Poços de Caldas, MG – Poços foi selecionada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para ser uma das cidades-sede do Festival Paralímpico 2021. O evento será realizado em 4 de dezembro, simultaneamente, em todo país. O Festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (26), na sede do Centro Educacional João Monteiro, região sul do município. A solenidade contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do vice Júlio César de Freitas, do presidente da Câmara Marcelo Heitor, do secretário de Esportes Fernando Henrique dos Santos, representantes de entidades, e de Eraldo Sandi, coordenador do festival em Poços, entre outras autoridades.
O evento será realizado em 70 cidades brasileiras e Poços de Caldas é umas delas. São mais de 130 atletas, praticantes de modalidades esportivas voltadas para pessoas com deficiência, em projetos desenvolvidos pelas entidades, em parceria com a prefeitura ou pela própria prefeitura.
Durante seu pronunciamento, Eraldo Sandi, que há 16 anos trabalha com esportes voltados para pessoas com deficiência, ressaltou a importância do trabalho em rede, unindo instituições, profissionais, Secretarias Municipais, prefeitura e Câmara. “O resultado disso tudo? São pessoas felizes, incluídas na sociedade. Isso é o que nos importa. Sucesso, medalhas, são consequência do trabalho e da felicidade individual”.
O Festival é destinado a crianças a partir de 8 anos até adolescentes de 17 anos, com e sem deficiência. Assim como em 2019, a programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de 3 horas e meia – das 8h30 às 12h. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, trata-se de um evento muito importante, que sedimenta Poços como destaque na prática esportiva voltada para pessoas com deficiência. “Poços já sediou o festival em 2019 e agora conseguimos trazer de novo. Poços já tem diversos praticantes e agora vamos aproveitar mais esta oportunidade para divulgar cada vez mais o esporte paralímpico na cidade”.
A primeira edição do Festival Paralímpico, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de covid-19. Retorna em 2021 com a realização em 50 cidades brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário