Poços de Caldas, MG - Este é o título do último trabalho de pesquisa do professor, escritor e pesquisador Hugo Pontes, e que resultou no livro ora disponível na Amazon Kindle.
A obra tem como conteúdo o registro da trajetória do time de futebol do Vila Nova Esporte Clube, que nasceu em um dos bairros mais antigos de Poços de Caldas. O livro traz toda a história do time e a sua participação nos jogos dos campeonatos municipais promovidos pela Liga Poços-caldense de Futebol, seus amistosos na cidade e na região e os jogadores que por ali passaram e atuaram em outras equipes da cidade, incluindo a Associação Atlética Caldense.
Importante destacar que nessa obra o autor também teve o cuidado de pesquisar e escrever a história da formação do Bairro Vila Nova, um dos mais antigos da cidade.
A pesquisa foi realizada nos anos de 2017 e 2018, por sugestão de Romildo Gandini, Mário Sérgio Barbosa e Reginaldo Bastos. O resultado foi a partir da colaboração e informação de diversas pessoas, além das consultas em jornais, como o Diário de Poços de Caldas, Revista de Poços de Caldas, A Justiça, Jornal da Mantiqueira e Jornal da Cidade; e em livros publicados por escritores como Jurandir Ferreira, Mário Mourão, Nilza Megale, Luiz Nassif, Homero Ottoni e Benedictus Mário Mourão.
Segundo Ademar Leal da Silva, que escreveu o prefácio da obra, “ao ler este livro mergulhamos a fundo no passado do bairro, vemos fotos e nomes de moradores antigos que fizeram parte da nossa vida e da história da Vila Nova e a cada fotografia vamos puxando pela memória novos fatos correlatos que ainda vivem em nosso subconsciente. Este trabalho tem que continuar vivo, deve ser complementado pelas novas gerações para ficar cada vez mais completo e preservar para sempre a nossa história”.
Certamente esta é mais uma obra que vem para nos informar sobre mais um aspecto importante da história de Poços de Caldas.
Em razão da pandemia, provocada pelo novo coronavírus, o livro não foi publicado fisicamente, uma vez que dificilmente seria possível lançá-lo neste período tão grave pelo qual passamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário