Poços de Caldas, MG – A búlgara Yordanka Zarkova, que esteve em Poços de Caldas ano passado ministrando um curso para as meninas da equipe Volare de Ginástica Rítmica, retornou ao projeto neste fim de semana para uma reavaliação do trabalho realizado. Segundo a treinadora europeia, as meninas assimilaram bem as aulas e estão prontas para a temporada de competições que se inicia em maio. O projeto conta com apoio da Unimed e da Secretaria Municipal de Esportes.
Para Isabella Fernanda Gouvêa, coordenadora do projeto Volare, a volta de Yordanka a Poços é muito importante para as meninas. Segundo ela, até mesmo para as professoras da cidade, que conseguem assimilar técnicas de um país vencedor em diversas competições ao redor do mundo. A vinda de Yordanka foi graças a uma ação da Associação de Pais, que abraçou a ginástica rítmica da cidade e que ajuda em vários projetos. “É preciso destacar o trabalho da Associação dos Pais e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, além da Unimed, incentivadora do projeto. A vinda da búlgara pela segunda vez é muito importante para o projeto, já que ela veio com o objetivo de olhar como está a série das meninas e auxiliar em toda a estrutura da nossa ginástica rítmica”, destacou Isabella. Ela conta que muitas competições importantes estão previstas durante todo o ano e os treinos são bem fortes para que os resultados apareçam. Isabella ressalta que o projeto Volare atende cerca de 65 crianças e adolescentes com idade entre 5 a 18 anos que fazem desde a iniciação esportiva até o treinamento para os campeonatos. “Quando a gente nota que a criança está apta a participar da parte esportiva ela é convidada a participar da equipe de competição e começa a defender Poços de Caldas em diversos lugares do Brasil”, destaca Isabella. Elas também participam de apresentações em eventos especiais.
Associação de Pais
Isabella não se cansa de agradecer o trabalho feito pela Associação de Pais. Ela destaca que eles tomam à frente de muitas ações, realizam eventos e investem na equipe. “O objetivo é proporcionar para as meninas algo diferente e a vinda da treinadora da Bulgária é uma destas ações”, destacou a coordenadora do projeto. Isabella ressalta que a presença de Yordanka é muito importante para o desenvolvimento das meninas e da ginástica praticada em Poços de Caldas. Yordanka ficou em Poços sábado e domingo.
Mudanças
A treinadora do projeto é Marcella Cristina Silva Rosa Moraes. Ela destaca que a expectativa pelo início das competições é grande e ressalta que a vinda da búlgara a Poços ajuda a mostrar para as atletas as mudanças constantes pelas quais a modalidade passa. “Foi muito importante a vinda da Yordanka, já que a ginástica, ao contrário dos outros esportes, muda todo o código a cada ciclo olímpico. Muita coisa que valia antes agora perdeu seu valor e por isso é preciso manter as meninas sempre atualizadas”, conta a treinadora Marcella. “Yordanka chegou aqui exatamente para nos mostrar todas estas mudanças num ciclo que é todo novo e diferente. Tudo que valia antes agora não vale mais e todo o trabalho é preciso ser feito de outra forma e é isso que a Yordanka veio nos mostrar”, conta Marcella. Os ensinamentos da treinadora búlgara já estão sendo ensaiados para as próximas coreografias. A equipe ganhou reforços de novas meninas que se juntam às atletas que já faziam parte do time, com isso Poços de Caldas começará muito forte a temporada em maio.
Durante o curso de sábado, o projeto recebeu as visitas do secretário de Esportes Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho, e do vereador Wellington Guimarães, o Paulista. Eles conversaram com as professoras e destacaram total apoio para a modalidade. “Uma grande iniciativa da Volare com o apoio da Secretaria de Esportes. Como vereador e apaixonado pelo esporte que sou, entendo que precisamos apoiar cada vez mais todo o esporte”, disse Paulista. Já o secretário Pelezinho salientou a força da ginástica rítmica de Poços de Caldas. “Temos meninas de muito potencial e a vinda da treinadora vai acrescentar muito numa equipe que já é diferenciada. Parabenizando as professoras de Poços de Caldas, Isabella e Marcella, pelo maravilhoso trabalho que fazem, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas”, disse Pelezinho.
A professora
Yordanka conversou com o Mantiqueira e disse que ficou impressionada com o nível técnico das meninas. Ela salientou que o mérito é todo da professora Marcella, que assimilou tudo que foi passado durante sua primeira visita, ano passado, e com isso deixou as meninas preparadas para esta segunda visita. “Todas as orientações que deixei da primeira vez que estive em Poços de Caldas foram bem aplicadas para as meninas. Foi um ótimo trabalho feito pela Marcella e isso é muito importante”, disse Yordanka. Vinda de uma Bulgária super campeã na ginástica, ela conta que a principal diferença com o Brasil é o tamanho. “Venho de um país pequeno, menor até mesmo que Estados como São Paulo e Minas Gerais, então lá é mais fácil fazer um trabalho mais específico pois tudo é mais perto. Aqui é mais complicado, o Brasil é gigantesco e assim o trabalho fica diferente aqui, mas vejo grande potencial nas meninas, mas ainda vai demorar um pouco para chegar ao ponto que a Bulgária chegou”, finalizou Yordanka.
Nenhum comentário:
Postar um comentário