendo falta. Voltar a sentir a emoção de estar presente num campeonato foi sensacional e estou muito feliz com o resultado”, disse Lara, que treina no clube há um ano e é uma das grandes promessas da ginástica rítmica de Poços de Caldas. Agora a atleta vai disputar o Campeonato Brasileiro que acontece neste final de semana em Aracajú. “Os treinos aqui no Poços de Caldas Futebol Clube são muito bons e estou me esforçando bastante para conseguir bons resultados nas competições e alcançar meus objetivos”. Questionada quais são estes objetivos, a ginasta colocou os Jogos Olímpicos como um dos projetos de vida e também seguir se destacando no cenário nacional e internacional.

O apoio da família não falta. Os pais de Lara acompanham a atleta para todos os cantos. “Na realidade mudamos toda nossa vida em torno da Lara. Hoje trabalho em função dela dando todo apoio e suporte para que um dia ela possa chegar onde almeja, que é as Olimpíadas”, disse Gisele Carina Bastos, mãe de Lara, que acompanha todos os treinos da ginasta. “A gente acompanha em todas as competições e vamos seguir assim, com este apoio em todos os projetos de vida que a Lara tiver”, completou Gisele.

Bianca

Treinando no Poços de Caldas FC há pouco mais de um mês, Bianca Tavares vem surpreendendo a todos com a qualidade de sua ginástica. Tanto é que na primeira competição ela já trouxe uma medalha para Poços de Caldas. A exemplo de Lara, Bianca quer se tornar uma atleta olímpica e busca este objetivo com muito afinco. “Ficar entre as primeiras colocadas em Santos mostra que estou no caminho certo, foi muito legal, já que fazia muito tempo que não competia de forma presencial. A exemplo da minha colega de time, a Lara, também quero muito estar numa Olimpíada e este é meu foco”, falou a atleta.

Projeto

A ginástica rítmica é um dos projetos do Poços de Caldas Futebol Clube. Lara e Bianca são preparadas para as competições, mas o projeto realizado pelo clube pode revelar outras meninas para a equipe de competição. Ao todo são 42 atletas treinando no Poços de Caldas e em breve novas ginastas devem fazer parte das grandes disputas da modalidade junto com as medalhistas.

Bianca agora vai para o regional Sudeste dias 23, 24 de setembro no Rio de Janeiro. Já Lara disputa o Brasileiro entre os dias 2 e 7 de setembro em Aracaju.

O Poços de Caldas FC agradece o total apoio da ADC nos projetos desenvolvidos pelo clube, em especial o trabalho realizado com a Ginástica Rítmica.

O professor

A reportagem conversou com o professor e treinador Branco Cardoso. Ele destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Poços de Caldas Futebol Clube e a qualidade das atletas Lara e Bianca. “A Lara chegou na equipe antes e desde o ano passado vinha competindo de forma remota e com resultados espetaculares. Já a Bianca chegou mês passado e já mostra um grande potencial”, falou Branco. “A Bianca vem conseguindo campeonatos importantes internacionais e nacionais e a Bianca já chegou competindo com muita competência numa Copa”, conta o professor. Lara e Bianca treinam todos os dias de segunda a sábado.  

Presidente

O presidente do Poços de Caldas Futebol Clube Alessandro Gaiga fala com carinho do projeto e espera que em pouco tempo novas meninas estejam competindo no mesmo nível de Lara e Bianca. “Muita gente pensa que o Poços de Caldas FC é só futebol, mas temos projetos interessantes como a ginástica rítmica, E-Sports, que é um grande sucesso também, mas as meninas da ginástica estão realmente dando um show. A ideia destes projetos surgiu graças ao Fábio Paulista, nosso vice-presidente, e estamos realmente muito satisfeitos com os resultados. A Lara é uma menina de muito talento que já vinha treinando há algum tempo, mas não tinha um lugar para os treinamentos e conseguimos, através da parceria com a ADC Alcoa, trazê-la para treinar conosco”, conta ele, que destaca o apoio dos pais no projeto. Gaiga lembra que o sucesso da Lara nas competições deu a ideia da criação da escolinha de ginástica. “O sucesso foi grande, as aulas totalmente gratuitas com apoio da ADC Alcoa e de outros parceiros importantes. Destaco o apoio da ADC Alcoa e Yoorin Fertilizantes e agora outros estão chegando e assim vamos crescendo aos poucos. Agora chegou a Bianca que treinava em outro lugar e veio treinar em alto nível no Poços de Caldas Futebol Clube com o Branco. E já vem conquistando grandes resultados. O mais importante foi este exemplo que a Lara passou para outras crianças. Com a chegada da Bianca tenho certeza que vamos atingir mais crianças que queiram participar e fazer este esporte que é lindo”, falou Alessandro Gaiga.

As meninas estrearam esta semana o novo uniforme. “Espero que o Poços de Caldas Futebol Clube consiga atingir seus objetivos de crescer para que a gente possa cada vez fomentar o esporte e ajudar a Lara e a Bianca, amenizar um pouco a despesa dos pais. Esta é nossa intenção, crescer e conseguir mais patrocínios para estes projetos”, finalizou Gaiga.


Nenhum comentário: