sexta-feira, 1 de outubro de 2021

“Além da Bola”: ex-jogador leva projeto para meninos do Jardim Esperança

Poços de Caldas. O projeto Além da Bola, realizado na escola Vitalina Rossi, no Jardim Esperança, é mais uma válvula de escape para meninos carentes através do esporte. Idealizado pelo professor Canhoto, ex-jogador profissional de futebol, o projeto conta com aulas de futsal para cerca de 60 garotos. Através da bola, os meninos ficam longe das drogas e da violência que insistem em atrapalhar a vida de muitas famílias dos bairros da cidade.

Ao explicar o nome do projeto, fica claro porque o Além da Bola é um diferencial na cidade. Canhoto conta que o aluno tem toda sua vida investigada, no bom sentido. Através desta “investigação”, é possível saber como está a casa do menino. Se falta algo, se é possível ajudar. Com isso existe um trabalho para arrecadar cestas básicas que são distribuídas aos mais necessitados. A preocupação com as notas na escola também existe e o aluno só pode participar das aulas de futsal se estiver bem na sala de aula. “O projeto dá para o menino o esporte, mas o principal objetivo é tirá-lo das ruas dando uma oportunidade de um vínculo familiar.  O objetivo é sempre o mesmo, formar o cidadão de bem”, conta Canhoto.

O projeto, com incentivo do Hotel Vilage inn, teve início já há quatro anos. “Devido ao fato de morar no bairro sempre quis trazer um projeto social para cá. Cresci com a vontade de ser jogador de futebol e consegui. Depois que parei de jogar me veio a necessidade de ajudar meninos com o mesmo sonho”, contou Canhoto. Os meninos daqui são carentes e não têm oportunidades de estarem em escolinhas, pois a maioria é paga e algumas com restrições para entrar”, contou o professor. O projeto começou pequeno, com apenas 20 alunos, foi crescendo, e hoje conta com 60 participantes. “Graças a Deus conseguir apresentar o projeto na Secretaria de Esportes, ele foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte e estamos muito satisfeitos com o resultado”, conta. O Projeto leva aulas de futsal para meninos de 9 a 17 anos.

Na noite da última quinta-feira, o projeto recebeu a visita do vereador Paulista. “Um trabalho excelente do professor Canhoto. O esporte sempre será a porta de salvação das comunidades mais carentes. Fiquei encantado com tudo que foi visto aqui no Jardim Esperança”, falou o vereador.

Nenhum comentário: