quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Judocas de Poços de Caldas se destacam em competições nacionais

Poços de Caldas, MG - Kaio Henrique de Araújo Raimundo é um dos destaques da nova geração do judô de Poços de Caldas. O atleta comemora a volta das competições após longo período sem poder entrar no tatame por conta da pandemia. Ele disputou os Jogos Universitários Estaduais do Paraná e foi campeão na categoria peso leve. “Foi um grande resultado e estou muito feliz com a volta das competições. Fui para o Paraná para treinar, já que em São Paulo, onde vinha fazendo os treinamentos, ficou inviável e acabei me adaptando bem no novo local. Com isso os resultados já estão aparecendo”, falou o judoca.

Depois do resultado nos Jogos Universitários, Kaio disputou o Campeonato Paranaense numa categoria acima da sua e também sagrou-se campeão.  

Brasília

O título dos Jogos Universitários Estaduais do Paraná levaram o judoca para a fase nacional, realizada em Brasília. Para este campeonato ele treinou em São Paulo e ficou na quinta colocação. “Fui bem nesta competição, cheguei muito perto de ir mais longe, mas acabei perdendo a semifinal e a disputa de terceiro, com isso ficou aquele gostinho de que poderia ter vencido o individual”, falou o judoca. Mas a compensação veio na disputa por equipe, quando Kaio ajudou seu time a ser campeão nacional.

Kaio está em Poços de Caldas treinando com o sensei Elton Fiebig para os próximos campeonatos. Ele deve voltar para o Centro de Referência em São Paulo nos próximos dias, onde deve aprimorar os treinamentos.  As principais competições devem acontecer apenas em 2022.

Em família

O judô está na família Araújo. Vinícius de Araújo Raimundo é outro destaque da família, que ainda tem o pai José Raimundo Araújo como espelho no esporte. Vinícius também disputou os jogos no Paraná e se destacou. “Fiz minha primeira competição no ano, onde lutei no peso médio e terminei na terceira colocação”, destacou o atleta. Ele disputou esta semana em São Paulo a seletiva para o Meeting, onde terminou na quinta colocação. “Como as competições só retornam em 2022 comecei a preparação com o sensei Elton e logo retornarei com meu irmão para o Centro de Excelência”, completou o judoca.

Fiebig

Elton Fiebig está em duas frentes. Em Poços de Caldas ele comanda a academia American Gym e em São Paulo é um dos senseis do Centro de Excelência.

“Com a pandemia tivemos todos os tipos de problemas, assim como todo mundo, tivemos que fechar as portas da academia da rua Assis, mas agora estamos começando novos projetos”, conta Fiebig. Ele assumiu a Academia Nova Era Gym, na avenida José Remígio Prézia, e está bastante empolgado com o novo projeto. “Recebemos uma proposta e junto com o Arthur Thay assumimos a coordenação técnica. Desde julho estamos treinando todos os dias, fazendo a iniciação esportiva das crianças e fazendo todo o trabalho de treinamento competitivo”, falou Fiebig. Segundo o sensei, todos os treinos estão voltados para o próximo ano. “́É como se estivéssemos numa pré-temporada e vamos estar bem preparados para as competições importantes”, falou.

Ele deverá disputar no meio do ano, ao lado de José Raimundo Araújo, o Campeonato Sul-Americano de Veteranos, em Salvador.

Projetos

Fiebig comentou o fato de comandar dois projetos diferentes. Além da academia em Poços de Caldas ele retornou para o Centro de Excelência. “Foi de lá que saí, onde defendi as cores como atleta por mais de seis anos e depois como professor durante muitos anos. Tivemos resultados espetaculares com medalhistas em olimpíadas e mundiais”, destacou Fiebig. Ele volta num Centro de Excelência renovado que está localizado em São Bernardo do Campo em alojamento com capacidade para até 300 pessoas e toda estrutura de primeira qualidade. Ali serão formadas as equipes de base do Brasil. Fiebig começa o trabalho em São Bernardo em dezembro quando dará aulas de segunda a quarta-feira e vem para Poços quando assume as aulas de quinta a sábado.  “Vamos ter que contar com apoio dos professores de Poços para  não parar as atividades aqui. O que foi construído aqui não podemos se perder de forma alguma”, finalizou.

Nenhum comentário: