Poços de Caldas, MG - O atleta poços-caldense Adriano Vaz Rodrigues Cochetti, aluno do nono ano do Colégio Objetivo, foi o grande campeão do 1º Desafio Estadual Escolar de Basquetebol Lance Livre. Ele competiu pelo Esporte Clube Ginástico, de Belo Horizonte. A competição foi realizada pela FEEMG com o apoio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF) 5ª edição.
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva, mesmo em tempos de pandemia, a competição virtual foi uma excelente oportunidade para os estudantes-atletas realizarem uma atividade física, mantendo em dia a prática da saúde e do bem-estar. Tudo isso com uma pitada de emoção e desenvolvimento das habilidades físicas e emocionais que o exercício do lance livre pode proporcionar.
Adriano conquistou o primeiro lugar ao converter 49 arremessos, sete a mais que o segundo colocado. “Foi muito importante participar desta competição depois de tanto tempo parado estava precisando estar em um torneio. Não esperava ser campeão deste desafio já que não fiz uma boa preparação antes, não me aqueci direito e por ser um campeonato estadual o nível técnico é muito forte. Mas foi muito bacana vencer e foi muito importante este resultado individual”, disse. “Ter o basquete na minha vida é muito importante, melhorou tudo com o esporte, além de muitas amizades e mais maturidade para a vida e para o basquete”, falou o campeão.
Para o professor Eraldo Sandi dos Santos, a conquista de Adriano foi uma grande oportunidade de difundir o esporte, muito prejudicado por conta da pandemia. “Nós como professores de educação física temos que estimular nossos alunos a participar de modalidades esportivas que trazem mais qualidade de vida. O Adriano foi muito feliz neste desafio. Ele conta com apoio total da família e tenho certeza de que independente do resultado, a importância maior foi neste momento de pandemia ele poder estar jogando basquete”, disse Sandi.
O professor Otávio Troyano, técnico do time sub-12 da Caldense, é também preparador físico do Clube Ginástico de Belo Horizonte. Ele contribuiu para manter o Adriano em boa performance durante a pandemia. O trabalho com o atleta foi feito diariamente. Ele também comentou o feito do atleta no desafio. “Esta pandemia nos mostrou a importância do exercício físico e da socialização. O que foi feito com o Adriano, além de mantê-lo ativo para uma higiene mental, foi também uma preparação física especial voltada para o basquete”, disse o professor. O trabalho muscular e de força foi muito importante para o atleta. “Ele já chegou no Ginástico com uma base bem sólida e bem preparado. Creio que estava à frente da maioria dos meninos que já estavam lá”, disse Troyano, que trabalhou com Adriano durante seis meses antes dele seguir para Belo Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário